CAUSAS GERAIS:
1) O modelo de colonização
britânico na América do Norte
(Povoamento e Desenvolvimento).
2)Colonizadores (p...
A GUERRA DOS SETE ANOS REPRESENTA CAUSA DA INDEPENDÊNCIA JÁ QUE:
Note-se, aqui, o abandono da Política de Negligência Salu...
Elevação dos
impostos a partir do
final da Guerra dos
Sete Anos. São
Exemplos:
LEI DO AÇÚCAR
(SUGAR ACT) - 1764:
elevação ...
NOVOS
IMPOSTOS
LEI TOWNSHEND
(1767): aumento dos
impostos sobre vidros,
chá, corantes e papel.
Nova reação dos
colonos
ame...
• O comércio desse
produto passou a ser
monopólio da
COMPANHIA DAS
ÍNDIAS ORIENTAIS,
com sede em Londres.
A QUESTÃO DO
CHÁ...
FESTA DO CHÁ DE BOSTON
LEIS INTOLERÁVEIS OU COERCITIVAS
(Resposta Inglesa ao Boston Tea Party):
Essas leis determinavam:
• 1) o fechamento do por...
OS COLONOS PRESOS NA ÁRVORE
DA LIBERDADE
JOKE?
PRIMEIRO CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA (1774)
• Diante das LEIS INTOLERÁVEIS, os colonos decidiram pelo boicote tota...
Declarada unilateralmente, a independência das Treze Colônias
teve de ser conquistada.
No início da guerra houve uma despr...
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
A inscrição no pedestal diz: “A América e os Mares
agradecem a você, Luís [XVI], como seu...
Pelo mesmo tratado, os americanos cedem aos franceses a LOUISIÂNIA e aos
espanhóis, a FLÓRIDA.
As guerras se prolongam até...
CONCLUSÃO
CONSTITUIÇÃO
AMERICANA
CARÁTER
LIBERAL E
BURGUÊS
(EXCLUDENTE)
CRITÉRIO
CENSITÁRIO
(INFLUÊNCIA DE
JOHN LOCKE)
PRI...
Independência dos Estados Unidos 1776
Independência dos Estados Unidos 1776
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Independência dos Estados Unidos 1776

8,421

Published on

Revolução Americana. O processo de independência das Treze Colônias Inglesas, origem dos Estados Unidos da América. O modelo de colonização de povoamento e desenvolvimento. A Política de Negligência Salutar. A influência das ideias Iluministas. A Guerra dos Sete Anos. A lei do Açúcar (Sugar Act). A Lei do Selo (Stamp Act). A Lei Towshend. A Lei do Chá (Tea Act). A Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party). As Leis Intoleráveis. Declaração de independência dos EUA.

Published in: Education

Transcript of "Independência dos Estados Unidos 1776 "

  1. 1. AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS INDEPENDÊNCIA DOS EUA- 1776 • Denomina-se Revolução Americana – ou Primeira Revolução Americana – ao movimento organizado pelas Treze Colônias Inglesas da América do Norte de emancipação política da Inglaterra, dando origem aos Estados Unidos da América.
  2. 2. CAUSAS GERAIS: 1) O modelo de colonização britânico na América do Norte (Povoamento e Desenvolvimento). 2)Colonizadores (perseguidos por questões religiosas e políticas). 3) A Política de Negligência Salutar ou (self government) auto-governo. 4) A influência das ideias liberais (ILUMINISTAS) originárias da Europa. 5) A GUERRA DOS SETE ANOS (1756-1763) entre França e Inglaterra.
  3. 3. A GUERRA DOS SETE ANOS REPRESENTA CAUSA DA INDEPENDÊNCIA JÁ QUE: Note-se, aqui, o abandono da Política de Negligência Salutar, inadmissível para os padrões liberais vivenciados pelos colonos. Leva a Inglaterra, mesmo vitoriosa, a “compartilhar” os prejuízos de guerra com os colonos, por meio da elevação dos impostos. GUERRA DOS SETE ANOS (1756-1763) • Foram conflitos internacionais que ocorreram entre 1756 e 1763 envolvendo principalmente a disputa entre a Inglaterra e a França pelo controle comercial, territorial e marítimo de colônias situadas na África, Ásia e América do Norte. • O conflito é vencido pela Inglaterra, que obtém o Canadá e a Índia dos franceses.
  4. 4. Elevação dos impostos a partir do final da Guerra dos Sete Anos. São Exemplos: LEI DO AÇÚCAR (SUGAR ACT) - 1764: elevação dos preços do produto para os colonos. LEI DO SELO (STAMP ACT) - 1765: todas as publicações (jornais e impressos em geral) são seladas e, por isso, têm os seus preços ampliados. “NENHUMA TAXAÇÃO SEM REPRESENTAÇÃO”.
  5. 5. NOVOS IMPOSTOS LEI TOWNSHEND (1767): aumento dos impostos sobre vidros, chá, corantes e papel. Nova reação dos colonos americanos Manifestações de protesto contra as novas taxas. Resposta da Inglaterra: Massacre de Boston.
  6. 6. • O comércio desse produto passou a ser monopólio da COMPANHIA DAS ÍNDIAS ORIENTAIS, com sede em Londres. A QUESTÃO DO CHÁ (TEA ACT) - 1773 • Objetivo: controlar a venda do produto, combatendo o contrabando de chá holandês e excluir os norte-americanos do comércio do chá britânico. ELIMINAÇÃO DOS INTERMEDIÁRIOS • A burguesia colonial reagiu invadindo um navio inglês carregado de chá no porto de Boston e atirou todo o produto ao mar. BOSTON TEA PARTY (FESTA DO CHÁ DE BOSTON) .
  7. 7. FESTA DO CHÁ DE BOSTON
  8. 8. LEIS INTOLERÁVEIS OU COERCITIVAS (Resposta Inglesa ao Boston Tea Party): Essas leis determinavam: • 1) o fechamento do porto de Boston, até que fossem pagos os prejuízos aos navios britânicos. • 2) ocupação militar de MASSACHUSETTS (onde se localizava o porto de Boston), que perdeu parte de sua autonomia política e administrativa.
  9. 9. OS COLONOS PRESOS NA ÁRVORE DA LIBERDADE JOKE?
  10. 10. PRIMEIRO CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA (1774) • Diante das LEIS INTOLERÁVEIS, os colonos decidiram pelo boicote total ao comércio com a Inglaterra, caso essas leis não fossem revogadas. SEGUNDO CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA (1776) • Decidiu-se pelo rompimento com a Inglaterra. • A 4 de julho de 1776, publicava-se a DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA, elaborada por Thomas Jefferson, jovem jurista e profundo conhecedor de JONH LOCKE e dos iluministas franceses, com a colaboração de BENJAMIM FRANKLIN e outros.
  11. 11. Declarada unilateralmente, a independência das Treze Colônias teve de ser conquistada. No início da guerra houve uma desproporção de forças entre ingleses e o exército norte-americano, levando a sucessivas derrotas dos colonos. Após a vitória obtida por Washington em SARAGOTA (1777), Benjamim Franklin conquistou o apoio militar dos franceses e espanhóis. A França almejava recuperar as perdas coloniais da guerra dos Sete Anos. A Espanha participou da guerra da independência por causa de uma aliança familiar entre o monarca francês Luís XVI e o espanhol Carlos III.
  12. 12. INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS A inscrição no pedestal diz: “A América e os Mares agradecem a você, Luís [XVI], como seu libertador.
  13. 13. Pelo mesmo tratado, os americanos cedem aos franceses a LOUISIÂNIA e aos espanhóis, a FLÓRIDA. As guerras se prolongam até 1783, data em que pelo TRATADO DE PARIS a Inglaterra reconhece a independência dos Estados Unidos. OS EUA APÓS A INDEPENDÊNCIA • 1ª Constituição em 1787 • 1º presidente, GEORGE WASHINGTON, um dos líderes do processo de independência, eleito pelo Congresso. Constituição • divisão do país em federações (cada antiga colônia se transforma num estado). • separação dos poderes (influência de Montesquieu): • o Executivo seria chefiado pelo presidente, escolhido para um mandato de 4 anos. • o Legislativo seria exercido pela Câmara e o Senado. • o Judiciário seria exercido pelos juízes e tribunais de justiça.
  14. 14. CONCLUSÃO CONSTITUIÇÃO AMERICANA CARÁTER LIBERAL E BURGUÊS (EXCLUDENTE) CRITÉRIO CENSITÁRIO (INFLUÊNCIA DE JOHN LOCKE) PRIMEIRA REPÚBLICA DAS AMÉRICAS MULHERES, NEGROS E ÍNDIOS SÃO EXCLUÍDOS DE QUAISQUER DIREITOS POLÍTICOS MANUTENÇÃO DA ESCRAVIDÃO

×