COPA VERSUS CULTURA

330 views
240 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
330
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
51
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

COPA VERSUS CULTURA

  1. 1. Parte 1 – Copa x Cultura CULTURA: do latim colere, que significa cultivar 1. Tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar; 2. O conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização.
  2. 2. Esta é uma foto do Estádio Nacional de Brasília, também conhecido por Estádio Nacional da Vergonha, erguido com dinheiro público numa cidade sem nenhuma tradição futebolística, destinado a virar um vergonhoso elefante branco após os sete jogos da Copa que abrigará.
  3. 3. A construção do Estádio Nacional da Vergonha custou aos cofres públicos R$ 1,9 bilhão, conforme apurado pelo TC-DF (Tribunal de Contas do Distrito Federal).
  4. 4. Ou seja, custou 60% a mais do que a arena King Abdullah, na Arábia Saudita, construída com R$ 1,18 bilhão. King Abdullah Stadium
  5. 5. uma pista de atletismo, quadras de tênis, campos de futebol, uma mesquita e estacionamento para 45 mil carros. Além de tudo isso, ainda abriga uma galeria de arte com obras de pintores renomados e um centro dotado de sistema de internet wi-fi. Além do estádio com capacidade para 60 mil pessoas, o complexo da arena King Abdullah possui um ginásio poliesportivo climatizado para 2.000 espectadores,
  6. 6. O Estádio Nacional da Vergonha, embora tenha custado 60% a mais, e a despeito das promessas de que abrigaria em seu entorno quadras de vôlei e basquete, dois ginásios, um complexo aquático, um autódromo e até um cine drive-in, é cercado por velhos muros de concreto pichados.
  7. 7. Não muito distante deste vergonhoso e superfaturado estádio, encontra-se localizada na Asa Sul do Plano Piloto, no coração da cidade, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, – a principal biblioteca da capital federal.
  8. 8. No site da biblioteca consta a missão desta nobre instituição, destinada a servir de modelo para as bibliotecas públicas brasileiras:
  9. 9. Conhecimento, Cultura, Educação, Lazer, Inclusão Social e Fortalecimento da Cidadania
  10. 10. Nos últimos dois anos, os servidores da Biblioteca Demonstrativa, que atende a um público diário de aproximadamente 800 usuários, incluindo muitos jovens, crianças e adolescentes, solicitaram reiteradamente que serviços de manutenção e reparo fossem feitos, numa obra orçada em 400 mil reais. No entanto, tiveram todos os apelos ignorados pelas autoridades (ir)responsáveis.
  11. 11. Surdos às necessidades da biblioteca, Governador e Ministros empenhavam-se em afazeres que consideram mais importantes, como acompanhar cada etapa do circo da Copa, e atender a cada vontade e capricho absurdo da FIFA.
  12. 12. Que futuro espera um país que vira as costas para a Educação e a Cultura? Que presente este país pode ter?
  13. 13. Os 400 mil reais necessários para a reforma da biblioteca representam aproximadamente 0,02% do que foi gasto na construção do vergonhoso estádio.
  14. 14. Após dois anos do mais absoluto descaso e da ausência de qualquer resposta para os reiterados pedidos de ajuda, os servidores da biblioteca chamaram a Defesa Civil, que após a inspeção do local interditou o prédio.
  15. 15. Hoje, quem visita e procura os serviços da mais importante biblioteca da capital federal, um local que deveria servir de modelo para todas as bibliotecas públicas brasileiras, encontra um cenário desolador.
  16. 16. A lamentável condição da mais importante biblioteca da capital do país infelizmente ilustra o descaso dos nossos governantes com a Cultura e a Educação.
  17. 17. Se a Defesa Civil vistoriasse as bibliotecas e escolas públicas brasileiras, a grande maioria, em ruínas, também seria interditada.
  18. 18. Enquanto cultuam o futebol, a Educação padece. Biblioteca não é lixo! Pão e Circo não, Queremos Educação!
  19. 19. Parte 2 – Deseducação = Escuridão IGNORÂNCIA (sf.): do latim ignorantia – 1. Estado da mente em que não se formula qualquer juízo acerca de um objeto; 2. Falta de instrução ou de saber; 3. Carência de conhecimento devido.
  20. 20. Um país sem escolas públicas de qualidade, sem bibliotecas e centros culturais, um país que não valoriza o professor pode ser campeão mundial de futebol, – pois jogar bola independe de uma instrução mais elevada.
  21. 21. Um país que abandona suas bibliotecas a ponto de serem interditadas pela Defesa Civil, um país de semiletrados e analfabetos funcionais pode formar uma grande seleção, mas jamais será uma digna nação.
  22. 22. Um país que despreza a Cultura e a Educação, onde o professor é desprestigiado, infelizmente haverá de se ver campeão em áreas que não gostaria.
  23. 23. Campeões mundiais de consumo de crack.
  24. 24. O custo social e humano do desprezo da Educação é muito elevado.
  25. 25. Campeões mundiais de policiais que prendem usuários e pequenos traficantes em cracolândias.
  26. 26. Corajosos policiais enxugadores de gelo.
  27. 27. Campeões mundiais de presídios cada dia mais superlotados, desalmados, desumanos.
  28. 28. Presos em sua quase totalidade negros e pobres, a quem foi negado na infância instrução e ensino.
  29. 29. Um dia ainda haveremos de aprender que o abandono da infância conduz à ignorância existencial.
  30. 30. Campeões mundiais dos filhos e órfãos do crack.
  31. 31. Campeões mundiais de crianças e adolescentes usuários de crack.
  32. 32. Quão vago se pode revelar para alguns a palavra ‘esperança’. Nada mais obscuro em seu significado.
  33. 33. Que futuro pode almejar uma sociedade que abandona suas crianças e adolescentes mais vulneráveis, negando-lhes o mínimo de atenção e cuidado?
  34. 34. Que futuro pode almejar uma sociedade onde crianças e adolescentes perambulam por cracolândias e têm a rua por escola?
  35. 35. Crianças e adolescentes que falam o nosso idioma, mas que habitam outro mundo.
  36. 36. A força de uma corrente  é igual à força de seu elo mais fraco.
  37. 37. Atualmente, a força da nossa sociedade infelizmente é da medida dos milhões de irmãos que padecem diante do descaso histórico para com a Infância, a Educação, e o mais básico cuidado.
  38. 38. A criminosa omissão das autoridades, & a fria e covarde omissão da sociedade.
  39. 39. As lágrimas dela também nossas seriam, se pudéssemos enxergar com os olhos do coração. Lágrimas de um frio abandono...
  40. 40. É preciso repensar o país que almejamos, a sociedade em que queremos viver.
  41. 41. Se nos calarmos, certamente nada mudará, tudo haverá de piorar.
  42. 42. Se nos omitirmos, certamente mais e mais bibliotecas serão fechadas, & mais e mais escolas públicas sucumbirão em ruínas.
  43. 43. O que é que você tem feito por seu país?
  44. 44. O que você tem contribuído para fazer do Brasil uma “mãe gentil” que não abandona seus filhos?
  45. 45. Nunca fomos tão brasileiros. Formatação: compaixao_cidadania@hotmail.com
  46. 46. Nunca fomos tão brasileiros.

×