Fichamento, Seminário e Debate.

6,666 views

Published on

Um Seminário aula dando dicas de como fazer um fichamento, de como se apresentar em um seminário e como usar argumentos em um debate de sala de aula.

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,666
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
303
Actions
Shares
0
Downloads
122
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fichamento, Seminário e Debate.

  1. 1. UFPAICBBiologia Licenciatura Matutino 2013Seminário de Educação em CiênciasDocente: Prof. Dr. Sued OliveiraMonitor: João Gabriel Sousa
  2. 2.  TEMAS: Fichamento. Seminário. Assembleia Geral
  3. 3. 1- Fichamento:É o registro dos estudos, onde constam informações relevantessobre um texto lido ou de um livro.• Facilita: A execução de trabalhos acadêmicos. A execução dos conteúdos estudados. Seguir as normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas)
  4. 4. 1- Fichamento:• Modelo:
  5. 5. 1- Tipos de Fichamento: Bibliográfico. Conteúdo. Citações.
  6. 6. 1- Fichamento: Fichamento Bibliográfico:É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obrainteira ou parte dela.
  7. 7. 1- Fichamento: Fichamento de conteúdo:É uma síntese das principais ideias contidas na obra. O aluno elabora comsuas próprias palavras a interpretação do que foi dito.
  8. 8. 1- Fichamento: Fichamento de citações:Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redaçdo trabalho.
  9. 9. 1- Metodologia:a. Indicação ou referência: Mostrando a fonte de leitura (ABNT)b. Resumo: Sintetizando o conteúdo da obra.c. Citações: Apresentando as transcrições significativas da obra.d. Comentários: Expressando a compreensão crítica do texto,baseando-seou não em outros autores e outras obras.e. Ideação: Colocando em destaque as novas ideias que surgiramdurante aleitura reflexiva.
  10. 10. 1- Fichamento: Obs.: não é resumo, embora possa conter resumos;.não é paráfrase, embora possa conter paráfrases do autor. Obs.: nunca copiar o texto base.expressar sempre o entendimento sobre o texto.observar o modelo proposto.observar as normas básicas da ABNT.
  11. 11. 2- Seminário: Dinâmica de estudo em um grupo que visa o estudo em profundidade deum tema. Dentre os gêneros textuais, é o que tem como foco principal a oralidade. Exposição com base na “transmissão” de conhecimentos específicos
  12. 12. 2- Seminário: Tipos: Clássico:É elaborado e apresentado individualmente, sendo mais utilizado em pós gradu
  13. 13. 2- Seminário: Tipos: Clássico em grupo:Mais usados em cursos de graduação.
  14. 14. 2- Seminário: Precauções: Cuidado com a aparência! É impensável apresentar um seminário com desleino vestir.
  15. 15. 2- Seminário: Precauções: Linguagem formal. Postura, fator relevante. Domínio do assunto.
  16. 16. 3- Assembleia Geral ou Debate: Uma modalidade oral.
  17. 17. 3- Assembleia Geral ou Debate: Cuidado com “Generalizar”. Ter opinião própria. discussão entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suasideias em questão.

×