PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS...
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS...
Projetos executados em 2013
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas
mais que a dos mísseis.
Tenho em mim
esse atraso de nasce...
A leitura e a escrita são componentes dinâmicos que não pode ser reduzido a um
aprendizado técnico linguístico, ler é prod...
É preciso que o ato de ler dê prazer. (ALVES, 1999, p.61). O
que verificamos em nossa realidade é que os nossos alunos não...
Divulgar, valorizar e conhecer as obras e vida (biografia) de Manoel de Barros;
 Estimular e desenvolver o gosto por lei...
Atividade desenvolvida no paint
Assistindo Vídeos sobre Manoel de Barros
"Tudo que eu não invento é falso”

Manoel de Barros
O CD CRIANCEIRAS
é um projeto
educativo que propôs musicar a poesia
de Manoel de Barros para o público
infantil. São 10 po...
No blog da escola Foi disponibilizado uma página para vídeos , atividades e
biografia do Manoel de Barros e Marcio de Cami...
Projeto realizado com as turmas :
3º anos (A, B, C e D);
4º anos (A , B, C e D);
5º anos (A e B)
A escola é o espaço democrático mais utilizado para a
socialização dos saberes produzidos pela sociedade.
Justamente por e...
JUSTIFICATIVA

Projeto para construir e resgatar o histórico do bairro com ações que
irão interagir escola e comunidade. C...
Objetivos

 Desenvolver as potencialidades dos alunos através da pesquisa sobre
o bairro ;
 Resgatar o processo históric...
Educação Ambiental
Aprendendo a Construir

Projeto realizado com as turmas :
6º anos (A, B e C );
7º anos (A e B);
8º anos...
No atual contexto educacional, é necessário que a escola
se torne cada vez mais um espaço significativo, a fim de
atender ...
Objetivo
Desenvolver mecanismos que despertem e
conscientizem a importância de saber intervir no
meio ambiente de maneira ...
Ações
ARBORIZAÇÃO arborização visa construir no educando o conceito da
importância de preservar determinadas espécies nati...
Atividades Preparando para plantar mudas de árvores
Atividades Preparando a Terra
Revitalização dos espaços na escola
Atividades em sala de aula das
pesquisas realizadas na sala de
tecnologia .
Sala de tecnologia
Culminância dos projetos 2013
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas

640 views

Published on

Portfólio para mostrar algumas das atividades dos projetos que ocorreram no ano de 2013.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
640
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Portfólio vespertino 2013- Poeta das Moreninhas

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Alcides Jesus Peralta Bernal Prefeito Municipal Gilmar Antunes Olarte Vice-Prefeito José Chadid Secretário Municipal de Educação Terezinha Pereira Braz Secretária Adjunta Maria Salete Silva Floreste Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais Denise Tomiko Arakaki Takemoto Chefe da Divisão de Tecnologia Educacional Maria Massae Sakate Responsável pelo Núcleo de Tecnologia Educacional
  2. 2. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Diretora- Dinalva Domingos de Morais Diretora adjunta - Dalvina Fátima Silveira de Paula Coordenadoras: Clemilda Silveiro Benage Silva Silvia Regina Santos Oliveira Técnica Semed- Suely Mascarenhas CSPTEC- José Francisco Pereira Soares
  3. 3. Projetos executados em 2013
  4. 4. Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal É maior do que o mundo. Manoel de Barros Projeto realizado com as turmas : Pré I A Pré II (A, B, C e D); 1º anos (A , B, C ,D e E); 2º anos (A ,B e C)
  5. 5. A leitura e a escrita são componentes dinâmicos que não pode ser reduzido a um aprendizado técnico linguístico, ler é produzir sentido, é estar contextualizado no texto, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Portanto, torna-se importante a criação de situações para que o exercício da leitura e escrita produza reações, interação, e construção de subjetividade e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou para conhecer as letras e palavras.
  6. 6. É preciso que o ato de ler dê prazer. (ALVES, 1999, p.61). O que verificamos em nossa realidade é que os nossos alunos não têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos, fato este ocasionado pelas às atividades corriqueiras que a sociedade exige ou outro ponto muito forte é o fato da televisão e outros meios de comunicação oferecer coisas mais fascinantes fazendo com que a leitura fique de lado; partindo deste pensamento fica evidenciado que cabe a escola o papel de promover momentos de leituras e proporcionar ambientes para uma leitura prazerosa e agradável; e utilizando dos meios tecnológicos como ferramentas para que a leitura fique muito mais atraente, contribuindo para um hábito saudável da leitura.
  7. 7. Divulgar, valorizar e conhecer as obras e vida (biografia) de Manoel de Barros;  Estimular e desenvolver o gosto por leituras através das canções do CD Crianceiras;  Valorizar a importância da leitura na construção do Conhecimento; Proporcionar momento de cantar de maneira a expressar seus sentimentos, ou somente por prazer; Estimular o raciocínio, a atenção, a memória e concentração utilizando a letra da musica (poesias de Manoel de Barros). Vivenciar momentos de alegria, descontração e aprendizado.
  8. 8. Atividade desenvolvida no paint
  9. 9. Assistindo Vídeos sobre Manoel de Barros
  10. 10. "Tudo que eu não invento é falso” Manoel de Barros
  11. 11. O CD CRIANCEIRAS é um projeto educativo que propôs musicar a poesia de Manoel de Barros para o público infantil. São 10 poemas musicados pelo cantor e compositor Márcio De Camillo, que interpreta as canções ao lado de mais de 15 crianças nos vocais. Fonte http://www.crianceiras.com.br/disco
  12. 12. No blog da escola Foi disponibilizado uma página para vídeos , atividades e biografia do Manoel de Barros e Marcio de Camilo http://emjosemauropoetadasmoreninhas.blogspot.com.br/p/blog-page.html
  13. 13. Projeto realizado com as turmas : 3º anos (A, B, C e D); 4º anos (A , B, C e D); 5º anos (A e B)
  14. 14. A escola é o espaço democrático mais utilizado para a socialização dos saberes produzidos pela sociedade. Justamente por estar inserido nesta sociedade é dever da escola entender o seu espaço de forma que possa atender as particularidades mais especificamente de seus alunos. Claro que ela (a escola) não deve deixar de transmitir o universal, mas se colocar diante a realidade da sua comunidade.
  15. 15. JUSTIFICATIVA Projeto para construir e resgatar o histórico do bairro com ações que irão interagir escola e comunidade. Com isto busca proporcionar a construção da própria identidade pelos alunos valorizando a memória pessoal, cultural e comunitária além de se entenderem como seres históricos e transformadores do espaço geográfico em que vivem. O registro da memória, neste sentido, apresenta-se como uma ferramenta de grande valor. A memória de cada um e a memória coletiva constitui patrimônio intangível que permite fortalecer o grupo. O projeto é uma estratégia que possibilita a construção de uma rede de experiências e conhecimentos que integram, de forma articulada, o universo educacional.
  16. 16. Objetivos  Desenvolver as potencialidades dos alunos através da pesquisa sobre o bairro ;  Resgatar o processo histórico da comunidade; Desenvolver propostas de interdisciplinaridade;  Valorizar o patrimônio sócio-cultural;  Coletar informações sobre a história local para incentivar o estreitamento do vínculo entre a escola, professores, alunos, familiares e comunidade;  Promover um novo olhar sobre o conceito de história por meio do registro das histórias de vida das pessoas envolvidas na proposta;  Promover o registro das histórias com o uso de diferentes mídias;  Contribuir para a valorização da escola e da cultura local através da produção e divulgação de histórias produzidas;
  17. 17. Educação Ambiental Aprendendo a Construir Projeto realizado com as turmas : 6º anos (A, B e C ); 7º anos (A e B); 8º anos (A e B) 9º anos (A e B)
  18. 18. No atual contexto educacional, é necessário que a escola se torne cada vez mais um espaço significativo, a fim de atender às demandas sociais e formar cidadãos capazes de transformar realidades.
  19. 19. Objetivo Desenvolver mecanismos que despertem e conscientizem a importância de saber intervir no meio ambiente de maneira responsável para termos um futuro saudável.
  20. 20. Ações ARBORIZAÇÃO arborização visa construir no educando o conceito da importância de preservar determinadas espécies nativas da nossa região bem como deixar o espaço escolar mais agradável. HORTA SUSPENSA: A criação da horta junto com os alunos além de proporcionar aos mesmos a importância de uma alimentação saudável, a aprendizagem foi alem dos muros da escola, ou seja, os alunos aplicaram o que aprenderam na escola em seus lares, uma vez que a horta ocupa pequeno espaço e é de fácil manutenção. JARDIM NA ESCOLA: uma vez que o grupo esta trabalhando conceitos ambientais e sociais surgiu, a construção do jardim na escola, tendo a pretensão de deixá-la cada vez mais bonita para toda comunidade interna e externa.
  21. 21. Atividades Preparando para plantar mudas de árvores
  22. 22. Atividades Preparando a Terra
  23. 23. Revitalização dos espaços na escola
  24. 24. Atividades em sala de aula das pesquisas realizadas na sala de tecnologia .
  25. 25. Sala de tecnologia
  26. 26. Culminância dos projetos 2013

×