Como fazer um Tangram

45,559 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
45,559
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
345
Actions
Shares
0
Downloads
214
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como fazer um Tangram

  1. 1. Como Fazer um Tangram O Tangram pode ser construído com qualquer material, seja ele cartolina,papel cartão, madeira, vidro e até metal, o importante é confeccioná-lo deforma bem feita, com os riscos bem feitos e bem recortados. Veremos abaixo o passo-a-passo da confecção de um Tangram:1º passo: É preciso desenhar um quadrado. O quadrado é uma figura geometria que possui todos os lados com amesma medida, por isso, seu quadrado pode ser de 10cm X 10cm, 40cmX40cm ou qualquer outra medida, tudo depende do tamanho que você quer oseu Tamgram. Ele pode ser medido com o auxílio da régua ou feito em papelquadriculado nesse caso, se vamos construir um quadrado de 10cm X 10cm ésó medir um lado do quadradinho da folha e saber quantos quadradinhos serãonecessários para somarem 10 cm, aí é só contar essa quantidade na horizontale vertical.2º passo: Trace uma das diagonais do quadrado formando dois triângulosretângulos e também uma reta que une os pontos médios de dois ladosconsecutivos do quadrado; esta linha reta deve ser paralela à diagonal.
  2. 2. 4º passo: 3º passo: A primeira diagonal traçada Desenhe a outra deverá ser partida em quatro diagonal do quadrado partes iguais. Cada parte até à segunda linha. medirá 5 quadrículas.5º passo: 6º passo:Trace a reta conforme a figura abaixo. Por último, trace esta reta. Após ter traçado todas essas linhas (retas) é possível observar algumasfiguras geométricas: um trapézio, um quadrado e cinco triângulos retângulos, eentão é só recortar e começar a brincadeira.
  3. 3. Com o Tangram é possível construir várias figuras. Vejamos abaixoalguns exemplos: Observando a variedade de figuras que podem ser construídas com oTangram e com a intenção de chamar a atenção para mostrar que o Tangrampode ser usado de uma forma bem interessante, escrevemos uma fábula coma intensão de transformá-la em vídeo. Abaixo estão as figuras utilizadas na fábula:Coelho AnjoPeixe Garça
  4. 4. Girafa Após conversarmos bastante e escrevemos a fábula abaixo: A aventura de um anjinho Era uma vez, um Anjinho bem sapeca que estava brincando no céu, porentre as nuvens. Num descuido, o Anjinho que ainda não sabia voar, tropeçou,escorregou e caiu em direção à Terra. Para sorte do Anjinho ele caiu em uma lagoa. Desesperado por estarlonge de casa começou a chorar. Nisso, um Peixinho que estava nadando alipor perto ouviu os lamentos do anjinho, aproximou – se e perguntou: _ Olá Anjinho porque você chora tanto? O Anjinho respondeu: _ Eu estava brincando por entre as nuvens, cai na terra e agora não seicomo voltar para o céu. Você pode me ajudar? _ Eu não posso sair da lagoa, infelizmente não tem como te ajudar.Respondeu o Peixinho. O Anjinho saiu triste em direção a floresta. Neste momento, surgiu umCoelho saltitante que quando se deparou com o anjo, indagou: _ Quem é você? O que você faz aqui na floresta? _ Eu sou um Anjinho que sem querer caiu do céu. Você pode me levarpara lá? _ Eu consigo pular bem alto, quer ver? O coelho pegou um impulso e deu o maior salto conseguira, porém nãoalcançou as nuvens. Nisso o Anjinho saiu desolado, pois ainda não tinhaconseguido voltar para casa. Andou mais pouco e se deparou com uma Girafa de enorme pescoço. _ Seu pescoço é tão grande! Acho que se você me ajudar conseguireivoltar para o céu. Vibrou o Anjinho. _ Poxa querido Anjinho, meu pescoço é enorme, porém não alcança asnuvens. O Anjinho já estava perdendo as esperanças e indo embora quando adona Girafa o chamou de volta: _ Anjinho, Anjinho! Volte! Me lembrei de alguém que pode alcançar o céu:Minha amiga Cegonha! Os dois começaram a chamá-la desesperadamente: _ Cegonha, Cegonha! Precisamos de você, venha nos ajudar! Neste momento, atendendo ao pedido de socorro, a Cegonha apareceupara ajudá-los. _ Olá amiguinhos, porque pedem minha ajuda? - A cegonha perguntou.
  5. 5. O anjinho explicou tudo o que tinha acontecido com ele e perguntou se elaconseguiria ajudá-lo a voltar para o céu, onde é o seu lar. _ Bem amiguinho, eu nunca carreguei um bebê tão grande em meu bico,mas farei o possível para levá-lo para casa. – Disse a cegonha muitocomovida. Como fazia com os bebês, a Cegonha colocou o Anjinho em seu bico,bateu as asas o mais forte que já tinha conseguido bater e levantou vôo. A Cegonha, depois de muito esforço, conseguiu levar o Anjinho de voltapara seu lar. Este ficou muito feliz por ter retornado ao céu, mas também porter feito tantas amizades na terra. Moral da história: Nos momentos difíceis descobrimos quem são nossosamigos. Autoras: Fernanda Ronzei e Lucimére Oliveira

×