Eear informatica 2012 ( comentada)

  • 1,687 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,687
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7

Actions

Shares
Downloads
4
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO FICHA INFORMATIVA SOBRE FORMULAÇÃO DE QUESTÕES FOLHA FORMULÁRIO DE ANÁLISE DA BANCA EXAMINADORA 01/01 CONCURSO CFS ME BCT 2012 Questão : 82 91 94DISCIPLINA: INFORMÁTICA Código da prova: 10 50 80 A questão 82 do código 10, que corresponde à questão 91 do código 50 e à questão 94 do código 80teve sua formulação questionada pelo(s) candidato(s): Nº de Inscrição: 4031627 A menor unidade de informação no computador recebe a denominação de: a) Byte. b) Palavra. c) Bit. d) MIP. Alternativa Divulgada como Correta no Gabarito Provisório: C CONSIDERAÇÕES DA BANCA EXAMINADORA: O candidato equivoca-se ao afirmar que “com 0 ou 1 não tem como ter uma informação...”, pois conforme o conceito de Bit apresentado no último parágrafo da página 15 da bibliografia sugerida no edital do concurso - VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: Conceitos Básicos 7ª. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004: “... 0 e 1 receberam o nome de dígitos binários(Binary Digit) ou, abreviadamente, bit, denominação que se estendeu a uma posição elementar de memória ou à menor unidade de informação no computador”. Portanto a questão está correta. CONCLUSÃO: o recurso não procede.DECISÃO: A questão será mantida.
  • 2. COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO FICHA INFORMATIVA SOBRE FORMULAÇÃO DE QUESTÕES FOLHA FORMULÁRIO DE ANÁLISE DA BANCA EXAMINADORA 01/01 CONCURSO CFS ME BCT 2012 Questão : 88 100 98DISCIPLINA: INFORMÁTICA Código da prova: 10 50 80 A questão 88 do código 10, que corresponde à questão 100 do código 50 e à questão 98 do código 80teve sua formulação questionada pelo(s) candidato(s): Nº de Inscrição: 4030313 Assinale a alternativa que apresenta somente dispositivos de armazenamento secundário. a) Unidade de disco magnético, disco magnético flexível e Unidade de fita magnética. b) Memória cache, CD-ROM e disco magnético flexível. c) DRAM, Unidade de disco magnético e CD_ROM. d) Unidade de fita magnética, CD-ROM, SRAM. Alternativa Divulgada como Correta no Gabarito Provisório: A CONSIDERAÇÕES DA BANCA EXAMINADORA: Segundo o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa MICHAELIS, Cia Melhoramentos, um dos significados da palavra dispositivo é: “qualquer peça ou mecanismo de uma máquina destinados a uma função especifica”. Mais precisamente, dispositivo de armazenamento é qualquer dispositivo que retém informação, processa informação, ou ambos. Dito isto, podemos verificar que não existe erro de informação nas alternativas, como alegado pelo candidato, pois todas as opções possuem dispositivos válidos. Vale a pena frisar que a questão não objetivava verificar qualquer diferença entre um dispositivo que retém a informação, daquele que a processa, mas sim avaliar se o candidato sabe diferenciar os conceitos de memória principal e memória secundária; conseguindo diferenciar entre dispositivos relacionados a memória principal daqueles relacionados à memória secundária. CONCLUSÃO: o recurso não procede.DECISÃO: A questão será mantida.
  • 3. COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO FICHA INFORMATIVA SOBRE FORMULAÇÃO DE QUESTÕES FOLHA FORMULÁRIO DE ANÁLISE DA BANCA EXAMINADORA 01/01 CONCURSO CFS ME BCT 2012 Questão : 91 81 89DISCIPLINA: INFORMÁTICA Código da prova: 10 50 80 A questão 91 do código 10, que corresponde à questão 81 do código 50 e à questão 89 do código 80teve sua formulação questionada pelo(s) candidato(s): 4030313 4031127 4040236 4050287 4070301 Nº de Inscrição: 4100031 Observando as figuras abaixo, com apenas uma pasta em cada figura, conclui-se que: partindo-se da figura 1 o procedimento adotado, no Windows XP, para se obter o resultado da figura 2 é (Fig. 1) (Fig. 2) a) copiar b) renomear c) criar d) formatar Alternativa Divulgada como Correta no Gabarito Provisório: B CONSIDERAÇÕES DA BANCA EXAMINADORA: Examinando cuidadosamente as duas figuras, inferimos que: 1) se adotarmos o procedimento copiar a pasta <lançamentos> para dentro de <nova pasta>, o resultado final seria duas pastas dentro de <nova pasta>(<serviço> e <lançamentos>) porque o comando copiar não apagaria a pasta serviço ,e portanto, partindo da figura 1 não obteríamos a figura 2; 2) se adotarmos o procedimento criar a pasta <lançamentos> em <nova pasta>, o resultado também seria duas pastas dentro de <nova pasta>(<serviço> e <lançamentos>) porque o comando criar não apagaria a pasta <serviços>, e portanto, partindo da figura 1 não obteríamos a figura 2; 3) o comando formatar não se aplica à pastas, e portanto, não haveria mudanças na figura 1 que levasse ao resultado da figura 2; 4) Se adotarmos o procedimento renomear, para renomearmos a pasta <serviços> para <lançamentos>, o resultado será apenas uma pasta dentro de <nova pasta>, a pasta <lançamentos>, entretanto, esse procedimento não justifica a mudança de estado do botão voltar do explorer, que se encontra habilitado na figura2. Para ele ficar habilitado, deveria ser adotado outro procedimento(por exemplo, sair da pasta e entrar nela novamente) que não está especificado na resposta. Por isso, apenas com o procedimento renomear, não é possível obtermos a figrua 2 a partir da figura 1. Baseado nestes fatos, podemos concluir que não existe resposta que satisfaça a questão. CONCLUSÃO: o recurso procede.DECISÃO: A questão será anulada, conforme item 6.3.6 das Instruções Específicas do Exame de Admissão ao CFS ME BCT 2012 (Portaria DEPENS nº 146-T/DE-2, de 05 abril de 2011).
  • 4. COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO FICHA INFORMATIVA SOBRE FORMULAÇÃO DE QUESTÕES FOLHA FORMULÁRIO DE ANÁLISE DA BANCA EXAMINADORA 01/01 CONCURSO CFS ME BCT 2012 Questão : 93 83 91DISCIPLINA: INFORMÁTICA Código da prova: 10 50 80 A questão 93 do código 10, que corresponde à questão 83 do código 50 e à questão 91 do código 80teve sua formulação questionada pelo(s) candidato(s): Nº de Inscrição: 4030666 Considerando os nomes de arquivos que podem ser utilizados no Windows XP, marque (C) correto ou (I) incorreto para os nomes dos arquivos abaixo. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) relatórios_de_vendas.doc ( ) comprasABRIL/2011.xls ( ) fornecedores.xls ( ) visão-da-empresa,ppt ( ) clientes*2011.html a) C, I, C, C, I b) I, C, C, I, I c) C, I, C, I, I d) I, C, I, C, C Alternativa Divulgada como Correta no Gabarito Provisório: C CONSIDERAÇÕES DA BANCA EXAMINADORA: O livro, constante da bibliografia sugerida no edital do concurso, MORAZ, Eduardo.Windows XP: Basic. 1ª. Ed. Goiânia: Editora Terra Ltda, 2003, informa, na página 83, que: “Assim como as pastas, os arquivos também podem receber nomes de até 243 caracteres, com as mesmas restrições de utilização de caracteres especiais, ou seja, você não pode incluir no nome de seu arquivo, os caracteres *, : “ <>?/”. Portanto, conforme bibliografia, o nome do arquivo: visão-da-empresa,ppt estaria INCORRETO, tendo em vista que a vírgula ( , ) seria um caracter especial não aceito em nomes de arquivos, entretanto observou-se que na prática em algumas versões do Windows, como por exemplo o Windows XP SP3, a vírgula ( , ) pode ser utilizada como caracter no nome do arquivo. Devido a este conflito entre o constante na bibliografia sugerida acima citada, e o que realmente ocorre em versões mais atuais do Windows, esta Banca examinadora é de parecer que a questão deve ser anulada, pois haveria duas possibilidades de resposta, conforme o que fosse considerado – alternativas “A” e “C”. CONCLUSÃO: o recurso procede.DECISÃO: A questão será anulada, conforme item 6.3.6 das Instruções Específicas do Exame de Admissão ao CFS ME BCT 2012 (Portaria DEPENS nº 146-T/DE-2, de 05 abril de 2011).