• Like
Eliseu e a escola de profetas (JIN)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Eliseu e a escola de profetas (JIN)

  • 458 views
Published

jeronimoinacioijn@gmail.com

jeronimoinacioijn@gmail.com

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
458
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
14
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. OBJETIVOS DA LIÇÃO• Compreender o real propósito das Escolas de Profetas.• Conhecer o currículo das Escolas de Profetas.• Relacionar alguns dos métodos utilizados nas Escolas de Profetas
  • 2. LINHAS GERAIS• O livro de Reis cita diversas vezes o termo “filhos dos profetas”, referindo- se às Escolas dos Profetas radicadas em Betel, Jericó e Gilgal.• As Escolas dos Profetas não tinham como objetivo ensinar os alunos a profetizarem, mas a herança cultural e espiritual israelita.• Nesta lição serão avaliados: a instituição, os objetivos, o currículo e a metodologia das Escolas de Profetas.
  • 3. 1 Samuel 19 1 SAMUEL 1020 Então enviou Saul mensageiros para a Saul) (Palavras ditas por Samuel prenderem a Davi;quando eles viram a congregação de profetas profetizando,5 Depois chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarniçãoe Samuel a presidi-los, o Espírito de Deus veio sobre osdos filisteus; ao entrares ali na cidade, encontrarás um grupomensageiros de Saul, e também eles profetizaram.de profetas descendo do alto, precedido de saltérios,tambores, flautas e harpas, e eles profetizando.21 Avisado disso, Saul enviou outros mensageiros, etambém estes profetizaram. Ainda terceira vez enviou Saul6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarásmensageiros, os quais também profetizaram.com eles, e serás transformado em outro homem.
  • 4. “Escola”: em Grego, paradoxalmente, SCHOLÉsignificava “descanso, folga, ócio”. Como era nessesmomentos que as pessoas conversavam e discutiamsobre os mais diversos assuntos, a palavra acabou tendo o significado de “lugar onde se estuda”.
  • 5. RELEMBRANDO...1 REIS 1919 Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu, filho de Safate, queandava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, estandoele com a duodécima; chegando-se Elias a Eliseu, lançou a suacapa sobre ele.20 Então, deixando este os bois, correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei.Respondeu-lhe Elias: Vai, volta; pois, que te fiz eu?21 Voltou, pois, de o seguir, tomou a junta de bois, e os matou, ecom os aparelhos dos bois cozeu a carne, e a deu ao povo, ecomeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.
  • 6. HISTÓRICO
  • 7. EZEQUIEL 10 Mateus 22 NÚMEROS 12 (Jesus aos apóstolos) MATEUS 2 ( Episódio Miriã7 Arão) ÊXODO e28 E Quem recebe um profeta 41 os profetas têm feito para6 Então disse: Ouvi Senhor as1 Então disse o agora aeles reboco com argamassa na qualidade de profeta,minhas palavras:numa cidade 23 e foi habitar se entre vósMoisés: Eis a visões falsas, de receberá que te tenho postofraca tendo recompensa ehouver profeta, eu, o Senhor, a chamada Nazaré; para que seadivinhando-lhes recebe teu mentira,comome e aquem fora ditoem profeta; Deus Faraó, e Arão, umelecumprisse o que farei conhecerdizendo: Assim diz o Senhor justo na qualidade de justo,visão, emprofetas: Ele serácomirmão, será sonhos falarei pelos o teu profeta.Deus; sem que o Senhor receberá a recompensa deele. chamado nazareno.tivesse falado. justo.
  • 8. 2 Reis 61 Os filhos dos profetasdisseram a Eliseu: Eis que olugar em que habitamos dianteda tua face é estreito demaispara nós.
  • 9. João 25 Disse então sua mãe aosserventes: Fazei tudo quantoele vos disser.7 Ordenou-lhe Jesus: Enchei deágua essas talhas. E encheram-nas até em cima.8 Então lhes disse: Tirai agora,e levai ao mestre-sala. E eles ofizeram.
  • 10. 2 Reis 1317 e disse: Abre a janela para o oriente. E ele a abriu. Então disseEliseu ao rei Jeoás: Atira. E ele atirou. Prosseguiu Eliseu: A flechado livramento do Senhor é a flecha do livramento contra ossírios; porque ferirás os sírios em Afeque até os consumir.
  • 11. Deuteronômio 3245 E, acabando Moisés de falar todas essas palavras a todo oIsrael,46 disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras queeu hoje vos testifico, as quais haveis de recomendar a vossosfilhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavrasdesta lei.47 Porque esta palavra não vos é vã, mas é a vossa vida, e poresta mesma palavra prolongareis os dias na terra à qual ides,passando o Jordão, para a possuir.
  • 12. 2 2 Reis Reis5 3 Então os filhos dos profetas Então os filhos dos profetasque estavam em Jericó se que estavam em Betel saíramchegaram a Eliseu, e lhe e lhe ao encontro de Eliseu,disseram: Sabes que o o Senhor disseram: Sabes que Senhorhoje tomará o o teu senhor por hoje tomará teu senhor porsobre a a tua cabeça? E Eliseu sobre tua cabeça? E ele disse:Sim, eu Sim, eu o sei; calai-vos. disse: o sei; calai-vos.
  • 13. 1 Reis 17 2 Reis 4 (O filho da viúva de Sarepta) (O filho da sunamita)21 Então Elias se estendeu 34 Em seguida, Eliseu subiu nasobre o menino três vezes, e cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre aclamou ao Senhor, dizendo: Ó boca do menino, os olhos sobreSenhor meu Deus, faze que a os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficouvida deste menino torne a encurvado sobre ele até que aentrar nele. carne do menino aqueceu.
  • 14. 2 Reis 8 ReisReis 7 1 2 228 EntãoEntão o rei de Israel a A 1 disse disse Eliseu: OUVI 13 Ao que disse Hazael: Que PALAVRA DO SENHOR;Jeosafá: Ainda há um homem por é o teu o Senhor: não é assim diz servo, quequem podemos consultar ao mais do por estas cão, para Amanhã, que um Inlá;Senhor. Micaías, filho de horas, fazer uma medida decoisa? haverá tão porque nunca grandeporém eu o odeio, Respondeu um siclo, e duas farinha por Eliseu: O Senhorprofetiza o bem a meu respeito, mostrou-mecevada por um medidasode que quehás de tumas somente mal. Ao disse ser rei da Síria. Samaria.Jeosafá: Não porta de assim. siclo, à fale o rei