Ana - EBD Betel ( O voto de uma mulher)

  • 68 views
Uploaded on

Ana - EBD Betel ( O voto de uma mulher) …

Ana - EBD Betel ( O voto de uma mulher)

Jessé Lopes

More in: Spiritual
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
68
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. TEMA: O VOTO DE UMA MULHER
  • 2. 1) SARA : O PRIMEIRO CASO REGISTRADO NAS ESCRITURAS É O DE SARA, ESPOSA DO PATRIARCA ABRAÃO. SUA HISTÓRIA É NARRADA EM GÊNESIS 16. QUANDO ABRAÃO E SARA JÁ FORMAVAM UM CASAL DE VELHINHOS, COM 75 E 65 ANOS RESPECTIVAMENTE. 2) REBECA : O SEGUNDO CASO É O DE REBECA, ESPOSA DE ISAQUE. 3) RAQUEL : O TERCEIRO CASO É O DA PASTORA RAQUEL. EM GÊNESIS 29, LEMOS QUE APÓS MUITO ESFORÇO, JACÓ CONQUISTOU RAQUEL, PORÉM, ELA PASSAVA PELO MESMO PROBLEMA DE SUA SOGRA REBECA, QUE POR SUA VEZ TAMBÉM ENFRENTOU AS MESMAS DIFICULDADES QUE SUA SOGRA SARA. ERA ESTÉRIL! E ASSIM COMO SARA, VIU O MARIDO ENGRAVIDANDO OUTRAS MULHERES, PORÉM NADA ACONTECIA COM ELA. LIA, IRMÃ DA PRÓPRIA RAQUEL E TAMBÉM ESPOSA DE JACÓ, TEVE VÁRIOS FILHOS COM SEU MARIDO, MAS SARA CONTINUAVA SOFRENDO COM SUA INFERTILIDADE. 4) A MÃE DE SANSÃO : O QUARTO CASO É O DA MÃE DE SANSÃO. O CASO ESTÁ RELATADO NO LIVRO DE JUÍZES, CAPÍTULO 13. A BÍBLIA NÃO INFORMA O NOME DA MÃE DO VALENTE SANSÃO, MAS APENAS NOS DIZ QUE ERA A ESPOSA DE MANOÁ, E QUE ERA ESTÉRIL. 5) ANA : O QUINTO CASO É O DE ANA, NARRADO EM 1 SAMUEL 1.
  • 3. ELCANA É UM PERSONAGEM BÍBLICO DO ANTIGO TESTAMENTO, MENCIONADO NO LIVRO DE I SAMUEL COMO FILHO DE JEROÃO E ORIUNDO DE RAMATAIM-ZOFIM, DA REGIÃO MONTANHOSA DE EFRAIM. SEGUNDO A BÍBLIA, ELCANA TINHA DUAS MULHERES: ANA E PENINA
  • 4. Poligamia: do grego muitos matrimônios, é a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie.
  • 5. QUANDO UMA MULHER NÃO PODIA TER FILHOS, A ESPOSA ERA OBRIGADA, SEGUNDO OS COSTUMES DO ANTIGO ORIENTE MÉDIO, A DAR UMA DE SUAS SERVIÇAIS A SEU MARIDO PARA QUE ESTA GERASSE FILHOS POR MEIO DELA. QUANDO UMA MULHER NÃO PODIA TER FILHOS, A LEI DAQUELA CULTURA DAVA AO MARIDO O DIREITO DE SE SEPARAR DE SUA MULHER SE ASSIM O QUISESSE.
  • 6. PENINA É UMA PERSONAGEM BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO, MENCIONADA NO LIVRO DE I SAMUEL COMO UMA DAS ESPOSAS DE ELCANA. PENINA ERA FÉRTIL E TINHA FILHOS E FILHAS. A vida naquela casa não era fácil. Todos os anos a família de Elcana viajava para Silo, cidade onde estava concentrada a adoração ao Senhor Deus. Lá ofereciam sacrifícios ao Todo-poderoso. Veja, porém, que coisa engraçada (para não dizer trágica) acontecia: Elcana dava pedaços de carne para Penina e para os filhos dela. Para Ana, porém, o marido dava tudo em dobro.
  • 7. NAZIREU (DO HEBRAICO NAZIR ‫נזיר‬ DA RAIZ NAZAR ‫נזר‬" CONSAGRADO", "SEPARADO"), DENTRO DA TORÁ É O TERMO QUE DESIGNA UMA PESSOA QUE FAZ UM VOTO DE ESTAR A SERVIÇO DE DEUS POR UM TEMPO DETERMINADO OU POR TODA A VIDA. SEGUNDO A BÍBLIA, A MARCA MAIS COMUM DA SEPARAÇÃO DESTA PESSOA - QUE PODIA SER UM HOMEM OU UMA MULHER - ERA O USO DO CABELO NÃO CORTADO E A ABSTINÊNCIA DO CONSUMO DE VINHO OU QUALQUER OUTRO ALIMENTO FEITO DE UVA.
  • 8. FIM