Seminário de redação iv

335 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
335
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Seminário de redação iv

  1. 1. S e m in á r io d e R e d a ç ã o IV C E er pa aW omo screv ra eb • Ana C ris tina S oare s • C ris tiane Alve s • Je s s ica G am a • Tiago C arm argo
  2. 2. C ap ítu lo 6T os em out ext rosf t e ormaospl t f s aaorma
  3. 3. Te xtos e m ou tros form atos e p lataform asOmundo em 140ca ct ra eres
  4. 4. Dic as de redação para TwitterPense nos títulosVocê deverá conseguir, em apenas 140 caracteres ou menos, uma frase atraente,informativa – que traga uma idéia completa – e, dentro do possível, que gere umareação (comentários dos leitores).Diversifique os tipos de títulosSeu microblog jornalístico pode se dedicar a algo diferente das notícias. Nestecaso, pode-se buscar diversos recursos utilizados em outros meios jornalísticos,como os títulos com ironias ou perguntas, jogos de palavras e metáforas (recursosnão recomendados para titulação de páginas da web). Até o humor.Seja criativoApesar do limite de caracteres procure inovar.
  5. 5. Evite o uso de abreviaturasO uso de um jargão baseado em simplificações das palavras (‘pq’ em lugar de ‘porque’,‘ke’ em lugar de que’, etc.), é uma tentação muito frequente entre muitos ‘twitteiros’ quevêm do mundo das mensagens de texto (SMS) ou das mensagens instantâneas.Descarte a possibilidade de dividir seu post em doisQuando os 140 caracteres parecem impossíveis de respeitar, descarte a ideia depublicar dois posts simultâneos para um só texto.Aproveite o Twitter para agregar informaçãoNão se limite a publicar títulos (por mais bem-sacados que sejam) para tornar mais atraente seumicroblog, se ele é um apoio de outro meio de comunicação.Seja breveSe a concisão é um dos segredos da boa redação, aprender a escrever para o Twitter éum desafio maior. Escreva cada post e em seguida revise-o, corrija-o e reescreva-o sefor necessário, até que o pareça tão sólido que mereceria ser gravado em chumbo.
  6. 6. Prefira as frases curtasSão mais impactantes. Num só post, você pode incluir duas ou mais frases, em vez deuma só que ocupe os 140 caracteres.Use verbos ativosMas não descarte a forma passiva se tiver espaço, e utilize um mínimo de advérbios.Lembre que cada caractere conta.Evite ‘palavras acadêmicas’, use sinônimos!Quase toda palavra comprida tem uma palavra curta, simples, que significa o mesmo.Prefira esta última.Aprenda a eliminarElimine onde possível os pronomes pessoais, os artigos, os gerúndios e as palavrasrepetidas. Um lead tradicional não caberia num post do Twitter.
  7. 7. Te xtos e m ou tros form atos e p lataform asT iter e a wtexperiê j lst ncia ornaí ica
  8. 8. Te xtos e m ou tros form atos e p lataform asOuso de novs apl t f s pel aaorma oscomunica dores

×