SlideShare a Scribd company logo
1 of 38
Scrum e venda de escopo aberto Júlio César L. Caldas juliocaldas@hotmail.com
“O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.”, Henry Ford.
Vídeo
Hoje! Relacionamento com os Clientes (Customerinteractions)
Vender = Negociar ? Segundo a Wikipédia: Vender é trocar um produto ou serviço por um valor (normalmente dinheiro). Negociar é procurar identificar uma “zona de acordo” com o interlocutor, visando encontrar o ponto em que as condições atendam a todas as partes envolvidas no processo.  Perceba que negociar é muito mais abrangente que vender.
Vendedor X Negociador Vendedor  Negociador Tem foco na meta, volume e dinheiro. Tende a ser mais competitivo. É mais relacional. Acredita na intuição. É persuasivo. Concede com cautela . Foco na solução do problema, pode ser mais criativo. Tende a ser mais cooperativo. É mais analítico e estratégico. Acredita no planejamento. Transmite credibilidade. Troca concessões.
Escopo Aberto Escopo Fechado = Vender Escopo Aberto = Negociar
Momento “Quebra tudo” A propósito, o que caracteriza um mercado? “Liberdade de escolha, participação voluntária do comprador e vendedor, possibilidade de qualquer uma das partes desistir do negócio a qualquer momento, independência total de cada um dos participantes no negócio, ninguém tem rabo preso com ninguém, ninguém diz para o cliente como deve usar os seus próprios recursos.” Ricardo Jordão Magalhães, da  BizRevolution.
O que o cliente quer saber? Supondo que o cliente sabe o que precisa, sempre pergunta sobre: Precisamoseducá-lo!
Previsibilidade Brasil vencerá a Copa da África do Sul, calcula banco suíço. Banco de investimento suíço UBS, Veja, 13/05/2010 O mordomo é o assassino? Terremotos, furacões, ...
Previsível Uso da razão. Modelo mental: Primeiro pense! Waterfall (cascata)
Imprevisível Empírico Controle de processos por meio de inspeção e de adaptação frequentes os quais possuem definição (escopo) imprecisa e geram resultados imprevisíveis e únicos (não repetitivos). Scrum: Processo Empírico.
Contribuição: Henry Mintzberg
Primeiro pense Funciona melhor quando: A questão está clara. Os dados são confiáveis. O contexto está estruturado. Os pensamentos podem ser controlados. A disciplina pode ser aplicada. Exemplo: Em um processo de produção.
Primeiro veja Funciona melhor quando: Muitos elementos precisam ser combinados para chegar a soluções criativas. O comprometimento com essas soluções é fundamental. A comunicação de amplo alcance é essencial. Exemplo: No desenvolvimento de um novo produto (software!!!).
Primeiro faça Funciona melhor quando: A situação é inusitada e confusa. Especificações complicadas atravancam o progresso. Algumas regras simples de relacionamento podem ajudar as pessoas a seguir em frente. Exemplo: No enfrentamento de uma tecnologia de ruptura (software!!!).
Aquisição tradicional Max Wideman
Aquisição Incremental Max Wideman
Disfunções do processo tradicional É complexo definir todas as necessidades e requisitos no início do projeto. Tecnologia e o ambiente externo ao projeto mudam com o tempo. O processo de desenvolvimento de sistemas é inerentemente carregado de incertezas. Fornecedor parece ter o maior risco, pois o cliente possui pouco incentivo para aceitar o trabalho como completo. Geralmente não gera o menor custo: Fornecedores incluirão uma boa margem de risco (gordura!) Preço baixo com mudanças caras. Geralmente não fornece o menor risco ao comprador: Quando o custo, cronograma e escopo são fixos o que variará para baixo? A qualidade...é claro! O cliente geralmente não recebe o que ele gostaria ao final do projeto!
Se não dá certo, por que fixar o escopo? Falta de confiança entre os contratantes. Falta de compreensão a respeito do funcionamento do processo  de desenvolvimento. Incompreensão do significado do escopo. escopo (ô)(latim scopus, -i, do grego skopós, -oú, observador, espião, vigilante) s. m. 1. Alvo, mira. 2. Objetivo!Objetivo que se pretende atingir. = desígnio, fim, intuito, propósito 3. Limite de uma operação (ex.: ainda não definiram o escopo da campanha).
Escopo fixo: Enganos  Quanto mais detalhes for inserido no início, melhor eles serão entendidos. Um escopo bem definido irá evitar mudanças. Um escopo fixo é necessário para estimar melhor preço e custo .
Escopo Tradicional Vantagem Desvantagem ,[object Object]
Segue o modelo de produção de uma fábrica.
Mais confortável para o cliente (ilusão).Camisa de força: Preço, Prazo e Escopo. Qualidade sofre!! Ilusão da previsibilidade. Não favorece soluções criativas. Estudos (PMI e ChaosReport) comprovam sua ineficiência.
Escopo Aberto (Preço fixo!) “Pagaremos $35.000,00 por mês pelos próximos 6 meses. Todo o software entregue até este ponto deve atender aos requisitos de qualidade conforme apêndice X.” “Os primeiros 3 sprints, cada um com 2 semanas de duração, terão um custo de $52.000,00.” Após a realização desta etapa o projeto será regido pelas condições apresentadas anteriormente. Contrato Guarda-chuva: “Cada Sprint ‘padrão XYZ’ executado terá o custo de $5.000,00”.  Outros.....
Escopo Aberto (Negociável) Vantagem Desvantagem Adaptação: revisão das prioridades. Visibilidade. Eficiência para lidar com os riscos. Retorno antecipado do investimento. Vai contra o senso-comum (racional). Exige relação de confiança entre cliente e fornecedor. É “novo” ! É diferente!
Nossas armas Educar o cliente !!!! Primeiro: Pense,Veja ou Faça? SCRUM: Velocidade, Storypoints, DoD (definição de Pronto). ProductOwner Sprint Planning BurnDown Release Planning Outras técnicas ágeis: FDD, XP, Lean, etc. Estudo StandishGroup: 64% das funcionalidades nunca ou raramente são usadas.
Acompanhamento - Burndown
Conquistar confiança: Como?
Simulações Supondo um projeto estimado em 300 pontos. Qual a nossa velocidade? Pode ser a velocidade de projetos anteriores. A quantidade de atividades que devemos fazer em cada iteração (DoD). O grau de facilidade de comunicar com o cliente – quanto menos tempo o cliente dedica ao projeto, menor a velocidade! Apenas um “sentimento” após analisar o escopo. Vamos assumir que o time irá tentar realizar 20 pontos a cada sprint de 2 semanas.  Time de 5 integrantes: 3 desenvolvedores, 1 tester e 1 líder.
Cenário 1 – Entregar o mais cedo possível Tempo = (Pontos / Velocidade) * <Tamanho Sprint> Tempo = (300 / 20) * 2 = 30 semanas (15 Sprints) Se o tempo não for aceitável? Podemos ajustar a velocidade!
Cenário 2 – Entregar na Data X O prazo final é em 20 semanas. Neste caso só poderemos realizar 10 Sprints que representam 200 pontos.  Ações: ,[object Object]
 Alterar o tamanho do time para atingir maior velocidade.,[object Object]
Desafio do vendedor Agir como consultor (“como um homem de marketing” ) O vendedor precisa ter um amplo  conhecimento do produto que está vendendo e também conhecer as necessidades e desejos dos clientes.  Autores: Cobra e Ribeiro.
Desafio para a empresa A empresa precisa dominar quatro realidades fundamentais para aproveitar este “novo” mercado.  Engajar seus clientes em um diálogo ativo, claro e constante. Mobilizar comunidades de consumidores. Administrar as diferenças entre eles.  Criar experiências personalizadas junto com os clientes.  Autores: Prahalad e Ramaswamy
E agora?

More Related Content

Similar to Scrum e venda de escopo aberto

Scrum | Estimativas Ágil Consciente | Apresentação para Empresa Desenvolvedor...
Scrum | Estimativas Ágil Consciente | Apresentação para Empresa Desenvolvedor...Scrum | Estimativas Ágil Consciente | Apresentação para Empresa Desenvolvedor...
Scrum | Estimativas Ágil Consciente | Apresentação para Empresa Desenvolvedor...Rosa Sampaio
 
Scrum | Estimativa ágil | Apresentação para QA | Desenvolvedores | e para o...
Scrum | Estimativa ágil | Apresentação para  QA | Desenvolvedores  | e para o...Scrum | Estimativa ágil | Apresentação para  QA | Desenvolvedores  | e para o...
Scrum | Estimativa ágil | Apresentação para QA | Desenvolvedores | e para o...Rosa Sampaio
 
Rodrigo Romero - Armadilhas no processo de contratação de um projeto ágil: de...
Rodrigo Romero - Armadilhas no processo de contratação de um projeto ágil: de...Rodrigo Romero - Armadilhas no processo de contratação de um projeto ágil: de...
Rodrigo Romero - Armadilhas no processo de contratação de um projeto ágil: de...DevCamp Campinas
 
Workshop 101: Concebendo produtos de forma ágil (e divertida) - Scrum Gathe...
  Workshop 101: Concebendo produtos de forma ágil (e divertida) - Scrum Gathe...  Workshop 101: Concebendo produtos de forma ágil (e divertida) - Scrum Gathe...
Workshop 101: Concebendo produtos de forma ágil (e divertida) - Scrum Gathe...Diana Corrêa, CSPO / CSM
 
Jobs-To-Be-Done by C6 Bank Lead Product Designer
Jobs-To-Be-Done by C6 Bank Lead Product DesignerJobs-To-Be-Done by C6 Bank Lead Product Designer
Jobs-To-Be-Done by C6 Bank Lead Product DesignerProduct School
 
Métodos Ágeis - Senac 2018 (Tecnologia para Marketing)
Métodos Ágeis - Senac 2018 (Tecnologia para Marketing)Métodos Ágeis - Senac 2018 (Tecnologia para Marketing)
Métodos Ágeis - Senac 2018 (Tecnologia para Marketing)Alexandre Uehara
 
Porque estimar e porque deixar de estimar
Porque estimar e porque deixar de estimarPorque estimar e porque deixar de estimar
Porque estimar e porque deixar de estimarRodrigo Yoshima
 
Riscos Problemas Oportunidades A07 V1
Riscos Problemas Oportunidades A07 V1Riscos Problemas Oportunidades A07 V1
Riscos Problemas Oportunidades A07 V1Peter Mello
 
UNIFESO 2019 - Gestão de Projetos Além do Óbvio
UNIFESO 2019 - Gestão de Projetos Além do ÓbvioUNIFESO 2019 - Gestão de Projetos Além do Óbvio
UNIFESO 2019 - Gestão de Projetos Além do ÓbvioDebora Modesto
 
Palestra : Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo !
Palestra : Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo !Palestra : Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo !
Palestra : Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo !Ari Amaral
 
Artigo sobre Metodologia de Suporte ao Processo de Compras
Artigo sobre Metodologia de Suporte ao Processo de ComprasArtigo sobre Metodologia de Suporte ao Processo de Compras
Artigo sobre Metodologia de Suporte ao Processo de ComprasFrancisco Spindola de Melo
 
Gestão Ágil de Projetos com Scrum
Gestão Ágil de Projetos com ScrumGestão Ágil de Projetos com Scrum
Gestão Ágil de Projetos com ScrumMarcos Garrido
 
Desenvolvimento de Negócios Inovadores
Desenvolvimento de Negócios InovadoresDesenvolvimento de Negócios Inovadores
Desenvolvimento de Negócios InovadoresSoraia Gomes
 
Gestão Ágil de Projetos
Gestão Ágil de ProjetosGestão Ágil de Projetos
Gestão Ágil de ProjetosInaniaVerba
 
Processos criacao web - Criação Digital - ESPM
Processos criacao web - Criação Digital - ESPMProcessos criacao web - Criação Digital - ESPM
Processos criacao web - Criação Digital - ESPMBruno Magalhães
 

Similar to Scrum e venda de escopo aberto (20)

Scrum | Estimativas Ágil Consciente | Apresentação para Empresa Desenvolvedor...
Scrum | Estimativas Ágil Consciente | Apresentação para Empresa Desenvolvedor...Scrum | Estimativas Ágil Consciente | Apresentação para Empresa Desenvolvedor...
Scrum | Estimativas Ágil Consciente | Apresentação para Empresa Desenvolvedor...
 
Scrum | Estimativa ágil | Apresentação para QA | Desenvolvedores | e para o...
Scrum | Estimativa ágil | Apresentação para  QA | Desenvolvedores  | e para o...Scrum | Estimativa ágil | Apresentação para  QA | Desenvolvedores  | e para o...
Scrum | Estimativa ágil | Apresentação para QA | Desenvolvedores | e para o...
 
Rodrigo Romero - Armadilhas no processo de contratação de um projeto ágil: de...
Rodrigo Romero - Armadilhas no processo de contratação de um projeto ágil: de...Rodrigo Romero - Armadilhas no processo de contratação de um projeto ágil: de...
Rodrigo Romero - Armadilhas no processo de contratação de um projeto ágil: de...
 
Workshop 101: Concebendo produtos de forma ágil (e divertida) - Scrum Gathe...
  Workshop 101: Concebendo produtos de forma ágil (e divertida) - Scrum Gathe...  Workshop 101: Concebendo produtos de forma ágil (e divertida) - Scrum Gathe...
Workshop 101: Concebendo produtos de forma ágil (e divertida) - Scrum Gathe...
 
Requisitos ageis para times sem tempo
Requisitos ageis para times sem tempoRequisitos ageis para times sem tempo
Requisitos ageis para times sem tempo
 
Slideshow - Metodologias ágeis
Slideshow - Metodologias ágeisSlideshow - Metodologias ágeis
Slideshow - Metodologias ágeis
 
Jobs-To-Be-Done by C6 Bank Lead Product Designer
Jobs-To-Be-Done by C6 Bank Lead Product DesignerJobs-To-Be-Done by C6 Bank Lead Product Designer
Jobs-To-Be-Done by C6 Bank Lead Product Designer
 
Métodos Ágeis - Senac 2018 (Tecnologia para Marketing)
Métodos Ágeis - Senac 2018 (Tecnologia para Marketing)Métodos Ágeis - Senac 2018 (Tecnologia para Marketing)
Métodos Ágeis - Senac 2018 (Tecnologia para Marketing)
 
Porque estimar e porque deixar de estimar
Porque estimar e porque deixar de estimarPorque estimar e porque deixar de estimar
Porque estimar e porque deixar de estimar
 
Riscos Problemas Oportunidades A07 V1
Riscos Problemas Oportunidades A07 V1Riscos Problemas Oportunidades A07 V1
Riscos Problemas Oportunidades A07 V1
 
UNIFESO 2019 - Gestão de Projetos Além do Óbvio
UNIFESO 2019 - Gestão de Projetos Além do ÓbvioUNIFESO 2019 - Gestão de Projetos Além do Óbvio
UNIFESO 2019 - Gestão de Projetos Além do Óbvio
 
Palestra : Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo !
Palestra : Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo !Palestra : Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo !
Palestra : Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo !
 
Gerenciamento de projetos [modo de compatibilidade]
Gerenciamento de projetos [modo de compatibilidade]Gerenciamento de projetos [modo de compatibilidade]
Gerenciamento de projetos [modo de compatibilidade]
 
Artigo sobre Metodologia de Suporte ao Processo de Compras
Artigo sobre Metodologia de Suporte ao Processo de ComprasArtigo sobre Metodologia de Suporte ao Processo de Compras
Artigo sobre Metodologia de Suporte ao Processo de Compras
 
Gestão Ágil de Projetos com Scrum
Gestão Ágil de Projetos com ScrumGestão Ágil de Projetos com Scrum
Gestão Ágil de Projetos com Scrum
 
Desenvolvimento de Negócios Inovadores
Desenvolvimento de Negócios InovadoresDesenvolvimento de Negócios Inovadores
Desenvolvimento de Negócios Inovadores
 
Workshop Job to Be Done
Workshop Job to Be DoneWorkshop Job to Be Done
Workshop Job to Be Done
 
Gestão Ágil de Projetos
Gestão Ágil de ProjetosGestão Ágil de Projetos
Gestão Ágil de Projetos
 
Extreme programming (xp)
 Extreme programming   (xp) Extreme programming   (xp)
Extreme programming (xp)
 
Processos criacao web - Criação Digital - ESPM
Processos criacao web - Criação Digital - ESPMProcessos criacao web - Criação Digital - ESPM
Processos criacao web - Criação Digital - ESPM
 

Scrum e venda de escopo aberto

  • 1. Scrum e venda de escopo aberto Júlio César L. Caldas juliocaldas@hotmail.com
  • 2. “O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.”, Henry Ford.
  • 4. Hoje! Relacionamento com os Clientes (Customerinteractions)
  • 5. Vender = Negociar ? Segundo a Wikipédia: Vender é trocar um produto ou serviço por um valor (normalmente dinheiro). Negociar é procurar identificar uma “zona de acordo” com o interlocutor, visando encontrar o ponto em que as condições atendam a todas as partes envolvidas no processo. Perceba que negociar é muito mais abrangente que vender.
  • 6. Vendedor X Negociador Vendedor Negociador Tem foco na meta, volume e dinheiro. Tende a ser mais competitivo. É mais relacional. Acredita na intuição. É persuasivo. Concede com cautela . Foco na solução do problema, pode ser mais criativo. Tende a ser mais cooperativo. É mais analítico e estratégico. Acredita no planejamento. Transmite credibilidade. Troca concessões.
  • 7. Escopo Aberto Escopo Fechado = Vender Escopo Aberto = Negociar
  • 8. Momento “Quebra tudo” A propósito, o que caracteriza um mercado? “Liberdade de escolha, participação voluntária do comprador e vendedor, possibilidade de qualquer uma das partes desistir do negócio a qualquer momento, independência total de cada um dos participantes no negócio, ninguém tem rabo preso com ninguém, ninguém diz para o cliente como deve usar os seus próprios recursos.” Ricardo Jordão Magalhães, da BizRevolution.
  • 9. O que o cliente quer saber? Supondo que o cliente sabe o que precisa, sempre pergunta sobre: Precisamoseducá-lo!
  • 10. Previsibilidade Brasil vencerá a Copa da África do Sul, calcula banco suíço. Banco de investimento suíço UBS, Veja, 13/05/2010 O mordomo é o assassino? Terremotos, furacões, ...
  • 11. Previsível Uso da razão. Modelo mental: Primeiro pense! Waterfall (cascata)
  • 12. Imprevisível Empírico Controle de processos por meio de inspeção e de adaptação frequentes os quais possuem definição (escopo) imprecisa e geram resultados imprevisíveis e únicos (não repetitivos). Scrum: Processo Empírico.
  • 14. Primeiro pense Funciona melhor quando: A questão está clara. Os dados são confiáveis. O contexto está estruturado. Os pensamentos podem ser controlados. A disciplina pode ser aplicada. Exemplo: Em um processo de produção.
  • 15. Primeiro veja Funciona melhor quando: Muitos elementos precisam ser combinados para chegar a soluções criativas. O comprometimento com essas soluções é fundamental. A comunicação de amplo alcance é essencial. Exemplo: No desenvolvimento de um novo produto (software!!!).
  • 16. Primeiro faça Funciona melhor quando: A situação é inusitada e confusa. Especificações complicadas atravancam o progresso. Algumas regras simples de relacionamento podem ajudar as pessoas a seguir em frente. Exemplo: No enfrentamento de uma tecnologia de ruptura (software!!!).
  • 19. Disfunções do processo tradicional É complexo definir todas as necessidades e requisitos no início do projeto. Tecnologia e o ambiente externo ao projeto mudam com o tempo. O processo de desenvolvimento de sistemas é inerentemente carregado de incertezas. Fornecedor parece ter o maior risco, pois o cliente possui pouco incentivo para aceitar o trabalho como completo. Geralmente não gera o menor custo: Fornecedores incluirão uma boa margem de risco (gordura!) Preço baixo com mudanças caras. Geralmente não fornece o menor risco ao comprador: Quando o custo, cronograma e escopo são fixos o que variará para baixo? A qualidade...é claro! O cliente geralmente não recebe o que ele gostaria ao final do projeto!
  • 20. Se não dá certo, por que fixar o escopo? Falta de confiança entre os contratantes. Falta de compreensão a respeito do funcionamento do processo de desenvolvimento. Incompreensão do significado do escopo. escopo (ô)(latim scopus, -i, do grego skopós, -oú, observador, espião, vigilante) s. m. 1. Alvo, mira. 2. Objetivo!Objetivo que se pretende atingir. = desígnio, fim, intuito, propósito 3. Limite de uma operação (ex.: ainda não definiram o escopo da campanha).
  • 21. Escopo fixo: Enganos Quanto mais detalhes for inserido no início, melhor eles serão entendidos. Um escopo bem definido irá evitar mudanças. Um escopo fixo é necessário para estimar melhor preço e custo .
  • 22.
  • 23. Segue o modelo de produção de uma fábrica.
  • 24. Mais confortável para o cliente (ilusão).Camisa de força: Preço, Prazo e Escopo. Qualidade sofre!! Ilusão da previsibilidade. Não favorece soluções criativas. Estudos (PMI e ChaosReport) comprovam sua ineficiência.
  • 25. Escopo Aberto (Preço fixo!) “Pagaremos $35.000,00 por mês pelos próximos 6 meses. Todo o software entregue até este ponto deve atender aos requisitos de qualidade conforme apêndice X.” “Os primeiros 3 sprints, cada um com 2 semanas de duração, terão um custo de $52.000,00.” Após a realização desta etapa o projeto será regido pelas condições apresentadas anteriormente. Contrato Guarda-chuva: “Cada Sprint ‘padrão XYZ’ executado terá o custo de $5.000,00”. Outros.....
  • 26. Escopo Aberto (Negociável) Vantagem Desvantagem Adaptação: revisão das prioridades. Visibilidade. Eficiência para lidar com os riscos. Retorno antecipado do investimento. Vai contra o senso-comum (racional). Exige relação de confiança entre cliente e fornecedor. É “novo” ! É diferente!
  • 27.
  • 28. Nossas armas Educar o cliente !!!! Primeiro: Pense,Veja ou Faça? SCRUM: Velocidade, Storypoints, DoD (definição de Pronto). ProductOwner Sprint Planning BurnDown Release Planning Outras técnicas ágeis: FDD, XP, Lean, etc. Estudo StandishGroup: 64% das funcionalidades nunca ou raramente são usadas.
  • 31. Simulações Supondo um projeto estimado em 300 pontos. Qual a nossa velocidade? Pode ser a velocidade de projetos anteriores. A quantidade de atividades que devemos fazer em cada iteração (DoD). O grau de facilidade de comunicar com o cliente – quanto menos tempo o cliente dedica ao projeto, menor a velocidade! Apenas um “sentimento” após analisar o escopo. Vamos assumir que o time irá tentar realizar 20 pontos a cada sprint de 2 semanas. Time de 5 integrantes: 3 desenvolvedores, 1 tester e 1 líder.
  • 32. Cenário 1 – Entregar o mais cedo possível Tempo = (Pontos / Velocidade) * <Tamanho Sprint> Tempo = (300 / 20) * 2 = 30 semanas (15 Sprints) Se o tempo não for aceitável? Podemos ajustar a velocidade!
  • 33.
  • 34.
  • 35. Desafio do vendedor Agir como consultor (“como um homem de marketing” ) O vendedor precisa ter um amplo conhecimento do produto que está vendendo e também conhecer as necessidades e desejos dos clientes. Autores: Cobra e Ribeiro.
  • 36. Desafio para a empresa A empresa precisa dominar quatro realidades fundamentais para aproveitar este “novo” mercado. Engajar seus clientes em um diálogo ativo, claro e constante. Mobilizar comunidades de consumidores. Administrar as diferenças entre eles. Criar experiências personalizadas junto com os clientes. Autores: Prahalad e Ramaswamy
  • 38.
  • 39.
  • 40. Obrigado! “A arte do progresso é preservar a ordem mantendo a mudança e preservar a mudança mantendo a ordem." (Alfred Whitehead)