Your SlideShare is downloading. ×
0
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Tecnologia Bluetooth
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Tecnologia Bluetooth

235

Published on

Redes - Tecnologia Bluetooth

Redes - Tecnologia Bluetooth

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
235
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Jayme Mattos de Oliveira Dornelas Gabriel Ramalho de Albuquerque
  • 2. Etimologia § O termo Bluetooth se origina do nome Harald Bluetooth, governante da Dinamarca e da Noruega, que ficou conhecido por ter unificado reinos ao seu território e por ter convertido sua população, ao cristianismo.
  • 3. Etimologia § Quando a tecnologia estava sendo desenvolvida e era necessário dar um nome a ela, Jim Kardach, um dos principais envolvidos com o projeto, sugeriu o nome, considerando que esta tecnologia unificaria diferentes protocolos de comunicação num único padrão, assim como o monarca de mesmo nome unificou as terras escandinavas.
  • 4. Definição § Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos, desde que um esteja próximo do outro. § A transmissão de dados é feita por meio de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, sendo necessário apenas que ambos estejam dentro do limite de proximidade.
  • 5. Definição § Para que seja possível atender aos mais variados tipos de dispositivos, o alcance máximo do Bluetooth foi dividido em três classes: – Classe 1: potência máxima de 100 mW (miliwatt), alcance de até 100 metros; – Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros; – Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.
  • 6. Frequência e comunicação § O Bluetooth adota a faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical), que opera na frequência de 2,45 GHz. § Para impedir que o Bluetooth sofra ou cause interferência, foi adotado o esquema de comunicação FH-CDMA (Frequency Hopping - Code-Division Multiple Access), este faz com que a frequência seja dividida em vários canais.
  • 7. Frequência e comunicação § O dispositivo que estabelece a conexão muda de um canal para outro de maneira rápida, um procedimento conhecido como frequency hopping. § Cada dispositivo se comunicando via Bluetooth pode tanto receber quanto transmitir dados, a transmissão é alternada entre slots(canais divididos em períodos de 625 microssegundos) para transmitir e slots para receber.
  • 8. Redes Bluetooth § Quando dois ou mais dispositivos se comunicam por meio de uma conexão Bluetooth, eles formam uma rede denominada piconet. § O dispositivo que iniciou a conexão assume o papel de master(mestre), enquanto que os demais dispositivos se tornam slave(escravos), cabe ao master regular a transmissão de dados na rede e o sincronismo entre dispositivos.
  • 9. Redes Bluetooth § Cada piconet pode suportar até 8 dispositivos (um master e 7 slaves), no entanto, é possível elevar este número a partir da sobreposição de piconets. § Este procedimento consiste em fazer com que uma piconet se comunique com outra, esquema denominado scatternet.
  • 10. Redes Bluetooth § Note que um dispositivo slave pode fazer parte de mais de uma piconet ao mesmo tempo.
  • 11. Redes Bluetooth
  • 12. Definição § Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos, desde que um esteja próximo do outro. § A transmissão de dados é feita por meio de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, sendo necessário apenas que ambos estejam dentro do limite de proximidade.
  • 13. Versões do Bluetooth
  • 14. Versões do Bluetooth
  • 15. Bluetooth Low Energy § A característica central do Bluetooth 4.0 é a sua tecnologia BLE(Bluetooth Low Energy), o que permite que os dispositivos Bluetooth se comuniquem em cerca de metade do consumo de energia de pico do Bluetooth "clássico" (até um centésimo dependendo do uso). Ele é projetado a partir do zero para ser usado em dispositivos alimentados por baterias pequenas de células-moeda.
  • 16. Bluetooth Low Energy
  • 17. Referências bibliográficas § http://highnames.com/bluetooth-technology-name-origin/ § http://www.infowester.com/bluetooth.php § http://en.wikipedia.org/wiki/Bluetooth#Name_and_logo § http://infotechplus.free.fr/blue_topo.inc.php § http://bluetoothtech- invention.blogspot.com.br/2010/10/invention-of-bluetooth- technology.html § http://www.dailywireless.org/2011/07/22/bluetooth-4-0-vs- nfc/

×