Sinopse ou story line

2,566 views
2,450 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,566
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
39
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sinopse ou story line

  1. 1. Sinopse ou story line A primeira apresentação da idéia
  2. 2. Definições De acordo com Doc Comparato (1983), o “story line” ou “linha de roteiro” é o termo que designa o enredo, a trama de uma história. Ainda segundo esse autor, o “story line é o “fio condutor da história”, ou seja, a forma como se apresenta uma idéia inicial de um filme.
  3. 3. Definições Já Barreto (2004), prefere o termo sinopse e aponta que o termo vem do grego “synopsis”; Ainda segundo esse autor, sinopse é um narração breve, um resumo. É o roteiro sem divisões de cenas, falas e locuções; É a primeira forma do roteiro, nascida logo após a idéia.
  4. 4. Como se faz... A sinopse ou “story line” é o rascunho do roteiro.  Deve ter um texto claro e fluente;  É objetiva(o), mas deve ser escrita de forma interessante, vendedora, sedutora;  Como é uma representação primária do roteiro, já deve se identificar três atos narrativos fundamentais na sinopse: apresentação, desenvolvimento e solução.
  5. 5. Como se faz... Apesar do princípio da sinopse ser a síntese, é necessário que ela contenha quatro elementos (BARRETO, 2004):  Temporalidade – quando, época;  Localização – onde se passa;  Percurso da ação – acontecimentos interligados;  Desfecho – a conclusão do filme.
  6. 6. Como se faz... Comparato (1983) afirma que no “story line”não há citação de nome de personagens, falas ou qualquer outro detalhe; Ele ainda diz que o “story line” deve ser redigido de forma sintética, sucinta e completa, contendo toda a idéia geral da história.
  7. 7. Para que serve??? Comparato afirma que a linha do roteiro tem grande importância para o momento da redação do roteiro propriamente dito; Ainda segundo ele, é a forma com que se apresenta uma idéia inicial de um filme para um cliente, produtor ou para seu diretor de criação.
  8. 8. Para que serve??? Barreto defende que a sinopse ajuda a economizar tempo; Deve ser mostrada internamente na agência para avaliação; Evita coisas do tipo: “a idéia é ótima, mas já foi usada”.
  9. 9. Quando a sinopse está boa? Analise os seguintes fatores (Barreto, 2004):  Objetivo do cliente;  A idéia é original?;  A idéia é simples?;  A idéia tem impacto?;  A história cabe em 30 segundos?;  Ficou claro qual é o produto anunciado?;  Custo;  Target;  Tempo de produção;  O gênero da história.
  10. 10. ExemploAgência: Lage’MagyCliente: RocheProduto: Remédio contra acneTítulo: Praia Cena, em close, de um pedaço da areia da praia. A praia está toda esburacada. Vem uma pequena onda (lettering: Acne...), cobre a areia e volta, deixando sem marcas (lettering: tem cura). Entra assinatura.

×