Vida Pós Escolar... Necessita-se Livre Trânsito!

923 views
770 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
923
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
34
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Vida Pós Escolar... Necessita-se Livre Trânsito!

  1. 1. joaquim.coloa@gmail.com VI Seminário Educação Inclusiva Joaquim Colôa Lisboa – Universidade Lusófona – 5 de Outubro de 2013 Vida Pós-Escolar…Vida Pós-Escolar…
  2. 2. joaquim.coloa@gmail.com A iniciar a viagem…A iniciar a viagem… Transição para a Vida Pós- Escolar / Vida Adulta? ou Transição para o Emprego?
  3. 3. joaquim.coloa@gmail.com Ancoragem…Ancoragem… A transição no âmbito da educação especial coloca a enfase em resultados pós escolares que permitam ao aluno ser produtivo, focando-se sobretudo a área do emprego.. (Harvey, 2001) O interesse na transição é multifacetado A razão mais convincente é económica. MAS
  4. 4. (European Agency, 2001) PROCESSOPROCESSO no sentido do trabalho prévio requerido e do período de tempo necessário para a transição. TRANSFERTRANSFER na passagem de um nível educacional ou de um estadio de vida para outro. MUDANÇAMUDANÇA em termos das situações pessoal e social joaquim.coloa@gmail.com Transição…Transição…
  5. 5. joaquim.coloa@gmail.com É um processo contínuo…É um processo contínuo… TransiçãoTransição entre contextos entre serviços entre atividades entre níveis de ensino entre escolas entre apoios
  6. 6. FAMILIA FAMILIA CRIANÇA JOVEM INTERVENÇÃO PRECOCE Orientado para a família Conjunto Qualidade de vida da família TRANSIÇÃO Orientado para a criança e família Equilíbrio Qualidade de vida da criança e da família VIDA ADULTA Orientado para o jovem Individualizado Qualidade de vida do jovem (Kim e Turnbull, 2004) joaquim.coloa@gmail.com Três grandes abordagens…Três grandes abordagens…
  7. 7. joaquim.coloa@gmail.com Transição…Transição… É projetar a vida!
  8. 8. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… (Harvey, 2001) Ser assalariado Ser funcionalmente independente
  9. 9. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… Em que locais o jovem poderá desenvolver a sua atividade… que transportes terá que utilizar… Onde terá que ter que vir a viver e com que ajudas…
  10. 10. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… É importante considerar a vida social do jovem. Será que tem amigos onde vive e vai trabalhar? Têm acesso fácil a locais de ócio para conhecerem outras pessoas?
  11. 11. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… COLOCA A ENFASE NO APOIO
  12. 12. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… Promoção de competências necessárias ao quotidiano da vida, Promoção de competências que correspondam às expectativas / exigências sociais e de comunicação da vida adulta. Exige técnicas de formação adequadas, incluindo a experiência direta em situações reais fora da escola.
  13. 13. joaquim.coloa@gmail.com A formação…A formação… "Lembre-se que qualquer competência que a criança aprende é uma coisa a menos que uma pessoa paga terá que fazer por ele/ela." (Lou Brown)
  14. 14. joaquim.coloa@gmail.com A formação…A formação… Formação em Cursos de Educação Formação (CEF)? Formação em Cursos Nacionais de Qualificação (CNQ)? Formação em Cursos Universitários?
  15. 15. joaquim.coloa@gmail.com A formação…A formação… O CASO da Portaria 275-A de 11 de setembro de 2012
  16. 16. joaquim.coloa@gmail.com A formação…A formação… Fase da sondagem (áreas vocacionais)? Fase da especialização (formação específica) Inserção no mercado de trabalho
  17. 17. joaquim.coloa@gmail.com A expetativa…A expetativa… A expetativa destaca a importância da planificação para o sucesso da transição. (Harvey, 2001)
  18. 18. joaquim.coloa@gmail.com A Planificação…A Planificação… De qualquer transição nomeadamente o PIT não é mais do que uma parte do PEI, mas não o substitui!
  19. 19. joaquim.coloa@gmail.com A Planificação…A Planificação… Descreve de forma individualizada os objetivos de transição e os serviços de apoio para o aluno.
  20. 20. (Nova Scotia. Department of Education. Student Services Division, 2005) joaquim.coloa@gmail.com Componentes do processo…Componentes do processo…
  21. 21. joaquim.coloa@gmail.com É desejável…É desejável… Implementar ESTRATÉGIAS CENTRADAS NAS QUESTÕES DE ACESSO AO EMPREGO (Carta Social Europeia, 1996) e ter em conta documentos como o International Labour /1998) e o relatório da OCDE (2000).
  22. 22. joaquim.coloa@gmail.com É desejável…É desejável… Coordenação ao nível das políticas e das práticas
  23. 23. joaquim.coloa@gmail.com É desejável…É desejável… Colaboração e (re)criação de redes de apoio
  24. 24. joaquim.coloa@gmail.com É desejável…É desejável… Formação e envolvimento dos intervenientes
  25. 25. ambiente familiar E não uma instituição (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  26. 26. uma escola da sua comunidade E não uma escola especial, na maior parte dos casos, distante (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  27. 27. com pessoas sem deficiência E não unicamente com pessoas com deficiência (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  28. 28. recursos da comunidade E não confinados a espaços limitados e segregados (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  29. 29. atividades normais de recreação/lazer E não exclusivamente em programas recreativos especiais (Costa, s/d) joaquim.coloa@gmail.com Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  30. 30. joaquim.coloa@gmail.com que tomem decisões sobre a sua vida E não sejam totalmente controlado pelos outros. (Costa, s/d) Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  31. 31. joaquim.coloa@gmail.com que trabalhem em serviços da comunidade e sejam pagos pelo seu trabalho E não permaneçam inativos ou estejam ocupados em centros destinados exclusivamente à população com deficiência. (Costa, s/d) Autonomia e qualidade de vida…Autonomia e qualidade de vida…
  32. 32. joaquim.coloa@gmail.com A terminar a viagem…A terminar a viagem… Aqui é o mapa, ali é a rua. Veja esta curva aqui, veja ali a ladeira... Dê-me o mapa. Eu vou lá. Pelo mapa, ir é fácil. Bertold Brecht
  33. 33. joaquim.coloa@gmail.com Apresentação disponível em: www.slideshare.net/jcoloa www.facebook.com/groups/244591468914345/ Bem hajamBem hajam

×