Your SlideShare is downloading. ×
Pausa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Pausa

55
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
55
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ativação de conhecimentos de mundo;antecipação ou predição; checagem dehipóteses.“De sonhar ninguém se cansa porque sonhar éesquecer e esquecer não pesa e é um sonosem sonhos em que estamos despertos”(Fernando Pessoa)
  • 2.  a) Que sensações um sonho pode trazer a umapessoa? b) Em que medida o sonho faz parte da vida daspessoas? c) A rotina que uma pessoa tem, pode influenciarem seus sonhos?
  • 3. Antecipação ou predição Leitura do primeiro trecho que vai do primeiro aodécimo parágrafo. Início até - Volto de noite! Diante desse trecho lido, o que você acha queacontecerá? Leitura do décimo primeiro até o décimo nonoparágrafo. “As ruas ainda estavam úmidas decerração(...) até deitou-se e fechou os olhos” Por que esse lugar? Por que um cais?
  • 4. Checagem de hipótesesLeitura do texto na íntegra.
  • 5. Localização de informações;comparação de informações;generalizações.Quais são as características dospersonagens ?Quais são as características doambiente ?A esposa o chama de Samuel, e ogerente do hotel o chama deIsidoro. Por quê ?
  • 6. 3- Produção de Inferênciaslocais; produção de inferênciaglobais. “ Às sete horas o despertador tocou. Samuelsaltou da cama, correu para o banheiro e semruído. Fez a barba e lavou-se. Vestiu-serapidamente(...)” “Às sete horas o despertador tocou. Samuelsaltou da cama, correu para a bacia, lavou-se.Vestiu-se rapidamente e saiu (...)” - Já vai, seu Isidoro?
  • 7. Recuperação do contexto deprodução; definição definalidades e metas daatividade da leitura.Solicitar trabalho de pesquisasobre Ditadura Militar, Contextohistórico.
  • 8. Finalidade Relacionar o fato histórico ao conto, levando emconta os elementos narrativos e as informaçõesrelacionadas à pesquisa.
  • 9. Percepção das relações deintertextualidade; percepção dasrelações de interdiscursividade. Solicitar que os alunos relacionem otrabalho produzido no item 4 com oconto “Pausa” e faça as relaçõesnecessárias. “De sonhar ninguém se cansa porque sonhar éesquecer e esquecer não pesa e é um sono semsonhos em que estamos despertos” (Fernando Pessoa)
  • 10. Percepção de outras linguagens;elaboração de apreciações estéticas e/oupolíticos. Música Cotidiano (Chico Buarque de Holanda)