Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Relatório de estágio obrigatório
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Relatório de estágio obrigatório

  • 726 views
Published

O presente relatório de estágio mostra as principais atividades realizadas pela estagiária Jaqueline de Carvalho Motter, no Departamento de Comunicação e Marketing (DECOM), órgão ligado à Reitoria da …

O presente relatório de estágio mostra as principais atividades realizadas pela estagiária Jaqueline de Carvalho Motter, no Departamento de Comunicação e Marketing (DECOM), órgão ligado à Reitoria da Universidade Tecnológica Federal
do Paraná (UTFPR).
O relatório consiste na apresentação da empresa, sua área de atuação, descrição do local de trabalho e das atividades desenvolvidas pela estagiária, proximidades das áreas com o curso e sugestões de melhorias.
A última parte do relatório consiste em uma análise dessas atividades, feita por meio da elucidação de seus pontos positivos e negativos e de sua contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
726
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
12
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Relatório de Estágio CurricularEmpresa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DECOM).Supervisor(a): Tássia Arouche.Professor(a) orientador(a): Mestre Silvino Iagher.Aluna: Jaqueline de Carvalho Motter.Período de estágio: 08/11/2012 à 28/03/2012.Carga horária: 400 horas. DACEX- Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão
  • 2. Apresentação: DECOMA Diretoria de Gestão da Comunicação (DIRCOM): Criada: julho de 2008.Composta por: DECOM. EDUTEF. DEDHIS. ASCOM.
  • 3. Área de atuação O DECOM é responsável por levar a comunicação da instituição de uma forma geral para toda a comunidade interna e externa. Divulga aos meios de comunicação as ações desenvolvidas pela instituição. Responsável pelo intermédio de entrevistas feitas pelos profissionais da imprensa com os pesquisadores da instituição e servidores.
  • 4. Meios de Divulgação Material gráfico de divulgação da instituição. Releases enviados à imprensa. Jornal UTFPR Notícias. Revista Institucional. Notícias divulgadas no Portal da UTFPR. E-mails via broadcast. Vigília de editais. Disponibilização das clipagens feitas na mídia externa. Comunicados espalhados pelos campus.
  • 5. Local de trabalho UTFPR-BLOCO J1- Rua Desembargador Westphalen, 637, Curitiba
  • 6. Equipe de TrabalhoEra composta ao todo, por doze pessoas: Dois diretores Duas jornalistas Duas designers Seis estagiárias: Comunicação Institucional (1), Jornalismo(2), Design Gráfico(2), e Letras (1).
  • 7. Ambiente de Trabalho
  • 8. Atividades desenvolvidas pela estagiária Buscar matérias em jornais impressos e digitais relacionados à UTFPR para clipagem de notícias. Colaborar na elaboração de textos informativos e fotografar eventos que ocorriam na UTFPR. À medida que a estagiária ia aprendendo as funções realizadas no setor, foram surgindo ideias e sugestões de melhoria no processo do trabalho.
  • 9. Clipping de Notícias online e impressas Monitoramento de notícias referentes à UTFPR: online e impresso. Recorte e colagem no modelo definido ( site/nome do jornal, seção/caderno, data, hora). Impressão/escaner e envio de e-mail. Todos os clippings eram contados diariamente e organizados por data antes de serem guardados e arquivados nas pastas e memória do computador.
  • 10. Modelo de Clipping online • Texto Justificado • Fonte para o título “Verdana” /tamanho 14. • Corpo do texto: “Garamond”/ tamanho 12. • legendas: corpo 10. • Foto: alto da página
  • 11. Modelo de Clipping impresso
  • 12. Ferramentas de busca para clipagem Normalmente a pesquisa de notícias era feita pelo mecanismo de busca do Google, porém este falhava, misturando notícias antigas ou que não faziam referência a UTFPR. Solução: Utilização de ferramentas de busca : Google Reader e Google Alerta para filtrar melhor as notícias referentes à Universidade.
  • 13. Inscrições de sites e blogs no Google Reader Inscrições de sites: Janeiro a Março de 2012
  • 14. Utilização do “google alerta” para detectar notícias- A ferramenta permite detectar notícias a partir da palavra- chave escolhidapor e-mail diariamente.
  • 15. Vantagens das ferramentas Ficar sempre atualizado sobre as notícias da UTFPR, sem precisar visitar vários sites . Conta de e-mail, Alerta e Reader, todos no mesmo espaço. As informações vêm até o leitor de forma filtrada. Economiza tempo.
  • 16. Proposta: criação de relatório de clippings Elaborar um relatório anual contendo um gráfico em que fosse possível visualizar o número de clipagem de notícias conforme o mês. Através da análise da quantidade de notícias clipadas, pode- se ter uma noção geral da efetividade da comunicação na empresa. Ferramenta de catalogação essencial no feedback das ações de comunicação da empresa.
  • 17. Relatório de clipping geral do ano de 2011Através do Relatório Geral pode-se visualizar as informações dequantidade mensal de notícias clipadas de forma muito mais rápida,facilitando futuras pesquisas e servindo de registro para o departamento.
  • 18. Criação de notícias Realizadas de forma individual e em dupla. Orientação da supervisora quanto ao enfoque da notícia e o prazo a ser cumprido. Recebimento da pauta com dados dos entrevistados. Elaborar e realizar entrevistas (telefone e e-mail). Solicitar material fotográfico para ilustração da matéria. Correção e aprovação por parte da supervisora junto às estagiárias. Envio para diagramação.
  • 19. Notícias para o jornal da UTFPR Foi solicitado às estagiárias elaborar duas notícias para o Jornal da UTFPR. A primeira tratava-se de um projeto de TCC: “Desenvolvimento de Vestuário Adaptável para portadores de paralisia cerebral”, desenvolvido por alunas do câmpus Apucarana e que iria para a sessão “Uma Grande Ideia”. A segunda notícia iria tratar do COMTUT - Companhia de Teatro de Cornélio Procópio e que iria para a sessão o “Espaço Cultural”.
  • 20. Criação de Notícia 01: Prática À medida que a entrevista era realizada, iam surgindo outras perguntas com relação ao projeto. Dificuldades: Muita informação para ser ouvida ao telefone, transcrita no papel e resumida ao mesmo tempo. Solução: Após transcrever a fala das alunas no papel, lia- se para elas e pedia-se que confirmassem se era de fato aquilo que queriam dizer, a fim de não alterar a idéia transmitida, e não comprometer o texto.
  • 21. Criação de Notícia 02: Prática Realização em dupla. Elaboração de questionário para professora contendo 14 perguntas e de um questionário de 04 perguntas para dois alunos da companhia. Solicitação e seleção de fotos para ilustração da notícia. Coleta de dados. Elaboração de notícia e criação de tabela contendo principais peças. Revisão de matéria. Prazo estendido.
  • 22. Conclusões e recomendações Pontos positivos Acompanhamento de jornalista do setor diariamente propiciou novos conhecimentos na área. Troca de experiências com pessoas da área de comunicação e Design (estagiárias e funcionários). Trabalho em equipe Permitiu saber lidar com divisão de tarefas e alinhamento de idéias para aumentar a produtividade do setor.
  • 23. Pontos negativos: Ausência de aparelho telefônico na mesa das estagiárias dificultou no processo de entrevistas. Falta de conhecimentos mais técnicos com relação à máquina fotográfica do setor, que causava uma certa ansiedade porque tinham alguns eventos que deveriam ser registrados pela estagiária. Impressora, que falhava constantemente, o que atrasava o processo de impressão das notícias. Falta de receptividade quando utilizava o termo “estagiária de jornalismo” ao entrevistar pessoas.
  • 24. Desenvolvimento profissional e pessoal Capacidade de administrar e dividir tarefas, lidando com pessoas da área de comunicação e design diariamente. A estagiária pôde, a partir do estágio, perceber que a área da comunicação que mais lhe despertou interesse até o momento foi a área jornalística. Propor pequenas ações dentro do setor, mas que facilitaram o processo do trabalho.
  • 25. Proximidades das áreas do curso Laboratório de Textos Multimídia. Laboratório de Textos jornalísticos. Noções e Uso da Norma Culta. Laboratório de Produção de Textos Orais. Ética e Comunicação.
  • 26. Sugestões para melhorias do curso Acesso, aprendizagem e contato dos alunos com máquinas fotográficas/câmeras profissionais no departamento; Criar mais workshops e visitas técnicas em empresas e chamar profissionais da área para aproximar o que se aprende no curso com a realidade que se pede nas empresas. Maior enfoque em editoração eletrônica e mídias sociais para empresas.