Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Futebol
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

Published in Sports
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,523
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
108
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O futebol é um desporto jogado entre duas equipas de 11jogadores e quatro ou seis árbitros que ocupam a corretaaplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cercade 270 milhões de pessoas participam nas suas váriascompetições.
  • 2. Em meados do século XIX foram dados os primeiros passos paraunificar todos as regras e formas de jogo do futebol num único desporto. A primeira tentativa foi em 1848, quando na Universidade deCambridge, Henry de Winton e John Charles Thring convocaram membrosde outras escolas para regulamentarem um código de regras, o CódigoCambridge, também conhecido como as Regras de Cambridge. As regras tinham uma semelhança significativa em relação às regras dofutebol atual. O objetivo do jogo era fazer passar uma bola entre doispostes verticais, debaixo de uma fita que os unia, ato chamado golo, e aequipa que marcava mais golos era a vencedora.
  • 3. O jogo foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é o Campeonato do Mundo da FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espetadores no mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.O primeiro jogo oficial entre seleções foi a 30 de novembro de 1872.
  • 4. É o corpo diretor do futebol a nível internacional é a Federação Internacional de Futebol ,mais conhecida pela sigla FIFA, com sede em Zurique, Suíça. Este organismo segue cinco princípios principais para garantir o bom desenvolvimento do desporto: - Melhorar o futebol desde seu caráter universal, educacional e cultural, assim como melhorar os valores humanos que sustentam o mesmo; - Organizar competições do desporto; - Elaborar um regulamento para manter o espírito do jogo; - Controlar as distintas formas de futebol, adotando medidas paramelhorar as mesmas; - Impedir certas práticas que afetem a essência do desporto.
  • 5. Normalmente são fabricadas em couro sintético e consiste em váriascamadas que são revestidas com uma cobertura à prova d’água. É um dosprincipais ícones do desporto, sendo mundialmente reconhecida comosímbolo do mesmo. Estima-se que sejam produzidas anualmente 40 milhões de bolas defutebol no mundo, número que sobe para 60 milhões nos anos em que sejoga o Campeonato do Mundo da FIFA. Adidas Telstar, bola usada no Mundial de 1970 cujo desenho se tornou um ícone da bola de futebol.
  • 6. Com o passar dos anos, o futebol expandiu-se rapidamente nas IlhasBritânicas, surgindo assim novas associações de futebol além da inglesa. No final dos anos 1880 o futebol começou a expandir-se rapidamentefora do Reino Unido, principalmente devido à influência internacionaldo Império Britânico. Os primeiros países a possuírem as suas próprias associações defutebol fora das Ilhas Britânicas foram os Países Baixos, a Dinamarca,a Nova Zelândia, a Argentina, o Chile, a Bélgica , a Itália, a Alemanha, oUruguai, a Hungria, a Noruega e a Suécia.
  • 7. A segunda metade do século XX foi a época de maior crescimento dofutebol. O futebol sul-americano já se encontrava organizado desde 1916, anono qual foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol, mas odesporto noutras regiões começaria a organizar-se nos anos 1950 e 60. Em 1954 e 1955 o futebol europeu e asiático passou a ser regidopela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e a ConfederaçãoAsiática de Futebol (AFC), respetivamente. Na África, foi fundada a Confederação Africana de Futebol (CFA)em 1956; na América do Norte, a Confederação de Futebol da América doNorte e Central (CONCACAF) em 1961;e por último na Oceânia,a Confederação de Futebol da Oceânia (OFC) em 1966. Estas organizaçõesafiliaram-se à FIFA sob o estatuto de confederações.
  • 8.  Economia:10 maiores vendas do futebol mundial:1. Cristiano Ronaldo – Manchester United/Real Madrid - 2008 - 94 milhões2. Zinedine Zidane - Juventus/Real Madrid - 2001 - 73 milhões3. Kaká - Milan/Real Madrid - 2008 - 65 milhões4. Luís Figo - Barcelona/Real Madrid - 2000 - 60 milhões5. Hulk - Porto/Zenit 2012 - 60 milhões6. Hernan Crespo - Parma/Lazio - 2000 - 51 milhões7. Falcao - Porto/Atlético Madrid – 2011 - 47 milhões8. Gianluigi Buffon - Parma/Juventus - 2001 - 46,8 milhões9. Christian Vieri - Lazio/Inter de Milão - 1999 - 45,3 milhões10. Andriy Shevchenko - Milan/Chelsea 2006 - 45 milhões
  • 9.  Doping: Os esforços contra o doping no futebol remontam a 1966, quando a FIFA foi uma das primeiras federações internacionais a criar regras para controlar o mesmo. Anualmente são feitos 20 000 testes anti doping em jogadores do mundo todo, dos quais entre 80 e 90 dão resultados positivos, principalmente pelo uso de cocaína. O procedimento para um exame anti doping inicia-se no intervalo de um jogo, quando são sorteados os jogadores por equipa para fazerem o exame.
  • 10.  Violência: A violência no futebol é quase tão antiga quanto o próprio desporto. Suas origens remontam aos jogos de futebol escolar durante a Idade Média, que se caracterizavam por não terem regras e pelo uso desmedido da violência. Na atualidade para evitar estes problemas, a FIFA promove uma campanha chamada Fair Play , que convida os participantes deste desporto a mostrarem valores para fazer crescer o futebol. Anualmente a FIFA entrega um ou mais prémios a pessoas, clubes, associações ou entidades que transmitem os valores do Fair Play.
  • 11.  Tecnologia: As inovações tecnológicas têm cada vez mais interferido nos jogos.A televisão, e os recursos de alta resolução de vídeo demonstram para o telespectador todas os lances de uma partida em tempo real. Assim é possível visualizar diversos ângulos de uma jogada, que muitas vezes a equipa de arbitragem e os jogadores em campo não conseguem ver. Os árbitros também usam um discreto sistema rádio comunicador durante a jogo que permite a troca de informações entre a equipa de arbitragem.
  • 12. Em cada país os clubes de futebol frequentemente juntam-se aassociações ou ligas que organizam torneios oficiais de onde surgem oscampeões nacionais e as equipas que participarão em torneiosinternacionais. Alguns exemplos são: Inglaterra- Premier League Espanha- La Liga Itália- Serie A Alemanha- Bundesliga Portugal- Liga ZON Sagres
  • 13. Existem também competições internacionais de grande prestígio como:Europa- Liga dos Campeões e Liga EuropaAmérica do Sul- Taça Libertadores da AméricaÁfrica- Liga dos Campeões da CAFAmérica do Norte e Central- Copa dos Campeões da CONCACAFOceania- Liga dos Campeões da OFCÁsia- Liga dos Campeões da AFC
  • 14. A Premier League é uma liga profissional e a principal do futebol de Inglaterra.Disputada por 20 clubes no sistema de pontos corridos e no final de cada temporada os três piores colocados descem de divisão para a Football League Championship.O clube que mais vezes foi campeão foi: o Manchester United (19) seguindo- se o Liverpool (18) e o Arsenal (13).
  • 15. É a máxima competição de futebol na Espanha disputada por clubes profissionais. A Liga é conhecida popularmente como a Liga das Estrelas.A Liga é conhecida popularmente como Liga das Estrelas devido ao facto de reunir historicamente a estrelas do futebol mundial. As estrelas atuais da liga são Falcao, Lionel Messi, David Villa, Sergio Ramos, Cristiano Ronaldo, Xabi Alonso, Gerard Piqué, Özil, Casillas, Xavi, Iniesta, entre muitos outros.O clube que mais vezes foi campeão foi: o Real Madrid (55) seguindo-se Barcelona (21) e o Atlético Madrid (9).
  • 16. A Serie A é a divisão principal do desporto na Itália.Em 1958, baseado numa ideia de Umberto Agnelli, a honra de Golden Star de Excelência Desportiva foi criado para reconhecer os clubes que ganharam vários campeonatos premiando com uma estrela de ouro a equipa. Na Itália, a prática é atribuir uma estrela por dez títulos. Juventus, recebeu em 1958 e 1982; Inter de Milão, recebeu em 1966; Milan, recebeu em 1979;O clube que mais vezes foi campeão foi: a Juventus (28) seguindo-se o Milan e o Inter de Milão (18).
  • 17. A Bundesliga, é uma liga profissional e principal do futebol da Alemanha.O público da competição é muito grande, alcançando o posto de melhor média de adeptos da Europa.O atual campeão é o Borussia Dortmund, que venceu seu oitavo título na Bundesliga na temporada 2011/2012.O clube que mais vezes foi campeão foi: o Bayern Munique (22) seguindo-seo Nürnberg (9) e o Borussia Dortmund (8).
  • 18. A Primeira Liga é um campeonato de futebol profissional disputado em Portugal desde 1934 pelos clubes da primeira divisão do país.O seu atual campeão é o Futebol Clube do Porto, que ocupa a quinta posição no ranking da UEFA de 2012.Atualmente, a Primeira Liga adota a denominação comercial de Liga ZON Sagres.O clube que mais vezes foi campeão foi: o Benfica (32) seguindo-se o Porto (26) e o Sporting (18).
  • 19. O torneio consiste em várias rondas. Nos tempos atuais, a competição começa com três eliminatórias de qualificação.As 16 equipes sobreviventes juntam-se a outras 16, que estavam previamente qualificadas, formando assim oito grupos de quatro equipas cada. Os primeiros e segundos classificados entram na fase final da competição e o terceiros lugares entram na Liga Europa.O clube que mais vezes foi campeão foi: o Real Madrid (9) seguindo-se o Milan (7) e o Liverpool (5).
  • 20. A Taça Libertadores da América, é a principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela Confederação Sul- Americana de Futebol.Em março de 2009, a Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou a criação de um torneio continental feminino, com a participação de 10 clubes sendo um de cada país associado. A primeira Taça Libertadores Feminina foi realizada no Brasil e teve como campeã o clube brasileiro Santos.O clube que mais vezes foi campeão foi: o Independinte (7) seguindo-se o Boca Juniores (6) e o Peñarol (5).