Your SlideShare is downloading. ×

EVTux

971

Published on

Introdução à apresentação e demonstração do EVTux a realizar na Conferência Challenges 2011, em Braga, a 12 de Maio de 2011.

Introdução à apresentação e demonstração do EVTux a realizar na Conferência Challenges 2011, em Braga, a 12 de Maio de 2011.

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
971
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. EVTux José Alberto Rodrigues & António Moreira Nélson Gonçalves Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/66530/2009), co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)Apoio Institucional e Financeiro Apoio Técnico e Pedagógico
  • 2. O que é e como nasce o EVTuxO EVTux é uma distribuição de Linux que tem por base o trabalho deinvestigação que desenvolvemos sobre a integração de ferramentas digitaisna disciplina de Educação Visual e Tecnológica, intitulado “FerramentasWeb, Web 2.0 e Software Livre em EVT”. Após quinze meses de estudo edesenvolvimento do projecto com um grupo de cerca de cinquentacolaboradores, todos docentes desta disciplina, recensearam-se quasequatrocentas ferramentas digitais passíveis de integração em contexto deEducação Visual e Tecnológica. Dessa listagem surgiu a posterior catalogaçãoe categorização das ferramentas, tendo em conta os conteúdos e áreas deexploração da disciplina.
  • 3. O EVTux tem pré instaladas todas as aplicações para Linux bem comointegradas no browser as ferramentas digitais que não necessitam deinstalação e correm directamente a partir da Web, para além dos mais detrezentos manuais de apoio à utilização dessas ferramentas.Disponível em dual boot ou versão live, o EVTux constitui-se como umpoderoso recurso que agrega todo o trabalho do EVTdigital, podendo seruma ferramenta de eleição para os docentes desta disciplina utilizarem emcontexto de sala de aula.
  • 4. Finalidades e Objectivos do EVTuxComo objectivos fundamentais do EVTux temos:• Facilitar a análise e selecção das ferramentas digitais a explorar em contexto de EVT;• Agregar numa distribuição livre todas as ferramentas e recursos digitais para adisciplina de EVT;• Permitir a criação de um recurso simplificado da utilização das TIC nesta disciplina;• Disseminar pelos professores e alunos uma distribuição livre que possibilite aexploração de recursos digitais gratuitos para a disciplina de EVT;• Fomentar uma cultura ética e de responsabilidade para a utilização de recursos livresou gratuitos em detrimento de software proprietário, muitas vezes demasiado caro.
  • 5. Desenvolvimento do projecto EVTuxConceptualmente, depois de listadas todas as ferramentas digitais, aquelasque eram baseadas em software livre para Linux foram pré instaladas etodas as baseadas na web e web 2.0 foram adicionadas aos marcadores dobrowser seleccionado para esta distribuição, divididas nestas 35 categorias:3D, Animação, Apresentações, Arquitectura e Espaços, Avatares eCaricaturas, Banda desenhada e Cartoons/Comics, CAD, Caleidoscópios,Cartazes, Colagens, Construções, Desenho, Desenho colaborativo online,Desenho de figura humana, Desenho e Ilustração, Desenho e Twitter,Desenho Vectorial, Edição vídeo, Fotografia e Edição de imagem, Geometria,Graffitis, Impressão, Logótipos, Luz/Cor, Módulos e Padrões, Mecanismos,Memórias descritivas e Cronologias, Museus, Origami e kirigami, Paginação,Paper toys e Automatas, Pintura, Storyboards, Suites, Tipografia e Fontes.
  • 6. Estado de desenvolvimento do EVTuxO protótipo do EVTux está concluído e deveremos iniciar a fase de testes entreMaio e Julho de 2011. Acabada a fase de testagem e afinada a versão final, amesma será disponibilizada online para download e lançada uma edição emDVD.Prevê‐se já para o ano lectivo de 2011/2012 que os docentes da disciplina deEducação Visual e Tecnológica – mas também outros docentes e públicos –possam ter acesso a partir do EVTux a uma distribuição que incluirá, semgrande esforço de pesquisa, cerca de 400 ferramentas digitais e respectivosmanuais de utilização, potenciando‐se e simplificando‐se assim a utilizaçãodas ferramentas digitais para esta área curricular específica.
  • 7. ConclusõesO EVTux permitirá a qualquer utilizador aceder a qualquer ferramenta catalogada noâmbito do estudo que desenvolvemos de forma prática e simples, constituindo umamais‐valia especialmente relevante na simplificação de acesso a estas ferramentas,incluindo‐se também a possibilidade de visualização imediata dos quase trezentosmanuais já publicados e incluídos nesta distribuição.Estamos certos de que esta estratégia permitirá disseminar o conceito de software livree de utilização de recursos digitais baseados no conceito de gratuitidade e,principalmente, facilitar a pesquisa, análise e selecção das ferramentas mais adequadasa cada contexto específico decorrente das situações de ensino e aprendizagem nadisciplina de EVT.
  • 8. Vamos então conhecer o EVTux mas antes…
  • 9. Esta apresentação está disponível em:http://www.authorstream.com/tag/jarodrigueshttp://www.slideshare.net/jarodrigues/Contacto do EVTuxO EVTux na Internet e Redes Sociais

×