Your SlideShare is downloading. ×
0
Abc Rugby
Abc Rugby
Abc Rugby
Abc Rugby
Abc Rugby
Abc Rugby
Abc Rugby
Abc Rugby
Abc Rugby
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Abc Rugby

505

Published on

About rugby, a simple presentation about a sport that I like.

About rugby, a simple presentation about a sport that I like.

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
505
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O rugby, rúgbi ou râguebi (em inglês rugby) é um desporto coletivo originário da Inglaterra e de intenso contato físico. Existem diversas variações mas a mais praticada éo rugby de quinze (em inglês: rugby union), em seguida está o league (com 13 atletas) e a sua variação olímpica, o de sete. Para além destas variações ainda há o rugby de praia, de toque, em cadeira de rodas e subaquático.
  • 2. A equipaUma equipa de rugby contém 15 jogadores titulares e,normalmente, 7 suplentes.A posição dos jogadores em campo geralmente é composta emlinha paralela, sendo que os jogadores não podem seposicionar à frente da bola em jogo ProteçõesNo rugby são usadas apenas proteções flexíveis, feitasgeralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas sãoobrigatórias.Por exemplo, utilizam-se chuteiras exclusivas do desporto.O shoulder pad é uma espécie de colete com partes amaciadapor debaixo da camisa.A boqueira ou proteção para os dentes.Scrum cap, espécie de capacete com partes amaciadas paraproteger o crânio e as orelhas.
  • 3. Objectivo: MarcarEnsaioO valor do ensaio e da conversão variou aolongo dos anos.O ensaio vale 5 pontos desde 1992, mas jávaleu muito menos. Até 1891, o ensaio valia1 ponto.Desde 1893 que o pontapé de conversãovale 2 pontos.O pontapé de ressaltoO pontapé de ressalto passou a valer 4pontos em 1891. Em 1948 passou a valer3 pontos e é este o valor actual.O pontapé de penalidade valia 2 pontosaté 1891 mas depois passou a valer 3pontos e assim se mantem.
  • 4. Algumas jogadasA placagemA placagem é feita agarrando o jogador adversário queestá com a bola e conduzindo-o ao chão para que sepossa fazer a tentativa de tomada da posse de bolaatravés do ruck.O RuckO ruck é forma mais comum de se tentar roubar a possede bola. Através do ruck, a equipa adversária pode roubara posse de bola se empurrar todos os jogadoresadversários para atrás da linha da bola.Quantos mais jogadores a equipa usar no ruck mais forteele ficará e maiores serão as chances de conquistar aposse de bola. Por outro lado, a equipa terá menosjogadores livres para passar a bola ou para defender.
  • 5. MaulO maul acontece quando não se consegue fazer umaplacagem. O Maul acontece quando três jogadores, sendo umque tem a posse da bola e mais dois, um de cadaequipa, estão em contato. O que difere o ruck do maul é quea bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador.Formação ordenadaFormação ordenada ou scrum(ou ainda peleja) é uma situaçãofrequente no rugby e geralmente é usado após uma jogadairregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados das duasequipes formam uns contra os outros.Alihamento lateralQuando a bola sai pela lateral, uma das formas de repô-la emjogo é realizando um alinhamento. O hooker lança a bola porcima da cabeça no meio das duas linhas formadas por ummáximo de oito jogadores avançados de cada equipa, quetentarão apanhar a bola saltando.No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores afim de que seja apanhada a bola.
  • 6. Filosofia do Rugby"O rugby é um desporto de brutos jogado por cavalheiros".O rugby, apesar de ser um desporto de contato, carrega valores e respeito entre oscompanheiros, os adversários, a arbitragem e aos espetadores.No final do jogo, a equipa vencedora costuma fazer um corredor para receber a perdedoraem sinal de respeito.Também, se costuma ver jogadores a aplaudir adversários após uma boa jogada.
  • 7. O terceiro tempoNo rugby, diferentemente de outros desportos, existe uma "Terceira Parte", que consistena reunião das duas equipes para comemorar o jogo e comentar lances e expectativas.No Terceiro Tempo é esquecida a rivalidade existente entre as duas equipes, o queresulta na camaradagem entre os jogadores.É costume o Terceiro Tempo seja pago pela equipa da casa e oferecido ao visitante.
  • 8. O rugby em PortugalA Federação Portuguesa de Rugby é a entidade máxima do Rugby em Portugal.Em 2007 foi possível assistir à estreia da Seleção Portuguesa de Rugby (tambémchamados "Os Lobos") no Campeonato Mundial de Râguebi, composta apenas porjogadores amadores."Os Lobos" perderam todos os jogos, tendo sofrido 3 derrotas mas conseguiram marcarsempre um ensaio em cada desafio.As grandes equipas portuguesas de râguebi concentram-se na sua maioria na região deLisboa, mas o jogo é praticado em toda a extensão do território, desde o Norte dePortugal, com equipas no Minho e Trás os Montes, até ao Algarve

×