Interdisciplinaridade escola

1,751 views
1,438 views

Published on

Published in: Education

Interdisciplinaridade escola

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA UFC – LIFE/ UFC COORDENADORES: BERNADETE PORTO, EDUARDO JUNQUEIRA, LUCIANA LIMA E ROBSON LOUREIRO INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA Jaiza Helena Moisés Fernandes Maio/2013
  2. 2. PENSAMENTO COMPLEXO - EDGAR MORIN Realidade multidimensional, simultaneamente econômica, psicológica, mitológica, sociológica. Complexo do Latim “ Complexus ” - Religar as coisas, Sistematizar, integrando o uno e suas partes O pensamento complexo tem como princípio a dialógica. É o pensamento capaz de reunir (complexus: aquilo que é tecido conjuntamente), de contextualizar, de globalizar, mas ao mesmo tempo, capaz de reconhecer o singular, o individual, o concreto. (Morin e Moigne, 2000, p.207).
  3. 3. O livro Educação: um Tesouro a Descobrir (Jacques Delors, 1998) – UNESCO Os quatro pilares de uma educação para o século XXI: Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a conviver Aprender a ser
  4. 4. SETE SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO 1º - As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão 2º - Os princípios do conhecimento pertinente 3º - Ensinar a condição humana 4º - Ensinar a identidade terrena 5º - Enfrentar as incertezas 6º - Ensinar a compreensão 7º - A ética do gênero humano Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin ; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2011.
  5. 5. A interdisciplinaridade “caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa” Japiassu (1976, p.74) Japiassu destaca ainda: [...] do ponto de vista integrador, a interdisciplinaridade requer equilíbrio entre amplitude, profundidade e síntese. A amplitude assegura uma larga base de conhecimento e informação. A profundidade assegura o requisito disciplinar e/ou conhecimento e informação interdisciplinar para a tarefa a ser executada. A síntese assegura o processo integrador. ((1976) p. 65-66)
  6. 6. Interdisciplinaridade na educação: possibilidades... Teoria das Inteligências Múltiplas _ Gardner
  7. 7. Teoria dos significados da Vida Humana – Phenix (1965)
  8. 8. Aprendizagem significativa
  9. 9. Interdisciplinaridade: As disciplinas e a interdisciplinaridade brasileira Mariana Aranha Moreira José
  10. 10. Lenoir (1998) interdisciplinaridade a partir de quatro finalidades: científica, escolar, profissional e prática. Interdisciplinaridade Escolar compreendidos: curricular, didático e pedagógico. Interdisciplinaridade curricular: “ligações de interdependência, de convergência e de complementaridade entre as diferentes matérias escolares” (LENOIR, In FAZENDA, 1998 p.57) Interdisciplinaridade Didática – articulação currículo e sua inserção nas situações de aprendizagem, reflexão do fazer, planejamento, revisão de estratégias de ação e de intervenção. o nível pedagógico – ação, atualização de sala de aula da interdisciplinaridade didática.
  11. 11. A interdisciplinaridade pode ser repensada em três planos de aprendizagem: a disciplina (nível curricular), a interdisciplinaridade (didático) e a transdisciplinaridade (pedagógico) O processo pedagógico fundamentado no diálogo. Hoje, mais do que nunca, reafirmamos a importância do diálogo, única condição possível de eliminação das barreiras entre as disciplinas. Disciplinas dialogam quando as pessoas se dispõem a isto (...) (FAZENDA, 2003, p.50). Proposta Pedagógica da Escola (PPP) – Única ; currículo (disciplinas com conceitos específicos).
  12. 12. o ensino de história deve procurar cultivar valores, atitudes e hábitos que libertem o indivíduo do isolamento cultural ao qual a civilização ocidental o condenou. [...] deve plantar a semente do futuro pesquisador e do cidadão que luta por seus direitos e deveres, enfim, por sua liberdade ( Fazenda, 2003, p. 61)
  13. 13. Geografia - Comparar de realidades, duvidar de determinadas verdades, questionando-as e a partir delas elaborar novas explicações. constrói a capacidade de argumentar, refletir e inferir sobre determinada realidade O reprensar da prática, diálogo entre professores e teóricos se formam novas concepções e a formação do aluno. Matemática - forma de linguagem a ser compreendida antes de aplicada. Proposição de desafios, construções coletivas de mapas conceituais, escritas coletivas de histórias, projetos e jogos.
  14. 14. Ciências - Outra linguagem do cotidiano do aluno. Curiosidade e o desejo de descoberta Numa proposta interdisciplinar, o professor de ciências que não tivesse seu problemade domínio do conteúdo completamente resolvido, poderia adotar em sala de aula a postura de quem faz ciência, ou seja, não ter todas as respostas prontas, mas apresentar disponibilidade intelectual para procurar soluções que envolvam outrasesferas e pessoas que não a sala de aula e o professor (FAZENDA, 2003, p.63).
  15. 15. A proposta de trabalho com uma Língua Estrangeira, por exemplo, o Inglês, permite o desenvolvimento do aluno em comunicar-se por meio dela. Educação Física Princípio do direito de participar Princípio do respeito à corporeidade Princípio da ludicidade Arte proporciona o despertar do prazer, da alegria, do sentimento, da emoção. A Interdisciplinaridade passa, então, a não ser mais vista como a negação da disciplina.
  16. 16. OBRIGADA!! Jaiza Helena

×