Projeto Resgatando A éTica E A Cidadania

83,406 views

Published on

5 Comments
42 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
83,406
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
326
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
5
Likes
42
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto Resgatando A éTica E A Cidadania

  1. 1. GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ COLÉGIO ESTADUAL DONA ANAÍDES BRITO MIRANDA PROJETO RESGATANDO A ÉTICA E A CIDADANIA Não é no silêncio que os homens se fazem, mas nas palavras, no trabalho , na ação – reflexão. (Paulo Freire) Guaraí – TO - 2009/2010
  2. 2. 1- IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Título: Resgatando a Ética e a Cidadania 1.2 - Área de atuação: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Arte e Ensino Religioso. 1.3 - Proponentes: Professores da unidade escolar 1.4 - Orientadores: Direção e coordenação pedagógica 1.5 - Público alvo: Alunos da Educação Básica (2º ao 9º ano) 1.6 - Período de Execução: 2009/2010
  3. 3. 2 – Resumo: Ética:Valores que Define o que: .Quero .Posso . Devo Porque nem tudo que eu quero eu posso Nem tudo que eu posso eu devo e Nem tudo que eu devo eu quero! (Thayane Almeida de Queiroz) O presente projeto objetiva envolver alunos, professores, pais no cotidiano da escola e buscando parceria com outros órgãos públicos para resgatar valores, relacionados à ética e a cidadania através de um trabalho articulado voltado para a reflexão sobre os princípios éticos e morais na escola, com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade e o respeito mútuo, visando à redução da violência, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivência em grupo.
  4. 4. 3 - JUSTIFICATICA Não existe sucesso ou felicidade Sem o exercício pleno da cidadania e da ética global. (Carlos Roberto Sabbi ) Com base nas experiências vividas na escola e com olhos atentos aos sinais dos tempos atuais, em que muitas vezes nos perguntamos, porque o ser humano a cada dia está mais violento e agressivo, gerando a indisciplina o desemprego ou a faltade um trabalho por todas as partes? É que a escola vem buscando alternativas para a solução dos problemas e tentando entender as procedências. Partindo desse pressuposto a escola desenvolverá diariamente o Projeto Resgatando a Ética e a Cidadania, com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade, objetivando a redução da violência, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivência em grupo e do meio ambiente. Realizando reuniões com as famílias (Roda de Conversa) com a participação de entidades que colaboram para a efetivação das políticas públicas que garantem os direitos dos cidadãos: Conselho Tutelar Patrulha Escolar, Funcionários da Saúde, Religiosos, Professores, Pais e pessoas da comunidade. O projeto objetiva integrar Pais, Alunos e Comunidade, com o intuito de construir regras de convivência baseadas nos princípios da ética, convivência, democrática, inclusão social e respeito aos direitos humanos e às diferenças. Com este projeto pretendem se trabalhar a preservação da qualidade de vida, do incentivo a replantar árvores frutíferas, plantas ornamentais, a reutilizar objetos valorizando o nosso meio ambiente. Observando que nos dias atuais a escola é uma das instituições responsável para incentivar no ambiente escolar ações que visem uma sustentatabilidade nas aulas de educação artísticas ou em atividades extra .
  5. 5. 4 – Objetivos 4.1 – Geral: Possibilitar a integração entre os grupos que formam a comunidade escolar, que resulte em diálogos, reflexões interiores, criticas, questionamentos e partilhas sobre os significados em torno dos valores que promova e fortaleça as relações de respeito com si próprio, com o próximo com o meio ambiente envolvendo escola, aluno, professor e comunidade. 4.2 – Específicos:  Diminuir a indisciplina na escola e na família;  Divulgar a existência de um Deus vivo e a sua importância para os seres humanos.  Promover ações que resgate a ética e a cidadania  Resgatar ações que valorize o aluno para perceber a sua importância e a sua contribuição no contexto social.  Conservar o meio ambiente escolar  Valorizar o meio ambiente envolvendo os alunos em ações de reciclagem de objetos.  Abordar temas relacionados à igualdade, fraternidade, e a solidariedade.  Sensibilizar com ações que visam despertar para uma possível sustentabilidade.  Despertar para a solidariedade e o amor ao próximo;  Envolver a família e a comunidade nas ações da escola;  Reconhecer e respeitar as diferenças culturais  Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de pensamentos e ações;  Trocar experiências e partilhar os conhecimentos adquiridos;  Fortalecer as relações de respeito entre os grupos: escola, família e comunidade;  Estimular a convivência social dentro da escola;  Conscientizar os educandos: Crianças e adolescentes a cerca dos seus direitos garantidos em lei, através do ECA (Estatuto da Criança e do adolescente).  Preparar os educadores para os temas propostos no projeto.
  6. 6. 5 – Metodologia O projeto “Resgatando a Ética e a Cidadania”, será desenvolvido na Unidade Escolar durante o ano de 2009 e 2010 envolvendo alunos, pais, funcionários e comunidade local, nas segundas feiras será realizará no auditório um momento devocional com duração de 15 minutos com a participação de alunos e professores, neste momento os alunos orientados pelos professores fazem apresentações artísticas, leitura de textos de auto estimas etc. A direção da escola aproveita este momento para fazer repasse aos alunos professores referentes à semana. Serão ainda realizadas reuniões semestrais com as famílias (Roda de Conversa) com a participação de entidades que colaboram para a efetivação das políticas publicas que garantem os direitos dos cidadãos: Conselho Tutelar e a Patrulha Escolar. A cada bimestre a escola fará parceria com funcionários da saúde, religiosos, universitários pessoas da comunidade. Com o objetivo de integrar os grupos e construir regras de convivência baseados nos princípios da ética, convivência democrática, respeito aos direitos humanos e às diferenças. A escoa considera a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, por isto oferecerá meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente através de palestras, orientando reutilizar objetos para que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais de comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. Visto que os conteúdos ambientais permeiam todas as disciplinas do currículo.
  7. 7. 6 – Cronogramas das Ações AÇÕES RESPONSÁVEL PERÍODO 0 Promover o devocional Suporte Pedagógico Todas as segundas feiras 1 e de 2009 e 2010 Professores Promover ações 0 bimestrais ambientais COM – VIDA da escola 2009 a 2010 2 Promover encontros semestrais envolvendo 0 família e escola para Genilda 2009 a 2010 3 refletir sobre a educação dos filhos Trabalhar em parceria 0 com Conselho Tutelar, Genilda 2009 a 2010 4 Patrulha Escolar. Envolver os alunos bimestralmente em apresentações Suporte Pedagógico 0 artísticas visando e 2009 a 2010 5 melhorar a sua Professores desenvoltura. 0 Promover 6 arrecadações de alimentos e montar sextas básicas e Alunos distribuí-las a famílias e 2009 a 2010 carentes , próximo ao professores natal.
  8. 8. 7 – Forma de acompanhamento e avaliação das ações. Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada com o Projeto Resgatando a Ética e a Cidadania ocorra uma relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar no exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade; Durante o período de execução será realizado o monitoramento do projeto para uma avaliação das atividades executadas buscando cada dia melhor as atividades das ações. Quanto ao monitoramento dos recursos disponibilizados para a execução do projeto previsto também no PEA e na Agenda 21 escolar ficará a cargo da Associação de apoio que deverá realizar prestação de contas detalhada com documentação comprobatória para comunidade escolar e local.
  9. 9. 8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Brasil. Constituição (1998). Constituição da Republica Federativa do Brasil. 05/10/1988. Antônio de Paulo. Rio de Janeiro: DPSA, 2002. Estatuto da criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990. Nacional e Direitos Humanos, 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 93.94/96 (Darci Ribeiro). MEC/SEF, 1997. Educação Fundamental; Parâmetros Curriculares Nacionais. V.05. Brasília, 2001. Monteiro,Angélica,Direitos Humanos, um compromisso de todos nós.Instituto Teotônio Vilela, 1997. VASCONCELLOS.Celso dos Santos.Disciplina.consciente e interativa em sala de aula e na escola.16º edição.Ed.Libertad.São Paulo,2006. NIVEN.Davi os 100 segredos das pessoas felizes.Trad.Maria Claudia Coelho.Sextante, Rio de Janeiro,2001.
  10. 10. Evidências Ano 2009

×