3290646 percepcao-ppt

2,245
-1

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,245
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
75
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

3290646 percepcao-ppt

  1. 1. PERCEPÇÃO
  2. 2. PERCEPÇÃO É o processo dinâmico de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos para desenvolver a consciência da ambiente que nos cerca e de nós mesmos.
  3. 3. A percepção do ambiente é perfeita?
  4. 4. Percepção do ambiente Sentido vestibular ou cinetésico Sentido orgânico Os cinco sentidos ( gustação/ olfato/ tato/ visão/ audição)
  5. 5. Sensibilidade Cinestésica Sensações produzidas pelos movimentos dos membros do corpo. Ex.: manequins, interpretes, esportistas, etc.
  6. 6. Sentido Vestibular Percepção e manutenção do equilíbrio do corpo.
  7. 7. Sensibilidade Cutânea Mecanorreceptores ( pressão e vibração – ex.: cócegas) Termorreceptores ( temperatura) Nociceptores ( dor) Ex.: tapa e afago ( diferenças psicológicas – grande diferença e fisiológicas - sutil)
  8. 8. Limiar Diferenças variantes em cada região do corpo Importância para a sobrevivência humana Estimulação tátil adequada durante a infância
  9. 9. PERCEPÇÃO O que difere uma pessoa de outra em uma mesma situação de estímulo é a percepção. Nossa percepção depende da percepção do ambiente, experiências passadas, do estado emocional e motivacional, bem como de nossas atitudes preconceitos e expectativas.
  10. 10. PERCEPÇÃO “ NÃO VEMOS AS COISAS COMO ELAS SÃO, PORÉM COMO NÓS SOMOS”. KANT
  11. 11. PERCEPÇÃO Quem percebe seleciona aspectos do meio ambiente.
  12. 12. PERCEPÇÃO Cada um de nós usa a percepção para criar sua própria realidade. A imagem que fazemos do mundo é resultado de como percebemos, e essa percepção é resultante de uma combinação de eventos, psicológicos, sociais,
  13. 13. Características da Percepção Subjetiva Seletiva Simplificadora Limitada no Tempo Cumulativa
  14. 14. Percepção Perceber é tomar conhecimento de um objeto e a atenção é uma condição essencial.
  15. 15. SEMIÓTICA Estuda a correspondência entre signos e símbolos e seu papel na atribuição de significado. Os três componentes: OBJETO (produto foco da mensagem), SIGNO ( imagem sensorial que representa os conteúdos transmitidos) e TRADUÇÃO ( significado derivado).
  16. 16. Percepção do Consumidor A forma como o consumidor percebe é determinante no processo de decisão de compra, regendo as relações entre o indivíduo e o mundo.
  17. 17. Percepção do Consumidor Para que o objeto atraia a atenção do indivíduo é necessário observar algumas características: - Intensidade - Tamanho - Forma - Cor - Mobilidade - Contraste - Localização
  18. 18. Percepção do Consumidor As informações recebidas são processadas em dois níveis: Sensação ( recepção) Interpretação ( dar significado as sensações recebidas)
  19. 19. O EFEITO DAS CORES NA PERCEPÇÃO A utilização de cores como elementos visuais para estimular a percepção e traduzir significado é um importante recurso na publicidade e propaganda, por sua capacidade de influenciar diretamente as emoções e as atitudes dos consumidor.
  20. 20. As cores e suas sensações: Influências no comportamento do consumidor. • Vermelho-claro (vivo): alegria • Vermelho-escuro: depressão • Rosa-pálido: feminilidade • Rosa-forte: frivolidade • Laranja-claro: limpeza • Laranja-escuro: desolação • Amarelo-claro: nitidez • Amarelo-escuro: apelo aos sentidos • Violeta: opressão
  21. 21. As cores e suas sensações: Influências no comportamento do consumidor.  Verde-claro: frescor  Verde-escuro: decadência  Azul-claro: tranqüilidade  Azul-escuro: depressão  Azul-violáceo: repouso  Azul-marinho: profundidade
  22. 22. Cores mais recomendadas para as embalagens Café: marrom-escuro com um toque de laranja ou vermelho. Chocolate: marrom-claro ou vermelho-alaranjado. Leite: azul em vários tons, as vezes com toques de vermelho. Gorduras vegetais: verde-claro ou amarelo não muito forte. Doces: vermelho alaranjado.
  23. 23. Cores mais recomendadas para as embalagens Frutas e compotas: fundo vermelho, as vezes com toque de amarelo. Massas alimentícias: produto em transparência, com toque de vermelho, amarelo –ouro e às vezes com toques azuis. Chá-mate: vermelho, branco e marrom. Queijos: azul claro, vermelho e branco, amarelo claro.
  24. 24. Cores mais recomendadas para as embalagens Sorvetes: laranja, azul-claro, amarelo-ouro. Óleos e azeites: Verde, vermelho e toques de azul. Iogurte: branco e azul Cerveja: amarelo-ouro, vermelho e branco. Ceras: tons de marrom e branco.
  25. 25. Cores mais recomendadas para as embalagens Detergentes: rosa, azul-turquesa, azul, cinza esverdeado, branco azulado. Inseticidas: amarelo e preto, verde escuro. Cosméticos: azul pastel, rosa e amarelo-ouro Perfumes: roxo, amarelo ouro e prateado. Bronzeadores:laranja e vermelho.
  26. 26. GESTALT Termo alemão que quer dizer forma ou configuração. O comportamento é um processo perceptivo. A totalidade dos fatos é diferente da soma das partes.
  27. 27. GESTALT Para aprender sobre um assunto devemos ter uma visão de conjunto depois das partes. Nossa experiência depende dos modelos que os estímulos despertam na organização de nossa experiência
  28. 28. GESTALT O que vemos ou percebemos está relacionado com a totalidade do campo de observação.
  29. 29. Princípio da Proximidade
  30. 30. Princípio da Semelhança
  31. 31. Princípio da Semelhança
  32. 32. Princípio de Fechamento
  33. 33. Princípio da Perspectiva
  34. 34. FIGURA E FUNDO
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×