Aquecimento
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aquecimento

on

  • 2,402 views

Projeto apresentado pelos alunos daE. M. Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara

Projeto apresentado pelos alunos daE. M. Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara

Statistics

Views

Total Views
2,402
Views on SlideShare
2,397
Embed Views
5

Actions

Likes
1
Downloads
73
Comments
0

1 Embed 5

http://cavalariribeiro.zip.net 5

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aquecimento Aquecimento Presentation Transcript

  • Aquecimento Global
  • E. M. Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara Professoras: Janete da S. Cavalari Ribeiro e Norma Lourdes de Deus Alunos do 9º Ano A: Francielly Lopes de Lima; Jeferson Martins de Souza; Jussara Fernandes Xavier; Maria Tasyane Lopes Julião; Rodrigo Ribeiro Carreiro; Talita Esmério Utuário
  • O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos.
  • As propostas que tem sido utilizadas para explicar o aquecimento global estão relacionadas a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem). O aquecimento global resulta da emissão de gases como o vapor de água, óxido nítrico, metano e dióxido de carbono. Embora representem menos de 1% da atmosfera terrestre, estes gases têm um papel vital, uma vez que são responsáveis pela retenção do calor solar. No entanto, quando emitidos em excesso, podem conduzir à subida do nível médio das águas, à submersão de determinadas zonas costeiras e ao desaparecimento de certas espécies animais. Além disso, o aquecimento global pode originar ondas de calor e incêndios mais freqüentes e intensos.
  • Conseqüências do aquecimento global - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas; - Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas.
  • Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas; - Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
  • Variação de temperatura na Terra de 1860 até 2004
  • Vista panorâmica de região montanhosa do Alaska, em 1941. Em 2004, o mesmo ponto do Alaska apresenta uma paisagem muito diferente: o piso de gelo transformou-se em lago. Parque Glacial Nacional dos Estados Unidos, em 1932 Após 56 anos, já é possível perceber a diminuição na quantidade de gelo no mesmo ponto do Parque Glacial Nacional. Antes Depois Antes Depois
  • UM DOS ANOS MAIS QUENTES Em 2005, a temperatura média do planeta Terra foi a mais alta dos últimos 100 anos. Essa estatística mostra o aquecimento global em ação
  • Faça sua parte para evitar o Aquecimento Global Use lâmpadas fluoerescentes ao invés das incandescentes. Deixe o carro em casa sempre que puder e use transporte público, vá a pé ou de bicicleta. Recicle lixo. Plante árvores. Muitas árvores. Elas absorvem o CO 2 do ar reduzindo o efeito estufa. Pare de comer carne, pois só se pode criar pastagens desmatando grandes áreas verdes, pois o processo digestivo do gado, emite gases (flatulência) que contribuem para o efeito estufa. Busque ser cada vez menos dependente direta ou indiretamente de petróleo.