• Save
Projeto de Pré-Pesquisa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto de Pré-Pesquisa

on

  • 1,164 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,164
Views on SlideShare
1,164
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Projeto de Pré-Pesquisa Projeto de Pré-Pesquisa Presentation Transcript

  • PROJETO DE PESQUISAPortuguês AplicadoProf.ª Ana Regina VieiraIFPE Campus RecifeVersão: maio/2013
  • CONCEITOProjeto de pesquisa é o documento em que sãotraçados os objetivos e metas a seremcumpridos para a realização de uma pesquisa. É elaborado a partir das ideias e propostas deum aluno (pesquisador), com a colaboraçãode um orientador (com titulação compatível).
  • FINALIDADE DE UM PROJETO DE PESQUISAIndicar os caminhos que serão percorridospara a efetivação da pesquisa, de acordocom o conhecimento prévio do pesquisador.
  • CARACTERÍSTICAS Deve ser elaborado pelo aluno com rigorcientífico e método, com base na literaturaexistente. De acordo com a sua finalidade, o projetodeve seguir as recomendações dainstituição à qual é apresentado. Deve observar os padrões de elaboraçãofornecidos da ABNT (ver NBR 15.287 da ABNT,publicada em 2005 e Emenda nº 1 dessa NBR).
  • CARACTERÍSTICAS Os resultados de um projeto de pesquisa devem serdivulgados formalmente em um trabalho acadêmico,TCC, monografia, dissertação, tese etc., para obtençãode: certificado ou diploma (ex.: de graduação) título (ex.: de especialista, mestre ou doutor) bolsa de iniciação científica, bolsa de estágio etc.A informação produzida no estudo deve serorganizada, comunicada e disseminada, pois essatransferência contribui para o desenvolvimentocientífico-tecnológico.
  • OBJETIVOS DE UM PROJETO DE PESQUISAPlanejar as ações do pesquisadorpara responder questões acercade um fenômeno.Descrever a estrutura dapesquisa.
  • PASSO A PASSOEscolha doTemaDefinição doProblema dePesquisaLevantamentoda LiteraturaElaboração doPROJETO
  • PARTES DE UM PROJETO
  • PARTES DE UM PROJETO1. Tema2. Problema de pesquisa ou questão norteadora3. Justificativa4. Objetivos geral e específicos5. Hipótese(s)6. Referencial Teórico ou Fundamentação teórica7. Metodologia ou Material e Métodos8. Cronograma9. Plano de Trabalho10. Orçamento11. Referências
  • 1. TEMA É a definição do que vai ser pesquisado. Pode surgir da observação de situações do cotidiano,do estudo de literatura publicada, de sugestões deespecialistas, de indicações de programas de pesquisaetc. É um tópico específico de uma área temática maisampla, que pode ser objeto de uma investigação,investigação essa que poderá auxiliar outras pessoas acompreendê-lo melhor ou a mudar seu ponto de vistasobre ele. Por exemplo:
  • BUSCA DE TEMAS RELEVANTES Dentro de sua área de conhecimento, enumere pelomenos três temas que lhe interessem. Investigue se os temas que levantou são relevantesna sua área de conhecimento. Procure conhecer as linhas e áreas de pesquisaexistentes no país na sua área de conhecimento; Busque informações sobre essas linhas e áreas depesquisa, para ter ideias sobre temas que já sãopesquisados e pensar em outros que ainda podem ser.
  • ONDE BUSCAR TEMAS RELEVANTES? Na internet, por exemplo: nas páginas dos departamentos e programas de pós-graduação de sua área; no site do CNPQ, na página “Grupos de Pesquisa no Brasil”; na “Plataforma Lattes”; na Base de Dados da CAPES (Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) etc. Conversando com professores e colegas. Em revistas e livros especializados de sua área,observe os temas ali tratados. Nas Introduções e Conclusões de teses e dissertações. Em palestras, seminários, fóruns de sua área deconhecimento.
  • ATIVIDADE 1 Em grupos de 4 ou 3, realizar uma sessão debrainstorming para geração de ideias acerca depossíveis temas para o projeto. Regras:1. Críticas são rejeitadas;2. Criatividade é bem-vinda;3. Quantidade é necessária;4. Combinação e aperfeiçoamento são necessários.
  • QUESTÃO OU PROBLEMA DEPESQUISA“Só quem sabe o que procura pode encontrar.”
  • 2. PROBLEMA OU QUESTÃO(ÕES) DEPESQUISA (PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA) É um questionamento, uma dúvida a ser solucionadaatravés do desenvolvimento da pesquisa. Em toda pesquisa existem questões que o pesquisadorquer responder e que norteiam seu trabalho. As questões não devem ser amplas demais, porque,se forem, você não vai ser capaz de respondê-las nemvai dar tempo. As questões não devem ser restritas demais, poiscorre-se o risco de que o trabalho não tenha a menorrelevância.
  • EXEMPLO DE PROBLEMA DE PESQUISA
  • SUGESTÕES DE FORMULAÇÃO DE QUESTÕES(HUBNER, 2002)Quais os fatores determinantes de X?Há relação entre x e y?Quais os efeitos de X sobre Y?Quais as características de X?Quais as semelhanças (ou diferenças)entre X e Y?O que acontece quando...Qual a causa de ....Como deveria ser ... para ...
  • ATIVIDADE 2 Em grupos de 4 ou 3, elaborar o problema depesquisa a partir do tema já definido(problematização* do tema).*etapa do planejamento científico que mais costuma tirar a noitede sono dos pesquisadores, sobretudo dos iniciantes - nadamais é do que a proposição de uma questão que se buscaráresponder por meio de pesquisa. Em outras palavras, problemaé a pergunta que a pesquisa pretende resolver.Para formular o problema,devemos transformar o tema em umapergunta. Por isso, o melhor caminho paraa redação da problemática no corpo dotexto do projeto é utilizar uma fraseinterrogativa.
  • 3. HIPÓTESE São prováveis respostas, explicações provisórias,afirmações que serão testadas mediante a reflexãoteórica ou evidência de dados, por meio da pesquisa. Ao final da pesquisa, as hipóteses podem serconfirmadas ou rejeitadas. A hipótese é uma tentativa prévia de responder àquestão de pesquisa. Por exemplo:
  • 4. JUSTIFICATIVA Envolve a descrição da origem do problema levantado ea relação do tema com o contexto social. Trata-se de uma argumentação que justifique a escolhadesse tema/problema, considerando as contribuiçõespara o crescimento pessoal, social, científico e dainstituição. Por exemplo:
  • 5. OBJETIVOSDetermina as metas que se quer alcançar com apesquisa/estudo. Podem ser divididos em Geral eEspecíficos. Geral: é a meta mais ampla da pesquisa/estudo. Específicos: determinam aspectos particulares quese pretende estudar, compreender, explicar, a fimde alcançar o objetivo geral. Podem ser listados com marcadores, usando-severbos de ação no infinitivo (estudar, compreender,entender, explicar, descrever, identificar etc.) Cada objetivo envolve um único verbo de ação.
  • EXEMPLO “Verificar a relação entre infraestrutura escolar e oenvolvimento da escola com a comunidade e suastaxas de evasão e faltas.” “Identificar os motivos da evasão e das altosíndices de falta.” “Criar mecanismos de atração dos alunos àescola.”
  • 6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OUPRESSUPOSTOS TEÓRICOS Elaboração de uma síntese do que já foi dito epublicado sobre o assunto, ou seja, uma visãogeral do problema. Apresenta o “Estado da Arte” ou nível dedesenvolvimento atingido (por uma ciência, umatécnica) na atualidade. Inclusão de citações diretas, indiretas e notas derodapé. Autores e obras citadas devem estar nasreferências. Não é um texto conclusivo: a pesquisa ainda serádesenvolvida.
  • 7. MATERIAL E MÉTODOS (OU METODOLOGIA) Indica como serão coletados os dados; como serãotrabalhadas as informações; como será feita a seleçãoe a localização das fontes de informação, os sujeitos dapesquisa (informantes); quais os procedimentos,instalações, equipamentos e demais instrumentosutilizados na realização do trabalho. São definidas as formas de coleta e análise de dados einformações: por exemplo, entrevistas, questionários,formulários, bibliografia, documentos, análises,estatísticas etc. São informados o universo a ser pesquisado e a técnicade amostragem. A confiabilidade da pesquisa depende darepresentatividade da amostra.
  • 7. MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA Coleta de dados: descreve-se claramente o métodoa ser utilizado. Se a opção for uma pesquisaqualitativa deve-se indicar como serão coletados eanalisados os dados. Se for uma pesquisaquantitativa, deve-se deixar claro como sepretende fazer a coleta. Seleção dos Participantes ou Informantes eamostragem: é importante informar quem são osparticipantes da pesquisa (ou sujeitos). Análise e interpretação dos resultados: deve-sedescrever como serão analisados os resultados dapesquisa. Se for qualitativa, pode-se interpretar aresposta global ou individualmente. Se forquantitativa, pode-se utilizar a estatística descritiva.
  • 8. CRONOGRAMA Indica o período de realização e as etapas deexecução em relação ao tempo previsto paraalcançar o que foi estabelecido. É essencial que o aluno-pesquisador acompanhe odesenvolvimento da pesquisa em relação àsatividades propostas, ao tempo gasto etc.
  • QUADRO 1 - Cronograma das atividades a serem desenvolvidas no projetoData/atividadeNov2011Dez2011Jan2012Fev2012Mar2012Abr2012Maio2012Definiçãodo temaxElaboraçãodo Projetox xRevisão daliteraturax x x x xColeta dedadosx x x xetc.
  • 9. PLANO DE TRABALHO De acordo com o cronograma, apresenta-se umplano de trabalho onde deve ficar claro oenvolvimento direto do(s) pesquisador(es) com apesquisa, suas principais responsabilidades efunções. Por exemplo:
  • 10. ORÇAMENTO É o detalhamento dos recursos financeirosnecessários para a realização da pesquisa, comobolsas; materiais de consumo, deslocamentos eoutros. Pode-se avaliar a viabilidade da realização dapesquisa.QUADRO 2 – Orçamento do projetoMaterial qtd Preço Un TotalPapel A4LivrosTOTALTransportesTOTALTOTAL GERAL
  • 11. REFERÊNCIASDeve-se incluir a bibliografia utilizada nodesenvolvimento da proposta conforme as normastécnicas vigentes. NBR 6023, de 2002, com 24 páginas. NBR 6034 (12/2004), 4 p. NBR 10520 (8/2002), 7 p. NBR 10522 (10/1988), 11 p. outros documentos complementares.
  • PROJETOProdução escrita
  • ESTRUTURAFinalidade Uso (Projeto)Capa Proteção eidentificaçãoObrigatórioFolha de Rosto Idem ObrigatórioSumário Divisão do trabalho ObrigatórioConforme a ABNT, nas NBRs 15287 e 14724.
  • ESTRUTURAFinalidade Uso (Projeto)1. Introdução Contextualizar o tema Obrigatório2. Justificativa Apresentar a relevânciado estudo para oconhecimento técnico-científico.Obrigatório3. Problema ouQuestão de pesquisaProblematização dotema.Obrigatório4. Objetivos Finalidade do estudo Obrigatório5. Hipótese(s) Afirmações provisóriasapresentadas pelopesquisador, possíveisrespostas.Obrigatório6. Referencial Teóricoou FundamentaçãoTeóricaApresentar ideias,conceitos econsiderações deautores dos documentosconsultados parafundamentar o trabalho.Obrigatório
  • ESTRUTURAFinalidade Uso (Projeto)6. Referencial Teóricoou FundamentaçãoTeóricaApresentar ideias,conceitos econsiderações deautores consultados parafundamentar o trabalho.Obrigatório7. Metodologia ouMateriais e MétodosPlanejamento, sequênciae forma de realizar apesquisa em função dosobjetivos.Obrigatório8. Cronograma Programação de tempopara a realização dasatividades.Obrigatório9. Plano de Trabalho Nomes, funções eresponsabilidades.Opcional10. Orçamento Detalhamento dosrecursos financeirosOpcionalReferências Relacionar obras citadasno Projeto.Obrigatório
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOCentro xxxxxxxxxxxxxxxDepartamento xxxxxxxxxxxxxCurso ou Programa de Pós-Graduação xxxxxxxxxxxxPROJETO DE PESQUISA:UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO PER CAPITA DEXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXAluno(s): autor(res)Orientador(a): xxxxxxxxxxxxxxxxRecife2013CAPA
  • AUTOR(ES)UM ESTUDO SOBRE xxxxxProjeto de Pesquisa apresentado ao Programa dePós-graduação em XXXXXXXXX da UniversidadeFederal de Pernambuco, sob a orientação daProf.ª Dr.ª XXXXXXXX.Recife2013FOLHA DE ROSTO
  • REFERÊNCIAS1. CONDURÚ, M. T.; Pereira, J. A. R. 2010.Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 4. ed.Belém.2. GIL, A. C. 2010. Como elaborar projetos depesquisa. São Paulo: Atlas.3. GRESSLER. L. A. 2007. Introdução à pesquisa:projetos e relatórios. São Paulo: Loyola.4. MARTINS, D. S.; Zilberknop, L. S. 2009.Português Instrumental. 28. ed. São Paulo: Atlas.