Your SlideShare is downloading. ×
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Aula0 c   novo documento; arquivo; formatar caractere
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Aula0 c novo documento; arquivo; formatar caractere

166

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
166
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 04/05/2014 1 CRIANDO NOVO DOCUMENTO: Clique em Arquivo > Novo > Documento de texto. Como tecla de atalho digite CTRL + N.
  • 2. 04/05/2014 2 ABRINDO UM ARQUIVO: Existem duas formas de se abrir um arquivo que já esteja gravado no disco. A primeira é pelo menu Arquivo→Abrir, conforme mostra a Ilustração. ABRINDO UM ARQUIVO: Ao clicarmos no botão Abrir aparece automaticamente a janela abaixo:
  • 3. 04/05/2014 3 ABRINDO UM ARQUIVO: Outra forma, é pelo botão Abrir na Barra de Ferramentas Padrão. FECHANDO UM ARQUIVO: Fecha o documento ativo, isto é, aquele que está aberto ou sendo editado.
  • 4. 04/05/2014 4 SALVANDO UM ARQUIVO: Enquanto se trabalha no Writer, o documento fica armazenado na memória RAM do computador e, como se sabe, ela é uma memória volátil, ou seja, quando o computador é desligado, essa memória se perde. Para evitar maiores acidentes, lembre-se sempre de gravar seu documento em disco, mesmo que não tenha terminado o trabalho. Assim como abrir um arquivo, para gravar podemos fazê-lo pelo menu ou pela Barra de Ferramentas, através do botão Salvar. SALVANDO UM ARQUIVO: Se o arquivo ainda não foi salvo, o comando que ficará disponível é Salvar como.
  • 5. 04/05/2014 5 SALVANDO UM ARQUIVO: Se o arquivo já foi salvo, então o arquivo será salvo automaticamente. Outra maneira de salvar é pelo menu Arquivo→Salvar. MENU FORMATAR: CARACTERE Formata os caracteres de um texto. Ao clicar neste item será aberta uma tela contendo cinco pastas. Cada uma destas pastas possibilita a formatação do seu texto.
  • 6. 04/05/2014 6 MENU FORMATAR: CARACTERE Fonte Esta pasta possibilita a formatação com opções fonte, tipo de fonte, tamanho etc.: Tipo de Letra: exibe as fontes disponíveis que poderão ser escolhidas de acordo com a necessidade; Tipos de fonte: exibe estilos de letras ,como por exemplo: Regular, Negrito,Itálico. Tamanho: exibe o tamanho da letra a ser utilizada; Idioma: define o idioma padrão do BrOffice.org Texto; Pré-visualizar: exibe uma amostra das formatações selecionadas para o texto. Sempre que for feita alguma modificação, clique em OK para que as modificações tenham efeito; em Cancelar para não fazer as modificações e sair da janela, e em Restaurar para que as modificações não tenham efeito, voltando aos valores definidos anteriormente. MENU FORMATAR: CARACTERE
  • 7. 04/05/2014 7 MENU FORMATAR: CARACTERE Efeitos de Fonte Nesta pasta pode-se escolher alguns efeitos nas letras, tais como: Sublinhado, Cor, Efeitos de caixa alta ou baixa (maiúscula ou minúscula), Rachurado e Relevo, com o recurso de Pré visualização. Sublinhado: aplica um sublinhado ao texto selecionado. Cor: controla a cor do sublinhado. Efeitos: permite alterar o efeito de caixa alta ou baixa do texto. Tachado: controla e configura o rasurado do texto. Relevo: controla e configura o relevo do texto. Cor da fonte: permite inserir uma cor para o texto. MENU FORMATAR: CARACTERE
  • 8. 04/05/2014 8 MENU FORMATAR: CARACTERE Posição Controla a posição do texto em relação a linha, além da escala e espaçamento entre as letras. MENU FORMATAR: CARACTERE Hiperlink (hiperligação) Formata uma hiperligação já existente ou insere uma nova.
  • 9. 04/05/2014 9 MENU FORMATAR: CARACTERE Plano de Fundo Define a cor de fundo do caracter, diferente do padrão branco. A Pasta Plano de Fundo possibilita definir a cor de fundo.

×