O que atrai as mulheres no Twitter Pesquisa Sophia Mind

1,354 views
1,310 views

Published on

Consolidação de uma pesquisa realizada pela Sophia Mind sobre como as mulheres utilizam o Twitter. Referência para minha pesquisa de mestrado.

Published in: Business, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,354
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O que atrai as mulheres no Twitter Pesquisa Sophia Mind

  1. 1. Porque as mulheres seguem empresas no Twitter?
  2. 2. MetodologiaEntrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet viaquestionário online.A pesquisa foi realizada com 737 mulheres com idade entre 18 e 60anos.Data entrevistas: Julho de 2010
  3. 3. ContextualizaçãoNas pesquisas “Consumo de Mídia” e “Uso de Redes Sociais”, realizada emoutubro e novembro de 2009 pela Sophia Mind, analisou-se ocomportamento das mulheres brasileiras com acesso à internet em relaçãoao consumo de mídias:- Elas gastam, em média, 77 horas por semana usufruindo de diversos tiposde mídias. Destas, 39 horas são dedicadas a atividades online e 21 horas àTV;- Mulheres são multimídias, 44% dividem seu tempo entre 5 ou 6 mídias e26% utilizam mais de 7 mídias na mesma semana;- 93% das mulheres com acesso à internet costumam utilizar algum tipo demídia social.
  4. 4. ContextualizaçãoAs mensagens instantâneas e os sites de relacionamento são as mídias sociaismais utilizadas (73% das usuárias de internet). Em seguida estão os sites ecompartilhamento de fotos, blogs e fóruns.O Orkut é o site de relacionamento com mais cadastros entre as usuárias demídias sociais. O Sonico e o Facebook se igualam na segunda posição.Entre as redes com conteúdo específico, destaca-se o MySpace (música) com14% das entrevistadas, o Flickr (foto) com 5% e o LinkedIn (profissional) com2%. Orkut 75% Sonico 22% Twitter 21% Facebook 21% MySpace 14% Hi5 13% Flickr 5% LinkedIn 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80%O microblog Twitter é utilizado por 21% das usuárias de mídias sociais. Estenúmero cresce a cada mensuração de audiência.
  5. 5. TwitterA elevada penetração do Twitter e o alto nível de utilização das usuáriastransformou o microblog em uma importante ferramenta de marketingpara as empresas.Mas o que as usuárias acham da utilização da ferramenta por empresas?Esta pesquisa tem o objetivo de verificar se as mulheres usuárias doTwitter seguem empresas e as principais razões.
  6. 6. TwitterAntes de analisar diretamente a relação mulheres e empresas no Twitter,analisa-se características de acesso da ferramenta. Com que frequência você acessa o Twitter atualmente? Mais de uma vez por dia 26% Um vez por dia 13% Aproximadamente 5 vezes por semana 5% Aproximadamente 3 ou 4 vezes por semana 5% Aproximadamente 1 ou 2 vezes por semana 13% Menos de 1 vez por semana 37%39% das usuárias acessam o twitter, pelo menos, 1 vez por dia. De onde acessa o Twitter normalmente? 86% 7% 5% 2% Diretamente do Outras ferramentas Aplicativo do Outras formas de site do Twitter no computador celular acesso86% das usuárias de twitter o fazem diretamente pelo website do Twitter,sendo a utilização de outras ferramentas (como o Hootsuite ou TweetDeck)e do acesso via mobile pequenos.
  7. 7. Twitter Que tipo de contatos você segue no Twitter? Amigos 77% Artistas / apresentadores / humoristas / cantores 55% Empresas / marcas 47% Familiares 45% Sites ou blogs com conteúdo interessante 42% Personalidades 41% Sites de notícias 35% Programas de TV ou rádio 34% Contatos profissionais 26% Políticos 15% ONGs 12% Entidades públicas (prefeitura, ministérios, etc.) 12% Outros 3%77% das usuárias do Twitter seguem amigos e conhecidos. Este é o principalgrupo de contato na ferramenta.Pessoas públicas como artistas, apresentadores, humoristas e cantores sãoseguidos por 55% das usuárias.As empresas / marcas também formam grupo de extrema relevânciapara as mulheres. 47% delas seguem, pelo menos, uma empresa oumarca de produto.
  8. 8. TwitterA principal razão para as usuárias do Twitter no Brasil seguirem asempresas são as promoções no próprio Twitter.O mesmo percentual de mulheres seguem as empresas pelas promoções deprodutos ou serviços ou pelo conteúdo que as empresas enviam.Os números mostram a importância do conteúdo interessante e relevantepara as usuárias.Outro motivo que as mulheres se importam é o relacionamento com aempresa / marca. Por que motivos você segue empresas ou marcas no twitter? Promoções no Twitter 40% Enviam conteúdo e notícias interessantes 36% Promoções de preços de produtos e serviços 35% Relacionamento com empresas que já sou cliente 27% Busca de informações sobre produtos e serviços da empresa / marca 26% Dicas de como usar os produtos e serviços 24% Mostrar que uso ou sou cliente da empresa / marca 15%
  9. 9. TwitterA via de mão dupla que o Twitter permite, aproximando empresas eclientes / prospects, é valorizada pelas mulheres que usam aferramenta.Para 83% delas, as empresas devem se comunicar, respondendo tweets eseguindo seus followers, além de postarem promoções, conteúdos e dicasde uso de seus produtos e serviços.O uso do Twitter apenas para divulgação de produtos (sem relacionamento)ou apenas para monitorar o que estão falando da empresa não é atrativopara as mulheres. Quando você segue uma empresa no Twitter, espera que... a marca se relacione com os clientes, os seguindo e respondendo seus comentários. 83% a marca só tw eet e não se comunique com outros usuários. 8% a marca só responde as dúvidas e questionamentos dos clientes. 6% Outras formas de participação no Tw itter. 2% a marca só divulgue seus produtos e não se relacione com clientes. 1% a marca não tw eet nada e só monitore o que falam dela.
  10. 10. TwitterEmpresas mencionadas na pesquisa como empresas / marcas que asmulheres gostam de seguir:SubmarinoSaraivaNaturaNestleGNT
  11. 11. ConclusõesO Twitter tem sido, cada vez mais, usado pelas empresas como canal dedivulgação, venda e relacionamento com clientes e prospects. Porém, aodisponibilizar este canal ao público, as empresas precisam estar preparadas. Asmulheres valorizam a interação entre elas e as marcas e não se contentam emserem passivas ao conteúdo disponibilizado pelas marcas.As mulheres gostam de ouvir e serem ouvidas. Elas levam esse desejo para o seumundo digital e para o Twitter.Uma pesquisa da Lucid Marketing* revelou que as mães americanas valorizam maiso conteúdo enviado pelas empresas e marcas no Twitter do que qualquer outracoisa. No Brasil, esta pesquisa mostra que as promoções são o principal chamarizpara uma mulher seguir determinada empresa ou marca. O conteúdo também érelevante.Especialista divugaram algumas dicas importantes no portal do Proxxima **, quedevem ser observadas pelas empresas que pretendem se aventurar no contato comseus clientes no Twitter:- Comece a seguir seus clientes e, assim, ser seguidos por eles;- Atualize seu perfil com novidades sobre os produtos e crie campanhas dedivulgação por meio dessa ferramenta;- Monitore o que as pessoas falam sobre sua empresa no Twitter;- Muitas empresas já utilizam o Twitter como Serviço de Atendimento ao Cliente.Considere isso como forma de oferecer uma rápida resposta ao seu cliente;* http://www.sophiamind.com/noticias/para-as-maes-o-conteudo-e-a-melhor-promocao/** http://www.proxxima.com.br/portal/noticia/Dicas_para_sua_empresa_estrear_nas_redes_sociais

×