Your SlideShare is downloading. ×
0
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Tecnologia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Tecnologia

265

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
265
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDOCOM AS TIC PORTIFÓLIO ALESSANDRO CASTRO
  • 2. UNIDADE 1TECNOLOGIAS DEINFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO NAEDUCAÇÃO
  • 3. NÃO SÓ FACILITAM A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR /ALUNO, MAS TAMBÉM FAZ COM QUE O PROFESSOR SEJAUM PESQUISADOR. AS TECNOLOGIAS ABREM AS PORTAS ENOS DIAS ATUAIS COM A TECNOLOGIA OS ALUNOSINTERAGEM COM O MUNDO MAIS FACILMENTE. AOPORTUNIDADE QUE O ALUNO TEM COM O USO DETECNOLOGIAS, FAZ OS DIAS DE HOJE EM DISTINTOSRAMOS DE ATIVIDADES, COLOCA-NOS DIANTE DEVERTIGINOSAS MUDANÇAS NA CULTURA, NA SOCIEDADE,NA ECONOMIA, NA EDUCAÇÃO E, EM ESPECIAL, PERANTEOS CONHECIMENTOS QUE PRECISAMOS INCORPORAR ELIDAR EM SALA DE AULA. ISSO EXIGE DE NÓS,EDUCADORES, A CONSTANTE BUSCA DE APRENDIZADO,PRODUÇÃO E GESTÃO DE CONHECIMENTOS E, TAMBÉM, ODESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES MODOS DE BUSCARINFORMAÇÕES ATUALIZADAS, DE NOS COMUNICAR, DEENSINAR E CRIAR MELHORES CONDIÇÕES DEAPRENDIZAGEM PARA NOSSOS ALUNOS. ESSA É A MARCADOS NOVOS TEMPOS! O PROFESSOR DOS DIAS ATUAISDEIXA DER O DONO DA VERDADE E SE VÊ OBRIGADO A SERPESQUISADOR, POIS, AS TECNOLOGIAS PERMITEM AOSALUNOS UMA BUSCA AVANÇADA DE CONHECIMENTO.
  • 4. NOME DA ESCOLA: EMEIF PALMITINHOPROFESSOR: ALESSANDRO CASTROTURMA: 7ª SÉRIEDURAÇÃO DA ATIVIDADE: 50 MINUTOSDATA DA APLICAÇÃO: CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA; ANOREXIA. 2- TECNOLOGIA UTILIZADA: TV,DVD.  3-OBJETIVO: SENSIBILIZAR OS ALUNOS SOBRE ANOREXIA (UMA DOENÇASILENCIOSA). 4- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: PROPOR AOS ALUNOS ASSISTIR AOFILME: "UMA DOENÇA SILENCIOSA": LIÇÃO DE COMO ENFRENTAR OPROBLEMA. APÓS A EXIBIÇÃO DO FILME FOI REALIZADA UMA CONVERSA COMOS ALUNOS SOBRE O FILME E A NECESSIDADE DE FALAR SOBRE O ASSUNTOCOM PAIS, IRMÃOS, FAMILIARES E AMIGOS.O PROFESSOR DE CIÊNCIA FICOU MUITO SURPRESO COM RELATOS DOSALUNOS SOBRE O ASSUNTO.AVALIAÇÃO : AO FINAL DA AULA OS ALUNOS RELATARAM SOBRE ADIFERENÇA ENTRE DOENÇAS QUE MATAM SILENCIOSAMENTE AS VEZES ATÉMESMO POR FALTA DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO. OS ALUNOSGOSTARAM MUITO DAS ATIVIDADES E ISSO DEVERIA SER INFORMADO PARATODAS AS PESSOAS, SÓ ASSIM O ÍNDICE DA DOENÇA DIMINUIRIA
  • 5. EMEIEF PALMITINHO – USO DA TV E DVDAPÓS AULA EXPOSITIVA DE CIÊNCIAS, OSALUNOS ASSISTIRAM UM DOCUMENTÁRIO NOQUAL FOI USADO UMA TV E DVD DA TVESCOLA VOL. 05: (GERAÇÃO SAÚDE)OBJETIVOS:APRESENTAR UMA AULA USANDO UMA TICANOREXIA – UMA DOENÇA SILENCIOSAO USO DA TV E DVD POSSIBILITOU AOSALUNOS UMA COMPREENSÃO MELHOR DOCONTEÚDO ABORDADO. ATRAVÉS DAS TICSOS ALUNOS FICAM MAIS ATENTOS, E ACIMADE TUDO A VISÃO COM IMAGENS, ÁUDIOPERMITEM UM APRENDIZADO MAISCOMPLETO.
  • 6. UNIDADE 2INTERNET, HIPERTEXTO,HIPERMÍDIA
  • 7.  APÓS PESQUISA NO PORTAL SITE DO MEC PORTALDO PROFESSOR, TIVE A IMPRESSÃO DE QUE SÃOMUITAS AS OPÇÕES E VOCÊ PRECISA SEDIRECIONAR A UM TEMA A SER PESQUISADO OUENTÃO FICARÁ PERDIDO POR TER TANTASOPÇÕES, CLARO QUE ESTA POSSIBILIDADE DE TERUM SITE QUASE COMPLETO PARA O PROFESSORPRECISA SER COMUNICADO A OUTROS. APESAR DESER UM SITE MUITO IMPORTANTE A MAIORIA DOSPROFESSORES AINDA NÃO O CONHECE.A NAVEGAÇÃO PERMITE-NOS VOLTAR A ALGUNSPONTOS E FOI MUITO BACANA FAZER ESTARETROSPECTIVA. ESTA NAVEGAÇÃO FOI MUITOIMPORTANTE, POIS, PERCEBI QUE ATRAVÉS DESTESITA PODEMOS TER INFORMAÇÕES VALIOSÍSSIMASCOMO OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA,CAMPANHA CONTRA O CRACK, PROGRAMACIÊNCIA SEM FRONTEIRA E OUTRAS...
  • 8. FERRAMENTA IMPORTANTE PARA USO E AUXÍLIO DOPROFESSOR A INTERNET.ATRAVÉS DA MESMA TIVEMOS GRANDES DESAFIOS,CLARO QUE ELA PERMITE QUE ENTRAMOS NUMESPAÇO VIRTUAL E USUFRUAMOS DE PESQUISAS DEVÁRIAS PESSOAS COM OPINIÕES DIFERENTES NUMESPAÇO DE TEMPO BEM REDUZIDO.O BLOG CRIADO NESTA UNIDADE FOI O MAIORDESAFIO, POIS, ALÉM DE CRIARMOS TIVEMOS TAMBÉMQUE POSTAR ALGUMAS ATIVIDADES, ISSO FEZ COMQUE OS DESAFIOS AUMENTASSEM, MAS É PRECISOVENCER AS BARREIRAS PARA QUE POSSAMOSCONHECER A TECNOLOGIA. OS HIPERTEXTOS SÃOMUITO IMPORTANTES, POIS, PERMITE QUEPESQUISAMOS VÁRIOS ASSUNTOS E SITES SEMSAIRMOS DA PÁGINA PRINCIPAL.FOI MUITO IMPORTANTE COLOCAR EM PRÁTICA ESTAUNIDADE, POIS, FEZ COM QUE APRENDÊSSEMOSVÁRIOS DESAFIOS PARA CONCLUIR AS ATIVIDADES EPOR EM PRÁTICA AS PROPOSTAS PELO CURSO.
  • 9. UNIDADE 3CURRÍCULO, PROJETOS ETECNOLOGIAS
  • 10. PROFESSOR QUE ELE SEJA MUITO FLEXÍVEL NÃO SOMENTE NASTOMADAS DE DECISÕES, MAS TAMBÉM NA PRÁTICA DIALÓGICACOM OS ALUNOS.OUVIR IDEIAS DIFERENCIADAS, DÚVIDAS DOS ALUNOS ECURIOSIDADES É O MÍNIMO QUE O PROFESSOR PODERIA FAZERNOS DIAS DE HOJE. O SISTEMA EDUCACIONAL COBRA QUE OPROFESSOR SEJA ASSIM, PORÉM, AINDA TEMOS ALGUNSPROFESSORES QUE NÃO CONSEGUEM COLOCAR EM PRÁTICATUDO ISSO.AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS QUE UTILIZO NO DIA A DIA SÃOSIMPLES, PORÉM FAZEM A GRANDE DIFERENÇA. TRATAR OSALUNOS IGUAIS SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, RELIGIÃO, TOMARDECISÃO DE COMUM ACORDO COM AS FAMÍLIAS, INFORMARTUDO QUE ACONTECE NA VIDA EDUCACIONAL A FAMÍLIA,TRAZER A FAMÍLIA PARA FAZER PARTE DA ESCOLA. SÃO AÇÕESSIMPLES, PORÉM EFICAZ NO NOSSO COTIDIANO.AS TECNOLOGIAS NOS AUXILIAM E CONTRIBUEM QUANDO ASMESMAS FAZEM PARTE DA ESCOLA. COMO É IMPORTANTE PARAA FAMÍLIA PERCEBER QUE O FILHO MANUSEIA O COMPUTADOR,A MÁQUINA DIGITAL, A TV, O VÍDEO. A FAMÍLIA QUE O FILHONÃO SÓ VÊ, MAS USA AS TECNOLOGIAS E O LUGAR QUE ELE TEMACESSO A ISSO TUDO, É NA ESCOLA.
  • 11. ATIVIDADE 3.2 – DEBATE ACERCA DOS ESTUDOSREALIZADOS E DOS RESULTADOS DAS ATIVIDADES POEMA COM TEMA “O LUGAR ONDE VIVO”O TRABALHO FOI APRESENTADO NAS AULAS DELÍNGUA PORTUGUESA NA 5ª SÉRIE (6º ANO)OS ALUNOS FORAM MONITORADOS ATRAVÉS DAOBSERVAÇÃO/SUGESTÃO/CORREÇÃO DURANTETODAS AS ETAPAS DO PROJETO DE FORMA A LEVÁ-LOS A CONHECER OS SEUS PRÓPRIOS ERROS EPODEREM CORRIGI-LOS, GARANTINDO ASSIM QUEOS OBJETIVOS FOSSEM ALCANÇADOS, NÃO SÓ NOQUE TANGE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO.MAS, SOBRETUDO, NO TOCANTE AO DESPERTARDO INTERESSE E GOSTO PELOS HÁBITOS DALEITURA E DA ESCRITA.A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA FOI IMPORTANTE,PORÉM, PODERIA SER USADAS OUTRAS PARAMELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS.
  • 12. PROJETO DETRABALHO
  • 13. UNIDADE 4PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIASDIGITAIS
  • 14. PODEM SER PRODUZIDAS EM QUALQUER LUGAR,EXEMPLO DE FILMES FEITOS EMCOMPUTADORES. A CRIATIVIDADE DEVE ESTARPRESENTES EM SALA DE AULA E ASTECNOLOGIAS ESTÃO PARA COMPLEMENTAREMTAIS ATIVIDADES. OS USOS DE TECNOLOGIASDIGITAIS PODEM FAZER DO NOSSO AMBIENTEDE TRABALHO UM LUGAR PRAZEROSO PARA OSNOSSOS ALUNOS.SEGUNDO O VÍDEO PODEMOS USAR COISAS QUEFAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA, BASTAAPENAS QUERERMOS E USAR NOSSACRIATIVIDADE COM FERRAMENTAS QUE TEMOSNA ESCOLA COMO MÁQUINAS DIGITAIS,COMPUTADORES, WEBCAM,...COMPANHEIROS VIU COMO É FÁCIL FAZER ALGODIFERENTE? TALVEZ O QUE FALTA PARAPROFESSOR É TEMPO, CRIATIVIDADE NÓSTEMOS.

×