Your SlideShare is downloading. ×
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Material produção textual padrão   aulas 1 e 2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Material produção textual padrão aulas 1 e 2

777

Published on

Material das aulas 1 e 2 do curso Produção Textual e o uso da Tecnologia - Formadora: Jacqueline Xavier …

Material das aulas 1 e 2 do curso Produção Textual e o uso da Tecnologia - Formadora: Jacqueline Xavier
Núcleo de Tecnologia Municipal de Cabo frio

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
777
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ProduçãoTextualeousoda Tecnologia
  • 2. APRESENTAÇÃOProduçãoTextualeousoda Tecnologia Prefeitura Municipal de Cabo Frio Secretaria Municipal de Educação Departamento de Formação Continuada Centro de Estudos Natália Caldonazzi Divisão de Informática Educativa Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Produção Textual e o uso da Tecnologia Material elaborado por: Jacqueline Xavier Referências para a elaboração do material: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs Contatos: jacquexgomes_02@hotmail.com
  • 3. LICENCIAMENTO Este material está registrado sob as leis da Creative Commons (www.creativecomons.org.br) nos termos da Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR). Você tem a liberdade de: • Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra. • Remixar — criar obras derivadas. Sob as seguintes condições: • Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra). • Uso não comercial — Você não pode usar esta obra para fins comerciais. • Compartilhamento pela mesma licença Ficando claro que: • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença. • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença: • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis; • Os direitos morais do autor; • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais comodireitos de imagem ou privacidade. Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. ProduçãoTextualeousoda Tecnologia
  • 4. EMENTAProduçãoTextualeousoda Tecnologia UNIDADE I – SUPORTE TEÓRICO • Dificuldades na Aquisição da escrita e da leitura - Causas prováveis; • Mapas conceituais; • Suporte teórico, metodológico e instrumental aos professores para a incorporação das TICs no currículo escolar; UNIDADE II – PRÁTICAS TECNOLÓGICAS • Estimular os professores para o uso de mídias e tecnologias da informática em seu dia-a- dia; tais como: editor de texto, editor de planilha, editor de apresentação, jogo on line, jogos off line, jogos do Linux Educacional, possibilidades com o uso de mídias audiovisuais e softwares em geral (Histórias em Quadrinhos - HQ , Hot potatos) etc. • Conhecer as redes de comunicação e compreender suas várias faces e seu funcionamento; • Aplicar os recursos analisando as possibilidades de utilização através de atividades diversificadas, tais como: Livrinhos coletivos com arte francesa, livro digital, recontos, etc Avaliação: Através de elaboração e produção de atividades, frequência e disposição em atender as solicitações do formador.
  • 5. I -Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia E AGORA?
  • 6. I -Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia CRIANÇA FAMÍLIA REAÇÕES CONSEQUÊNCIAS FRACASSO
  • 7. I -Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia LEITURA COMPLEMENTAR Entende-se por dificuldade de aprendizagem a incapacidade apresentada por alguns indivíduos diante de situações novas, desencadeadas por diversos fatores. As dificuldades de aprendizagem não são uma exceção no sistema educacional. O insucesso da criança, muitas vezes rotulado de dislexia, é também o resultado de outros insucessos sociais, políticos, culturais, educacionais pedagógicos, entre outros. Considerar as dificuldades de aprendizagem um problema estritamente da criança é ignorar os reflexos das dificuldades de ensino. Embora as dificuldades de aprendizagem sejam causadas por uma diversidade de fatores, a extensão em que as crianças são afetadas por eles frequentemente é decidida pelo ambiente no qual vivem. As condições em casa e na escola, na verdade, podem fazer a diferença entre uma leve deficiência e um problema verdadeiramente incapacitante. O ambiente doméstico e escolar da criança afeta seu desenvolvimento intelectual e seu potencial para aprendizagem.
  • 8. I - Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia Garcia ( 1998 ) afirma que por muitos e muitos anos, supôs-se que todos os estudantes com dificuldades de aprendizagem haviam experienciado alguma espécie de dano cerebral. Segundo este mesmo autor, atualmente a maioria das crianças com dificuldades de aprendizagem não tem uma história de lesão cerebral. Mesmo quando a possuem, nem sempre é certo que esta é a fonte de suas dificuldades escolares. Podemos então notar, que as lesões cerebrais não são as únicas responsáveis pela dificuldade de aprendizagem. Existem outros fatores que justificam as queixas escolares, assim como, problemas familiares, emocionais, escolas superlotadas e mal equipadas, professores desmotivados entre outros. No passado, ler era decifrar códigos, atualmente este conceito ultrapassado mudou e a leitura passou a ser vista como um processo de interação entre autor-texto-leitor. A concepção de leitura que consta nos Parâmetros Curriculares do ensino fundamental diz que:
  • 9. I - Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre linguagem, etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata- se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas. (1998, p.69)
  • 10. I - Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia TAREFA Leia a afirmação abaixo: “As dificuldades de aprendizagem não são uma exceção no sistema educacional. O insucesso da criança, muitas vezes rotulado de dislexia, é também o resultado de outros insucessos sociais, políticos, culturais, educacionais pedagógicos, entre outros.” • Você concorda com esta afirmação? Por que? • Pense a respeito e construa um Mapa Conceitual com palavras chaves, pensando nas figuras que observamos e nos exemplos citados.
  • 11. I - Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia Exemplos de Mapas Conceituais?
  • 12. I - Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia Exemplos de Mapas Conceituais
  • 13. I - Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia Como fazer Mapas Conceituais?
  • 14. I - Dificuldades na Aquisição da Leitura – Causas ProváveisProduçãoTextualeousoda Tecnologia Agora, mãos à obra: Assista ao tutorial abaixo e depois construa você mesmo: • http://www.youtube.com/watch?v=FGcbcIM1vos Agora que você já montou o seu Mapa Conceitual, comece a pensar como podemos desenvolver a produção de textos com nossos alunos usando o mesmo. ATENÇÃO Todo material que produzirmos iremos postar em um blog que será montado nas próximas aulas. Por isso, salve tudo com você, ok?
  • 15. II - Suporte teórico, metodológico e instrumental aos professores para a incorporação das TICs no currículo escolar; ProduçãoTextualeouso daTecnologia Entrevista com Léa Fagundes sobre a inclusão digital. Pioneira no uso da informática educacional no Brasil, Léa Fagundes cobra políticas públicas para o setor e defende a ajuda mútua entre professores e alunos • Vídeo da Léa Fagundes Laboratório na Prática (Sistemas de significação na era digital). • Entrevista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/politicas- publicas/planejamento-e-financiamento/podemos-vencer- exclusao-digital-425469.shtml
  • 16. ProduçãoTextualeouso daTecnologia III - O uso de mídias e tecnologias da informática no dia-a-dia: Possibilidades com o uso do Editor de Texto; Possibilidades com o uso do Editor de Planilha; Possibilidades com o uso do Editor de Apresentação; Possibilidades com o uso de jogos on line Possibilidades com o uso de jogos off line Possibilidades com o uso de jogos do Linux Educacional Possibilidades com o uso de mídias audiovisuais Softwares em geral - Histórias em Quadrinhos ( HQ ), Hot potatos. etc.

×