• Like
Platao justiça
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Platao justiça

  • 3,145 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Como Platão ganharia a vida hoje em dia? Qual seriam suas preocupações? Internet, Política, Arte? Seria ele mais um na multidão
    de invisíveis?
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
3,145
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
60
Comments
1
Likes
3

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Política na AntigüidadePlatão: A República
  • 2. ● Com Platão inaugura-se, no pensamentoocidental, algumas idéias sobre a política quepermanecem até nossos dias.● Platão distingue o regimes políticos pelonúmero e pela qualidade dos que governam.● Monarquia = poder pertence a um só (mónas) ea honra é a qualidade do governante.● Aristocracia = poder de um pequeno grupo quese considera uma elite ou os melhores (áristoi)cuja qualidade é a areté ou excelênciaguerreira.● Democracia = poder do povo (démos) e cujoscidadãos possuem a liberdade como qualidadeprincipal.
  • 3. FORMAS DE GOVERNO Bem Degradação/Simulacro Monarquia TiraniaTipo deregime Aristocracia Oligarquia Democracia Anarquia
  • 4. Formas de Governo Bem Corrupção Monarquia Tirania Tipo deRegime Aristocracia Oligarquia Democracia Anarquia
  • 5. Formas de Governo Bem Corrupção Monarquia Tyranny Tipo deRegime Aristocracia Oligarquia Democracia Anarquia
  • 6. Formas de Governo Bem Corrupção Monarquia Tirania Tipos deREgime Aristocracy Oligarquia Democracia Anarquia
  • 7. Formas de Governo Bem Corrpução Monarquia Tirania Tipos deRegime Aristocracia Oligarquia Democracia Anarquia
  • 8. Formas de Governo Bem Corrupção Monarquia Tirania Tipo deRegime Aristocracia Oligarquia Democracia Anarquia
  • 9. Formas de Governo Bem Corrpução Monarquia Tirania Tipo deRegime Aristocracia Oligarquia Democracia Anarquia
  • 10. ● Política não é uma arte nem umatécnica, mas uma ciência.● A finalidade da política não é oexercício do poder, mas a realização dajustiça para o bem comum da cidade(polis).● O homem livre só é livre na pólis eparticipando da vida pública da cidade. Oindivíduo é sempre um cidadão.● Uma vida ética só se o indivíduo tiverparticipação na vida pública da cidade. Amoral individual, privada, é inferior àpolítica.
  • 11. ● O homem dever ser educado e formado(paideia) para ser antes de tudo esobretudo um cidadão● A política é a verdadeira paideiadefinidora da arete, das virtudes.● Para os sofistas, a paideia política eraa retórica e a capacidade de vencerargumentos em público (na ágora). Apolítica é uma técnica de governo.● Platão não é admirador da democracia(porque leva à tirania).
  • 12. ● Atenas século IV a. C.: Guerra doPeloponeso, lutas internas entredemagogia e tirania.● Conferir discurso de Péricles – OraçãoFúnebre, pronunciado no início da Guerrado Peloponeso vs. Crítica platônica àdemocracia no livro VIII da República.● Péricles elogia a liberdade, a justiça ea democracia ateniense. Platão critica aanarquia.
  • 13. ● Liberdade é licença para se fazer o quese quer.● A igualdade é promiscuidade e injustiçaporque trata da mesma maneira osdesiguais.● A participação é demagogia. A correçãodos costumes é uma falsa aparência queencobre todo tipo de corrupção e vício.● A qualidade das leis não se conservaporque elas são mudadas a toda horasegundo os interesses dos poderosos eninguém as respeita.● A justiça é a indulgência contra todacontravenção.
  • 14. ● Reina a anomía (o desrespeito ao nomos -lei).Reina a anarquia ( a falta de comando)●● A política platônica seráantidemocrática.● Essas calamidades não são um acidente doregime democrático, mas estão contidas naessência da democracia.● Obras de Platão que tratam da Política: ARepública, O Político e As Leis.
  • 15. A CIDADE JUSTA● A questão proposta pela República é: oque é a justiça?● O diálogo, que transcorre entre Sócrates, dois irmãos de Platão (Glauco eAdimanto) e um comerciante, Polemarco, éinterrompido pelo aparecimento de váriosatenienses, que passam pela casa dePolemarco, e pela intervenção do sofistaTrasímaco.● Polemarco: a justiça é dar a cada um oque lhe é devido.● Polemarco pensa em dívidas que devem serpagas e mercadorias que devem serentregues.
  • 16. A CIDADE JUSTAPolemarco exprime o senso comum.●● Trasímaco afirma que a justiça é o poderdo mais forte.● Seja porque ele tem meios para dominar osmais fracos, seja porque os mais fracosencontram formas astuciosas para sefazerem mais fortes e dominar os maisfortes.● Glauco afirma que a justiça é praticadasomente porque os homens temem oscastigos e narra o Mito do Anel de Giges.
  • 17. A CIDADE JUSTA● O Mito do Anel de Giges.● Durante uma tempestade o pastor Giges serefugia numa caverna onde encontra um anel deouro.● Ele vai para a corte, onde os pastoresdevem prestar contas ao rei. Por acaso, elegira o anel no dedo e fica invisível.● Ele chega ao palácio, seduz a mulher do rei,usa o anel para ficar invisível e matar orei.● Toma o poder e passa a governar sem queninguém saiba que usou meios fraudulentos.● Conclui Glauco: não é preciso ser justo,basta parecer justo.
  • 18. A CIDADE JUSTA● Temos uma multiplicidade de imagens eopiniões sobre a justiça.● Os participantes passam a enumerar pessoasjustas e ingustas.● Mas Sócrates quer saber “o que é x?”● Conclui que a justiça ou virtude, nohomem,é o governo dos apetites e dacólera pela razão.● A cidade possui 3 classes sociais: aeconômica (agricultores, comerciantes eartesãos), a militar e a legislativa oudos amgistrados.
  • 19. A CIDADE JUSTA● Na democracia, todos os membros de todasas classes governam. Na aristocracia, osguerreiros ocupam a posição demagistrados; na monarquia, em geral um umguerreiro ou um rico agricultor oucomerciante acaba sendo o rei.● Para Platão isso mostra que as funçõesdas classes estão embaralhadas e por issoas cidades são injustas e mal governadas.● Classe econômica = sobrevivência dacidade, suprindo as necessidades básicasda vida.● Essa classe se caracteriza pelaconcupiscência – sede de riquezas e deprazeres.
  • 20. A CIDADE JUSTA● Se ela governar, a cidade vai estarvoltada ao acumulo de riquezas, para umavida de luxos e prazeres e para lutaseconômicas sem fim, aumentando o númerode miseráveis e reduzindo o número deabastados.● Classe militar = proteção da cidade.● Essa classe se caracteriza pela cólera epela temeridade, pelo gosto peloscombates, pela invenção de perigos parater o prazer de lutar e buscar fama eglória.
  • 21. A CIDADE JUSTA● Se ela governar, a cidade vai estar emguerras permanentes, tanto externasquanto internas.● Classe dos magistrados = dar as leis efazê-las cumprir pela cidade.● Essa classe se caracteriza pelo uso darazão, mas pode estar dominada pelasoutras duas, mais numerosas e dispondo deinstrumentos para controlar osmagistrados. A classe econômica oscontrola pela corrupção; a militar pelomedo.● Além disso, os magistrados não dispõem daciência política.
  • 22. A CIDADE JUSTA● Se a justiça (dike) só existe quando arazão (logos) governa, então a cidadedeve ser governada somente pelosmagistrados.● Mas há condições para isso: a Cidadedeve ocupar-se da educação de todas ascrianças para que elas tenham ascapacidades e os limites para atuardentro de cada classe social.● Educação das crianças: ginástica, dança,jogos, matemática, poesia épica. Aos 7anos seleção. Até os 50 anos, quandohaverá o exame final.
  • 23. A CIDADE JUSTA● As que passarem no exame final tornam-semagistrados e dirigentes políticos. Sãoos filósofos.● Conhecedores das idéias, portadores daciência política e da mais altaracionalidade, formam uma pequena eliteintelectual que governa a cidade segundoa Justiça (Dike)● O Estado perfeito possui quatrovirtudes. 1) temperança (econômica) 2)coragem (guerreiros) 3) prudência(filósofos)e a mais importante –resultado das outras 4) justiça.
  • 24. A CIDADE JUSTA● Estados injustos:1. timocracia (tymos = coragem, cólera),os militares usurpam o poder;2. plutocracia (ploutos =riqueza), aclasse econômica usurpa o poder. Ambassão oligarquias.● Os que não estão preparados para governartomam o poder pelo interesse próprio.Provocam uma revolta popular e ademocracia. Esta vira anarquia. Semgoverno, os cidadãos pedem ajuda aoshomens poderosos e temos a tirania.