Your SlideShare is downloading. ×
Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

190,926
views

Published on

Published in: Education

11 Comments
29 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
190,926
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2,832
Comments
11
Likes
29
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ANA PAULA BAPTISTELLA
    JORGE PAES
    JOSEMARA AP. MORAES
    LAÍS SEGALLA
    MARCO ANTÔNIO CARNAZ
    PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
  • 2. O que é Pesquisa Qualitativa ?
    A pesquisa Qualitativa tem como principal objetivo interpretar o fenômeno que observa.
    • Seus objetivos são: a observação, a descrição, a compreensão e o significado;
    • 3. Não existe hipótese pré-concebidas; suas hipóteses são construídas após a observação (ou seja, dá ênfase na indução);
    • 4. Não existe “suposta certeza” do método experimental. Neste sentido, quem observa ou interpreta (o pesquisador) influencia e é influenciado pelo fenômeno pesquisado.
    (VILELA)
  • 5. Procedimentos da Pesquisa Qualitativa
    • Definição da Proposta: Para identificar um bom tema-problema, você precisa ler sobre a área de seu interesse. Faça revisões da literatura sobre o assunto, principalmente em artigos e revistas científicas.
    • 6. Formulação das hipóteses e do referencial teórico: O pesquisador evita construir hipóteses a priori, elas são na maioria das vezes desenvolvidas a posteriori.
    • 7. Coleta de Dados: O pesquisador é o instrumento de coleta dos dados. Neste sentido, um estudo-piloto (prévio, informal) se faz necessário, pois a prática é decisiva para uma boa coleta.
    • 8. Análise dos Dados: É realizado durante e após a coleta dos dados.
    • 9. Redação do Relatório: Elaborado através da narrativa analítica a partir da qual o pesquisador propõe (defende!), uma possível interpretação (significativa) para o fenômeno.
    (VILELA)
  • 10. O que é Pesquisa Quantitativa ?
    • A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa.
    • 11. As informações são colhidas por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.
  • O que é Pesquisa Quantitativa ?
    • É especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística.
    • 12. As questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser grande o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável.
    • 13. A análise de dados quantitativos e dos cruzamentos entre as diversas informações coletadas vão produzir algo Qualitativo.
  • Exemplo de Pesquisa Quantitativa
  • 14. Métodos de Coleta de Dados
    Amostra
    Qualitativa: não há preocupação em projetar resultados à população. O número de entrevistados geralmente é pequeno.
    Quantitativa: exige um número maior de entrevistados para garantir maior exatidão nos resultados. Os dados são divulgados para a população.
     
    Entrevista
    Qualitativa: são feitas discussões em grupo, conhecidas também como mesa-redonda, e entrevistas em profundidade em que é feito um pré-agendamento do entrevistado e sua aplicação é individual.
    Quantitativa: o entrevistado identifica as pessoas que serão entrevistadas pelos
    seguintes critérios: sexo, idade, ramo de atividade, localização geográfica, etc.
  • 15. Métodos de Coleta de Dados
    Questionário
    Qualitativa: geralmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opiniões são gravadas e depois analisadas.
    Quantitativa: as informações são colhidas por meio de um questionário padronizado e uniformizado, com perguntas claras e objetivas.
     
    Relatório
    Qualitativa: as informações são analisadas de acordo com o roteiro aplicado e
    registradas em relatório, dando ênfase às opiniões, comentários e frases.
    Quantitativa: além de interpretações e conclusões, deve mostrar tabelas de percentuais e gráficos
  • 16. Comparações
  • 17. Comparações
    Fonte: Elizabeth Teixeira
  • 18. Gêneros de Pesquisa
    Quatro gêneros mais delineáveis de pesquisa (P. Demo)
    Teórica – dedicada a formular quadros de referência, a estudar teorias, a burilar conceitos.
    Metodológica – dedicada a indagar por instrumentos, por caminhos, por modos de se fazer ciência, ou a produzir técnicas de tratamento da realidade, ou a discutir abordagens teórico-práticas.
    Empírica – dedicada a codificar a face mensurável da realidade social.
    Prática - voltada para intervir na realidade social, chamada pesquisa participante, avaliação qualitativa, pesquisa-ação etc.
  • 19. Planejamento e Desenvolvimento
  • 20. Referências
    GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psic.: Teor. e Pesq.,  Brasília,  v. 22,  n. 2, Ago.  2006 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  21  Set.  2011. 
    IBOPE. Conheça os tipos de pesquisa realizados pelo Grupo Ibope. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/tipos_pesquisa.html>. Acesso em: 23 nov. 2011.
    UNICAMP. Aprendendo sobre pesquisas. Disponível em: <http://www.ead.unicamp.br/trabalho_pesquisa/index.htm>. Acesso em: 28 set. 2011.
    UNICAMP. Aprendendo sobre pesquisas: Diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas. Disponível em: <http://www.ead.unicamp.br/trabalho_pesquisa/qualixquanti.htm>. Acesso em: 28 set. 2011.
    QUEIROZ, L. R. S. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: Perspectivas para o campo da Etnomusicologia. (p. 87-98). Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/claves/pdf/claves02/claves_2_pesquisa_quantitativa.pdf
    WIKIPEDIA. Pesquisa de mercado quantitativa. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_mercado_quantitativa>. Acesso em: 29 set. 2011.
    WIKIPEDIA. Pesquisa de mercado qualitativa. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_mercado_qualitativa>. Acesso em: 29 set. 2011.
  • 21. Referências
    VILELA JUNIOR, Guanis de Barros. A pesquisa qualitativa. Disponível em: <www.guanis.org/metodologia/a_pesquisa_qualitativa.pdf>. Acesso em: 30 set. 2011.
    DANTAS, Marcelo; CAVALCANTE, Vanessa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/14344653/Pesquisa-qualitativa-e-quantitativa>. Acesso em: 30 set. 2011.
    GADELHA, Blog do. Transferência de Lula faz Dilma disparar no Rio de Janeiro. Disponível em: <http://blogdogadelha.blogspot.com/2010/03/transferencia-de-lula-faz-dilma.html>. Acesso em: 30 set. 2011.

×