Mentoring program. jfr

1,144 views

Published on

Lions Mentoring Program, em português, para que os Lions do DM115, possam usufruir desta excelente ferramenta de formação.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,144
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
418
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • 1- Bem vindos à apresentação sobre o Lions Mentoring Program. 2- O LCI lançou este programa em 2002, como objectivo de “ ajudar a geração actual a desenvolver a futura geração de líderes “. Hoje vamos ver a versão 2012, deste programa. 3- A origem do Mentoring é muito antiga, deriva da palavra MENTOR e entre muitas citações aparece mencionada no poema épico ODISSEIA, de Homero, como o nome de um sábio. 4- Ao pretender ir para o campo de batalha, na guerra de Troia, Ulisses constacta que seu filho Telemacus, não está preparado para o substituir como rei, recorre então ao sábio Mentor, que aceita fazer de Tutor de Telemacus, enquanto Ulisses estiver ausente. 5- O MENTORING é hoje, mundialmente reconhecido, como uma ferramenta para o desenvolvimento de pessoas através da ……..
  • Para os Lions, o Programa de Mentoring realiza-se através de um Duo ou Par de CL’s em que um deles, Senior e sabedor, fará de Mentor e o outro, Novo sócio ou não, fará de Aprendiz ou Pupilo.
  • 1 - O LCI acredita, e nós também, que o Programa Mentoring facilita a Partilha e a Aprendizagem de conhecimentos lionísticos 2- É uma excelente ferramenta para melhor Qualificar, Envolver e Motivar os CL’s para o Serviço do lionístico 3- E, obviamente, Preparar melhor o futuro.
  • 1- O nosso Programa de Mentoring é constituido por Duas Partes, cada uma delas com 2 níveis.
  • 1- No Programa um CL pode ser, em simultaneo, Mentor do programa Básico e Pupilo no programa Avançado. 2- O CL Mentor e o CL Pupilo, devem estabelecer um Plano de Trabalho, com Metas / Objectivos a alcançar, em cada um dos níveis, bem como as datas de conclusão.
  • O Programa Básico de Mentoring dos Lions, foca-se nas Responsabilidades de ser Lion e na Construção de relações de companheirismo.
  • 1 - O Programa Básico de Mentoring é uma extensão do Programa de Orientação de sócios . Como tal, ao fim de 3 meses, todos os Pupilos Lions devem conhecer : O seu Clube O seu distrito e o distrito múltiplo O Lions Clubs International E terem interiorizado os deveres e compromissos de ser Lion, nomeadamente a Assiduidade e a Participação nas reuniões e actividades de Serviço.
  • De acordo com o Nível 1 do Programa Básico de Mentoring, o Pupilo deve ainda: Conhecer a Missão, os Objectivos e o Código de Ética dos Lions. Conhecer os Estatutos e os Regulamentos do clube. Conhecer a História do LCI, do Distrito e do Clube . Conhecer o Plano de Actividades do clube. Conhecer os Sites, Blogs e outros recursos de acesso à informação / formação lionística. .
  • No Nível 2 do Programa Básico de Mentoring o Pupilo deve completar os seguintes Objectivos: Assistir a uma reunião da direcção do clube. Participar numa actividade de serviço do clube. Se assíduo às reuniões do clube Visitar outro clube. Assitir a uma reunião de divisão, região, districto, districto múltiplo ou convenção e elaborar um relatório para o clube. É recomendável que todas as tarefas, dos níveis 1 e 2, sejam cumpridas num período de 6 meses. Compete ao Mentor assegurar-se de que o seu Pupilo está confortável com o Plano de Trabalho / Objectivos e tarefas e os pode completar.
  • Concluido o Programa Básico de Mentoring – Lions, sobre Responsabilidades de ser Lion e a Construção Relacionamentos e Laços de Companheirismo, ambos os participantes; Mentor e Pupilo, recebem do LCI, o Certificado e Pin de conclusão do Programa,
  • O Programa Avançado de Mentoring – Lions, foca-se nos Resultados a atingir e na Reprodução dos conhecimentos aquiridos .
  • No Programa Avançado de Mentoring dos Lions o pupilo deve: 1-Compreender as metas/ objectivos e actividades do clube . O Pupilo deve saber responder a perguntas do Mentor tais como: “ Quantas pessoas beneficiam, por ano, das actividades do clube ? “ e “ Quais são as necessidades da comunidade ? “ 2- Compreender as funções e tarefas das comissões/ equipas do clube e dos seus membros . O Pupilo deve saber responder a perguntas do Mentor tais como: “ Quais são as suas funções e tarefas na comissão/ equipa ? “ e “ Quais são as metas / objectivos / acções da tua comissão , para este ano ? “ 3- O Lion Mentor deve orientar o Lion Pupilo ne execução de algumas tarefas tais como; Membro de uma comissão de serviço e Liderança de pelo menos, uma actividade . 4- O Pupilo deve ser capaz de desenvolver um projecto de actividade Todos os Lions ( sejam eles novos sócios ou sócios com muitos anos de serviço ) devem ser capazes de completar este nível do Programa Avançado de Mentoring – Lions, no período de um ano.
  • Com o nível 4 e último do Programa de Mentoring, pretende-se que o Pupilo fique convenientemente preparado para o desempenho de funções de liderança ao nível do clube e continuar, se assim o entender, a sua carreira lionística no desempenho de funções ao nível do Distrito, nomeadamente como Assessor e Presidente de Divisão. Para isso é importante: ------
  • Uma vez completo o Programa Avançado de Mentoring - Lions, Mentor e Pupilo, são reconhecidos pelo LCI com os respectivos Certificados e Pin’s de lapela.
  • Para efeito de planeamento podemos resumir: Entre 6 meses a 1 ano, para os níveis 1 e 2 Um ano para o nível 3 A partir do 2º ano de Lion, um CL que tenha realizado os 3 primeiros níveis do Programa de Mentoring poderá estar qualificado para o desempenho das funções de Presidente do clube. E, no final do nível 4 ( com 3 anos de Lion ) poderá estar qualificado para funções no Distrito.
  • O LCI acredita que este Programa é uma excelente ferramenta para ajudar os Lions a : Partilhar conhecimentos com novos sócios. Aprender mais sobre os Lions. E a estarem melhor preparados para optarem por um caminho da liderança, nos seus clubes e distritos. Com benefícios para todos.
  • Como já foi dito, qualquer Lion pode participar, quer como pupilo, quer como mentor, começando por manifestar esse interesse ao presidente do seu clube , que pode então ajudar a encontar um mentor ou um pupilo no próprio clube.
  • O CL talvez deseje ser um pupilo no programa caso: Seja Lion há menos de um ano ( condição para iniciar o programa básico ). O CL seja Lion há vários anos, mas pretenda aprofundar os seus conhecimentos sobre o seu clube e lionísticos, em geral. Como pupilo um CL deve : Ter um forte desejo de participar no programa Aceitar formação e orientação através de um mentor Tomar acções com base na informação e dos conhecimentos recebidos
  • O CL talvez deseje participar como mentor , caso seja um Lion com vários anos de experiência, nomeadamente: Tenha sido presidente, membro da dirceção do clube, liderado actividades de serviço do clube , etc. Interesse em partilhar o seu conhecimento com outro Lion. Fará parte das funções do mentor: Orientar Apoiar Motivar Dar assistência
  • O CL pode participar como pupilo em qualquer altura da sua carreira como Lion. O requisito chave para ser pupilo é: O CL querer aprender ou mudar algo sobre o seu clube .
  • Qualquer CL pode participar, como mentor, em qualquer altura da sua carreira lionística . O requisito chave para ser um CL mentor é: O CL possuir conhecimentos, lionísticos, que pretende partilhar com outro companheiro do seu clube e estar interessado no desenvolvimento do seu clube .
  • Qual o nível do Program de Mentoring Lions, devo escolher : Básico ou o Avançado ? O nível a escolher depende dos conhecimentos que o CL tem e os conhecimentos que pretende adquirir. Por exemplo; Tem o CL experiência na realização de actividades de serviço e recolha de fundos, no seu clube ? Está o CL disponível para transmitir essa experiência a alguem, no seu clube ? Neste caso talvez o CL deseje ser um mentor ou um pupilo no Programa Básico de Mentoring.
  • Pretende o CL participar numa comissão do clube ? Pode o CL ensinar alguem de como participar numa comissão ? Neste caso talvez o CL pretenda ser um mentor ou um Pupilo no Programa Avançado de Mentoring Lions
  • O CL pode controlar o seu próprio progresso, em qualquer um dos níveis do Programa de Mentoring, listando as realizações / acções e planeando a forma de progredir, usando para o efeito os impressos recomendados pelo LCI
  • Os CL’s podem encontrar os Guias Básico e Avançado, do Programa, na Web escrevendo na caixa de procura: Lions Mentoring Program Os CL’s podem também encomendar os materiais do programa através do LCI , mas são encorajados a recorrer á Web.
  • O Lion pretende que todos os CL’s sejam bons líderes independentemente das funções que pretendam desempenhar : Presidir a uma comissão. Presidir a um clube, distrito ou ser um director internacional. Ou, simplemente, sugerir um novo clube e / ou núcleo. O Programa de Mentoring pode ajudar o CL a progredir no Lionísmo : Facilitando-lhe que aprenda e / ou ensine . Adicionando credenciais ao seu curriculum Lionístico.
  • Fale com o presidente do seu clube e expresse-lhe a sua vontade.
  • Estou à vossa disposição para fazerem as perguntas que entenderem sobre o Programa de Mentoring que acabamos de ver. Nota do Facilitador: Se na assistencia houver alguem , com alguma experiencia de sucesso nos 4 níveis anteriores do Programa de Mentoring, agradeço que partilhe com a assistência.
  • Obrigado por terem vindo !...
  • Mentoring program. jfr

    1. 1. O QUE É O MENTORI NG ? Partilha do saber de experiência feito, com a vontade de aprender
    2. 2. The Li ons Mentori ng Program UM DUO Só cio SENIOR ( Mentor ) + “ O verdadeiro líder é aquele que é capaz de desenvolver as pessoas, a um nível tal, que estas o possam ultrapassar em conhecimentos e capacidades “
    3. 3. PORQUÊ MENTORI NG ?PartilharAprenderQualificarEstar envolvido
    4. 4. The Lions Mentoring Program 2 Partes: 4 níveis Parte 1 . Programa Bás i co d e Mentori ng Ní vel 1 - res pons abi l i d ad es Ní vel 2 – rel aci onamentos Parte 2. Programa A çad o d e M van entori ng Ní vel 3 - res ul tad os Ní vel 4 - reprod u ção
    5. 5. The Lions Mentoring Program • Um CL pode, em simultâneo, fazer de Mentor no programa Básico e de Pupilo no programa Avançado. • Cada nível do programa tem metas específicas que devem ser alcançadas durante um período de tempo pré – definido.LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    6. 6. Programa BÁSI CO d e Mentori ng - Responsabi li dades - Relaci onamentos
    7. 7. Programa Básico de Mentoring RESPONSABILIDADES E RELACIONAMENTOS • Clube • Distrito e Distrito Múltiplo • Lions Clubs InternationalLIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    8. 8. Programa Básico de Mentoring Nível 1 - RESPONSABILIDADES - Orientaç ão • Missão, Objectivos e Código de Ética • Estatutos e regulamentos do clube • História LCI, Distrito e do Clube • Plano actividades do clube • Sites, blogs e outros recursos de acesso à informação / formação lionística.LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    9. 9. Programa Básico de Mentoring Nivel 2 - RELACIONAMENTOS – Interacç ão • Assistir a uma reunião da direcção • Participar numa actividade de serviço • Ser assíduo às reuniões mensais • Visitar outro clube • Assistir a uma convenção ou reunião de divisão • Fazer um relatório para o clube.LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    10. 10. Programa Bá sico de Mentoring - Lions Reconhecimentos .
    11. 11. Programa A çad o van de Mentori ng - Resultados - Reprodução
    12. 12. Programa Avançado de Mentoring Nível 3 - RESULTADO – maior envolvimento• Compreender metas/objectivos e actividades do clube• Compreender as funções das comissões e dirigentes• Executar satisfatóriamente tarefas delegadas.• Desenvolver e liderar um projecto de actividadeLIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    13. 13. Programa Avançado de Mentoring Nível 4 - REPRODUÇÃO – dirigir • Presidir à direcção do clube • Obter a “membership Key “ • Participar numa extensão • Assitir a um Forum ou Convenção • Ser reconhecido com um LíderLIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    14. 14. Programa Avançado de Mentoring - Lions ReconhecimentosLIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    15. 15. The Lions Mentoring Program - Resumo
    16. 16. The Lions Mentoring Program Perguntas Frequentes s obre o Programa
    17. 17. Porquê mentoring? • O CL quer partilhar saberesPorquê com um novo sócio ?Mentoring? • O CL quer aprender mais acerca dos Lions? • O CL pretende vir a ser um dirigente do seu clube ou no distrito ?LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    18. 18. Como participar no Programa : Mentor ou Pupilo ?. Analise com o Presidente do seu clubeLIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    19. 19. Mentor ou Pupilo ? Pupilo: • CL que tem um forte desejo de aprender e fazer parte do programa • CL que está disponível para aceitar treino e orientação através de um mentor • CL que actua em conformidade com a nova informação recebida.LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    20. 20. Mentor ou Pupilo ? Mentor • CL interessado no desenvovimento de outro membro do clube • CL que oferece encorajamento, suporte, orientação e ajuda na tomada de decisões. Nota: Qualquer Lion pode ser um mentor, não tem de ser o “padrinho”.LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    21. 21. Como se tornar um PupiloUm Lion pode, em qualqueraltura, iniciar a preparaçãoda sua carreira Lionística Novo Lion Lion com > 3 anos de servico Lion com > 5 anos de servico Tem algo que pretenda melhorar no seu clube e/ou distrito ?LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    22. 22. Como se tornar-se um MentorGostaria de partilhar o seu conhecimentoLionístico com outro companheiro. ? Lion com > 5 anos de servico Lion com >10 anos de servico Lion com > 30 anos de servico Gostaria de partilhar o seu conhecimento Lionístico com outro companheiro. ?LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    23. 23. A que nível pertenço ?Basico• Conhece bem as actividades de serviço e companheirismo do seu clube ?• Gostava de ajudar algum CL a melhor conhecer essas actividades do seu clube?LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    24. 24. A que nível pertenço ?Avançado:• Pretendes integrar uma comissão ou a direcção do clube ?• Podes ensinar algum CL a participar numa comissão ?LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    25. 25. Perguntas FrequentesComo controlo omeu progresso no Existem documentosLions Mentoring de planeamento eProgram? resultados que podem ser usados em ambos os programas. Básico e avançado.LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    26. 26. Perguntas FrequentesComo / onde posso Para encontrar aencontrar o material documentação dospara o Lions programas Básico eMentoring Program Avançado na Web,na Web? escreva na caixa de procura: “Lions Mentoring Program”LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    27. 27. The Lions Mentoring Program Seja um líder dos Lions !LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    28. 28. Perguntas Frequentes Comece já a participar no Lions Mentoring Program ! Dê o primeiro passo: Fale com o presidente do seu clube e expresse-lhe o desejo de ser um Mentor ou um Pupilo,LIONS CLUBS INTERNATIONAL Lions Mentoring Program
    29. 29. The Lions Mentoring Program Perguntas ?
    30. 30. The Lions Mentoring ProgramObri gad o por terem vi nd o !

    ×