0
SISTEMA OPERATIVO
Joana Fernandes nº13 & João Martins nº14
8ºA
Índice
 O que são
 Quais existem
 Windows vs. Linux diferenças
 Características
 Quais os mais usados
 Crackers vs. ...
O que é um sistema operativo?
 Um sistema operativo (também designado pela
abreviatura SO) é um programa ou um
conjunto d...
Quais os sistemas operativos
existentes?
 Um dos sistemas operativos existentes são os de
computador, sendo o que se dest...
Diferenças
entre o
Windows e o
Linux
Windows vs. Linux diferenças.
 Preço
Linux
A maioria das variantes do Linux estão
disponíveis gratuitamente.
Windows
Entr...
Windows vs. Linux diferenças
Facilidade no uso
 Linux
 A maioria das distribuições Linux vêm
melhorando bastante nesse r...
Windows vs. Linux diferenças
Software
 Linux
O Linux tem uma grande variedade de
programas , utilitários e jogos disponív...
Windows vs. Linus diferenças
Custo por software
 Linux
Muitos dos softwares, utilitários , jogos
disponíveis e até mesmo ...
Windows vs. Linux diferenças
Hardware
 Linux:
O Linux e as empresas fabricantes de hardware
têm feitos grandes avanços no...
Microsoft vs. Linux diferenças
Segurança
 Linux:
Este sistema operativo sempre foi muito seguro
mas mesmo assim pode ser ...
Windows vs. Linux diferenças
Código- Fonte
 Linux:
Este sistema operativo permite ao utilizador
modificar ou personalizar...
Windows vs. Linux diferenças
Suporte
 Linux:
Existe uma vasta quantidade de
documentação, contudo é um pouco difícil
enco...
Características de um sistema
operativo?
 Administra os recursos oferecidos pelo hardware que
permite alcançar um rendime...
Quais os mais utilizados?
Tabela de 2012
Crackers vs. Hackers
Crackers: Pessoa jovem que possui grandes
capacidades e que domina informática que
entra nos computad...
Vírus vs. Antivírus
Vírus:
 Programa malicioso que infeta o sistema e tenta
espalhar- se por todo o computador.
 Vírus d...
Vírus vs. Antivírus
 Antivírus:
 Programa desenvolvido para detetar e eliminar
vírus existentes no computador.
Ex.:
 Pa...
Malware vs. Spyware
Malware:
 Programa que pretende prender a atenção do
usuário e convence- lo a clicar em algum link
ma...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

13 joana fernandes 14_joão martins_so_&_vírus

161

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
161
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "13 joana fernandes 14_joão martins_so_&_vírus"

  1. 1. SISTEMA OPERATIVO Joana Fernandes nº13 & João Martins nº14 8ºA
  2. 2. Índice  O que são  Quais existem  Windows vs. Linux diferenças  Características  Quais os mais usados  Crackers vs. Hackers  Vírus vs. Antivírus  Malware vs. Spyware
  3. 3. O que é um sistema operativo?  Um sistema operativo (também designado pela abreviatura SO) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário.
  4. 4. Quais os sistemas operativos existentes?  Um dos sistemas operativos existentes são os de computador, sendo o que se destaca é o Windows, dentro do qual já existe várias versões. Seu uso é importante para a navegação na Web e aplicativos de computador. Alguns sistemas operativos existentes são: - Linux - FreeBSD - NetBSD - Solaris - NT 4.0 - Windows - VMS - JavaOS -Mac Os
  5. 5. Diferenças entre o Windows e o Linux
  6. 6. Windows vs. Linux diferenças.  Preço Linux A maioria das variantes do Linux estão disponíveis gratuitamente. Windows Entre 96.46€ e 225.07€, de acordo com a versão desejada.
  7. 7. Windows vs. Linux diferenças Facilidade no uso  Linux  A maioria das distribuições Linux vêm melhorando bastante nesse requisito.  Windows  A Microsoft fez vários avanços e mudanças que o tornaram um sistema muito mais fácil de usar que o Linux
  8. 8. Windows vs. Linux diferenças Software  Linux O Linux tem uma grande variedade de programas , utilitários e jogos disponíveis. No entanto o Windows tem uma maior seleção de softwares disponíveis.  Windows Devido à grande quantidade de usuários do Microsoft Windows, à uma maior opção de seleção de softwares, utilitários e jogos disponíveis.
  9. 9. Windows vs. Linus diferenças Custo por software  Linux Muitos dos softwares, utilitários , jogos disponíveis e até mesmo programas complexos estão disponíveis gratuitamente ou a baixo custo.  Windows Embora o Windows tenha softwares, utilitários e jogos de graça, a maioria dos programas custam entre 14.74 euros e 147.45 euros por cópia.
  10. 10. Windows vs. Linux diferenças Hardware  Linux: O Linux e as empresas fabricantes de hardware têm feitos grandes avanços no suporte do hardware e , hoje, suporta a maioria dos dispositivos, mas muitas empresas não oferecem drivers para o seu hardware.  Windows: Devido à maior quantidade de usuários a Microsoft possuí um apoio mais amplo de drivers tendo um suporte maior. A maioria dos fabricantes apoia os produtos da Microsoft.
  11. 11. Microsoft vs. Linux diferenças Segurança  Linux: Este sistema operativo sempre foi muito seguro mas mesmo assim pode ser corrompido.  Windows: Embora a segurança tenha sido melhorada ao longo dos anos é facilmente atacado por vírus.
  12. 12. Windows vs. Linux diferenças Código- Fonte  Linux: Este sistema operativo permite ao utilizador modificar ou personalizar o código como estes desejam  Windows: Este sistema operativo não permite o utilizador modificar o código a seu desejo.
  13. 13. Windows vs. Linux diferenças Suporte  Linux: Existe uma vasta quantidade de documentação, contudo é um pouco difícil encontrar usuários familiarizados com este sistema.  Windows: A Microsoft possui a sua própria secção de ajuda , tem grande documentação disponível na web, bem como livros de instruções sobre cada uma das versões.
  14. 14. Características de um sistema operativo?  Administra os recursos oferecidos pelo hardware que permite alcançar um rendimento eficaz dos mesmos. Para além disso, proporciona serviços não disponíveis pelo hardware, como a utilização do computador por vários utilizadores em simultâneo, diálogo entre o utilizador e o programa em execução ao mesmo tempo, etc. Os recursos fundamentais que administra são:  O processador;  A memória;  As entradas e saídas;  A informação.
  15. 15. Quais os mais utilizados? Tabela de 2012
  16. 16. Crackers vs. Hackers Crackers: Pessoa jovem que possui grandes capacidades e que domina informática que entra nos computadores de outras pessoas com intenção de estragar. Hackers: Pessoa jovem que possui grandes capacidades e que domina informática que entra em computadores de outras pessoas sem intenção de estragar.
  17. 17. Vírus vs. Antivírus Vírus:  Programa malicioso que infeta o sistema e tenta espalhar- se por todo o computador.  Vírus de Boot: Impede que o sistema operativo saia da parte da inicialização  Time Bomb: Vírus que só se ativam em momentos pré- definidos  Vermes/ Worms: Não tem como função estragar mas sim fazer enumeras réplicas de uma página  Cavalo de Tróia: Entra no computador escondido em um anexo  …
  18. 18. Vírus vs. Antivírus  Antivírus:  Programa desenvolvido para detetar e eliminar vírus existentes no computador. Ex.:  Panda  Kaspersky  Norton  McAfee  …
  19. 19. Malware vs. Spyware Malware:  Programa que pretende prender a atenção do usuário e convence- lo a clicar em algum link maldoso, …, dai se chamar software malicioso. Spyware:  Programa desenvolvido unicamente para recolher informações sobre um computador e depois envia-las para o criador do programa.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×