Modelos atômicos e Processos de Eletrização

3,568 views
3,224 views

Published on

Published in: Art & Photos, Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,568
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
553
Actions
Shares
0
Downloads
50
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Modelos atômicos e Processos de Eletrização

  1. 1. Eletricidade
  2. 2. Evolução dos Modelos Atômicos
  3. 3. Modelo atômico de Dalton John Dalton (químico inglês) propôs o primeiro Modelo atômico, em 1807.  Indivisíveis;  Pequenas esferas; John Dalton  Grande quantidade; (1766-1844)  Variações de tamanho e cor;  Átomos de elementos iguais, são iguais;  Átomos de elementos diferentes, são diferentes;  Se ligam em proporção fixa.
  4. 4. Modelo atômico de Thomson Em 1904, Thomson, propôs um novo modelo (Modelo atômico de Thomson). Admitiu que o átomo era uma esfera maciça de carga positiva, estando os elétrons dispersos no seu interior. (tal como as passas Joseph Thomson (1856-1940) num pudim). Modelo do “ Pudim de passas”.
  5. 5. Modelo atômico de Rutherford Rutherford (1871-1937)1.A grande maioria dos raios α passou pela lâmina.2. Foram poucos os raios α reflectidos pela lâmina.3. Pouquíssimos raios α passaram pela lâmina sofrendo desvio.
  6. 6.  A maior parte do espaço do átomo é espaço vazio. No seu interior, existe uma pequena região central positiva (núcleo). No núcleo encontra-se a maior parte da massa do átomo. Os elétrons giram à volta do núcleo em órbitas circulares. Também conhecido como o modelo Planetário.
  7. 7. Modelo Atômico de Bohr Concebido, em 1913, por Bohr. (físico dinamarquês) O átomo possuí um núcleo central. Niels Bohr Os elétrons descrevem órbitas circulares em torno (1885-1962) do núcleo. Os elétrons só podem ocupar determinados níveis de energia. A cada órbita corresponde um valor de energia.
  8. 8. Modelo Atual – Modelo da Nuvem eletrônica Os elétrons nos átomos movem-se em torno do núcleo com elevada rapidez. É impossível determinar, simultaneamente, com exatidão a posição e a velocidade de um elétron. (Princípio da Incerteza de Heisenberg) Representação simbólica da nuvem eletrônica
  9. 9. Modelo Atual – Modelo da Nuvem Eletrônica O átomo possui um núcleo central de reduzidas dimensões e uma nuvem eletrônica. No núcleo encontram-se os prótons e os neutrões. Os elétrons encontram-se à volta do núcleo, na nuvem eletrônica. É possível falar em zonas onde a probabilidade de encontrar o elétron é ORBITAIS maior.
  10. 10. Estudo dos fenômenos associados com as cargas elétricas;Carga elétrica – propriedade intrínseca da matéria (como amassa, por exemplo);Existem dois tipos de carga elétrica ( + e – );Carga + :associada aos prótons;Carga – :associada aos elétrons;Corpo neutro: possui os dois tipos de carga em igual número ehomogeneamente distribuídasCorpo carregado: possui excesso total ou local de um tipo decarga
  11. 11. Cargas elétricas de mesmo sinal se e de sinais contrários se .
  12. 12. Pelo atrito (esfregação) entre dois corpos, elétrons são transferidosde um corpo para o outro de acordo com a série triboelétrica.Ao final do processo, os dois corpos ficam eletrizados com carga desinais contrários.Mica = minérioEbonite e celuloide = tipos de plástico
  13. 13. - quando se faz contato entre um corpo carregado e outro neutro, oexcesso de cargas em um dos corpos se distribui pelo sistemaúnico. Quando separa-se novamente os corpos, a carga líquida ficadividida entre os dois – NÃO NECESSARIAMENTE AO MEIO;Ao final do processo, os dois corpos ficam carregados com carga demesmo sinal.
  14. 14. - pela aproximação de um corpo carregado (indutor), induz-se umaseparação interna de cargas em um corpo inicialmente neutro(induzido), aterra-se convenientemente o induzido e depois afasta-se o indutor;Ao final do processo, os indutor e induzido estão carregado comcargas de sinal contrário.
  15. 15. Pikachu?Roedor amarelo eletrificado que se comunica falando repetidamente seu próprio nome. Geralmente são encontrados em florestas ou em tomadas de suas casas. Choque do Trovão: ele utiliza o próprio rabo para criar umaquantidade de eletricidade estática para descarregar em criancinhas japonesas.

×