SUSTENTABILIDADE

476 views

Published on

Trabalho sobre Sustentabilidade

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
476
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

SUSTENTABILIDADE

  1. 1. SALA DE INFORMATICA
  2. 2. O QUE É SUSTENTABILIDADESustentabilidade é um termo usadopara definir ações e atividadeshumanas que visam suprir asnecessidades atuais dos sereshumanos, sem comprometer o futurodas próximas gerações. Ou seja, asustentabilidade está diretamenterelacionada ao desenvolvimentoeconômico e material sem agredir omeio ambiente, usando os recursosnaturais de forma inteligente para queeles se mantenham no futuro.Seguindo estes parâmetros, ahumanidade pode garantir odesenvolvimento sustentável.
  3. 3. RECICLAGEMReciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de p a p e l , a l u m í n i o , p l á s t i c o , v i d r o , f e
  4. 4. Ações relacionadas a sustentabilidade- Exploração dos recursos vegetais deflorestas e matas de forma controlada,garantindo o replantio sempre quenecessário.- Preservação total de áreas verdes nãodestinadas a exploração econômica.- Ações que visem o incentivo a produçãoe consumo de alimentos orgânicos, poisestes não agridem a natureza além deserem benéficos à saúde dos sereshumanos;- Exploração dos recursos minerais(petróleo, carvão, minérios) de formacontrolada, racionalizada e complanejamento.- Uso de fontes de energia limpas erenováveis (eólica, geotérmica ehidráulica) para diminuir o consumo decombustíveis fósseis. Esta ação, além depreservar as reservas de recursosminerais, visa diminuir a poluição do ar.
  5. 5. O que é Gestão AmbientalGestão ambiental é um sistema deadministração empresarial que dá ênfase nasustentabilidade. Desta forma, a gestãoambiental visa o uso de práticas e métodosadministrativos que reduzir ao máximo oimpacto ambiental das atividadeseconômicas nos recursos da natureza.Métodos e objetivos principais da gestãoambiental:- Uso de recursos naturais de forma racional.- Aplicação de métodos que visem amanutenção da biodiversidade.- Adoção de sistemas de reciclagem deresíduos sólidos.- Utilização sustentável de recursos naturais.- Tratamento e reutilização da água e outrosrecursos naturais dentro do processoprodutivo.- Criação de produtos que provoquem omínimo possível de impacto ambiental.- Uso de sistemas que garantam a nãopoluição ambiental. Exemplo: sistemacarbono zero.
  6. 6. Importância para as empresasA adoção de gestão ambiental é importantepara uma empresa por diversos motivos.Em primeiro lugar porque ela associa suaimagem ao da preservação ambiental,melhorando no mercado as imagens dasmarcas de seus produtos. Empresas queadotam este sistema conseguem reduzirseus custos, evitando desperdícios ereutilizando materiais que antes eramdescartados. Empresas com gestãoambiental melhoram suas relaçõescomerciais com outras empresas quetambém seguem estes princípios.
  7. 7. ISO 14000O ISO 14000 é um conjunto de normastécnicas e administrativas que estabeleceparâmetros e diretrizes para a gestãoambiental para as empresas dos setoresprivado e público. Estas normas foramcriadas pela International Organizationfor Standardization - ISO (OrganizaçãoInternacional para Padronização).O que fazO campo de trabalho do GestorAmbiental é bem amplo. Atua naelaboração e aplicação de projetos desustentabilidade em empresas privadas epúblicas. Assessora e implata projetos deproteção ambiental e de certificaçãoambiental ( ISO 14000 ) nas empresas.Analisa e desenvolve estudos e relatóriosde impactos ambientais para empresas
  8. 8. Mercado de TrabalhoEmpresas privadas, públicas e ONGs(Organizações Não Governamentais).Pode atuar também como autônomooferecendo assessoria técnica.Especializações e cursoscomplementaresApós a formação, poderá fazer cursosnas seguintes áreas: Zootecnia,Biologia Marinha, Botânica, Ciênciasdo Meio Ambiente, Ecologia,Mineração, Engenharia Florestal,Direito Ambiental, etc.
  9. 9. Arquitetura sustentávelA arquitetura sustentável, é um processoem permanente evolução que enfocaestratégias inovadoras e tecnologias paramelhorar a qualidade de vida cotidiana,sua abordagem envolve principalmente:diretrizes projetais formais e espaciais ;eficiência energética na construção e suamanutenção; aproveitamento deestruturas pré-existentes; uso demateriais ecologicamente corretos; eplanejamento territorial envolvendo aproteção de contornos naturais.CaracterísticasEsse movimento surgiu no final dadécada de 2000 e concentra-se na criaçãode uma harmonia entre a obra final, o seuprocesso de construção e o meioambiente. Pretende evitar em cada umdos passos agressões desnecessárias parao ambiente, otimizando processos deconstrução, reduzindo os resíduosresultantes, e diminuindo os consumosenergéticos do edifício. Tem ainda comoobjetivo que a construção atinja um nívelde conforto térmico e de qualidade do aradequado, reduzindo assim a necessidadeda utilização de sistemas de ventilação ouaquecimento artificiais.
  10. 10. Resíduos orgânicosO chamado lixo orgânico tem origemanimal ou vegetal. Nessa categoriainclui-se grande parte do lixodoméstico, restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos,etc. Quando acumulado ou dispostoinadequadamente, o lixo orgânicopode tornar-se altamente poluente dosolo, das águas e do ar.A disposiçãoinadequada desses resíduos cria umambiente propício aodesenvolvimento de organismospatogênicos. O lixo orgânico podeentretanto ser objeto decompostagem para a fabricação deadubos ou utilizado para a produçãode combustíveis como biogás, que érico em metano.
  11. 11. Você sabia que:Você sabia que:uma simples latinha de refrigerantepode levar mais de 500 anos até sedecompor na natureza?50 Kg de papel velho podem salvar avida de uma árvore que levou 40 anospara crescer?49% da energia proveniente de fontesprimárias no Brasil é Renovável?

×