Pedologia

8,485 views
8,126 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,485
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5,517
Actions
Shares
0
Downloads
151
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pedologia

  1. 1. PedologiaSolo: fatores de formação e conservação Prof. Ivanilson Lima
  2. 2. Conceito de Solo para Pedologia Parte natural e integrada à paisagem que dásuporte às plantas que nele se desenvolvem. É formado num processo contínuo, peladesagregação e decomposição das rochas eposterior adição de matéria orgânica. Obs.: podemos então dizer que a formação dos solos sofrem aatuação dos mesmos agentes externos formadores do relevo.
  3. 3. Solo – perfil esquemático Horizonte do solo: são as diferentes camadas que o compõem e se definem a medida que ele vai se desenvolvendo. Pedogênese: nome dado a esse processo de formação do solo e seus horizontes.
  4. 4. Constituição do Solo Partículas minerais Apresentam composição e tamanhos diferentes,dependendo da rocha que lhe deu origem. Água Fica retida por tempo determinado nos poros do solo.
  5. 5. Constituição do Solo Matéria orgânica Formada por restos de vegetais e animais nãodecompostos e pelo produto desses restos depois dedecompostos por microorganismos (húmus). Ar Ocupa os poros do solo não preenchidos pela água. Obs.: é essencial para as plantas que absorvem oxigênio por suas raízes.
  6. 6. Solo – Fatores de Formação Clima A temperatura e a umidade regulam a velocidade, aintensidade, o tipo de intemperismo das rochas, adistribuição e o deslocamento de matérias ao longo doperfil do solo. Organismos Compreendem os microorganismos (bactérias, algas efungos), os vegetais e os animais.
  7. 7. Solo – Fatores de Formação Material de origem Sob as mesmas condições climáticas, cada tipo de rocha dá origem a um tipo de solo diferente, dependendo de sua composição mineralógica.
  8. 8. Solo – Fatores de Formação Relevo Com suas diferentes formas, proporciona distribuição desigual de água da chuva, de luz e calor, além de favorecer ou não os processos de erosão.
  9. 9. Solo – Fatores de Formação Tempo Período de exposição da superfície terrestre às condições da atmosfera.
  10. 10. Perfis de solos
  11. 11. Perfis de solos
  12. 12. Conservação dos solosPerda anual de milharesde toneladas de solosagricultáveis. Grave problema ambiental Gerado pela retirada total da vegetação nativa para agricultura e pastagem.
  13. 13. Conservação do Solo – Erosão Hídrica
  14. 14. Conservação do solo X Atividade agrícola Toda a atividade agrícola necessariamente vaiprovocar a degradação dos solos. A intensidade vai depender do tipo de cultura edas técnicas utilizadas.
  15. 15. TÉCNICAS – TerraceamentoConsiste em fazer cortes nas superfícies íngremes (degraus) .
  16. 16. TÉCNICAS – Curvas de NívelConsiste em arar o solo e semeá-lo seguindo as cotas altimétricas.
  17. 17. TÉCNICAS – Associação de CulturasConsiste em plantar leguminosas em culturas que deixam boa partedo solo exposto a erosão.
  18. 18. TÉCNICAS – Cultivo de ÁrvoresConsiste em plantar árvores fazendo barreiras para o vento forte.
  19. 19. VoçorocasSulcos no terreno provocados por chuvas fortes.
  20. 20. Movimentos de Massa Ocorrem naturalmente em encostas com declividadeacentuada. Devem ser analisados por dois fatores: Natureza do material movimentado; Velocidade do movimento. Obs.: há um grande número de movimentos que são provocadospela ação antrópica.
  21. 21. Movimentos de Massa
  22. 22. Conservação dos Solos em Florestas• Aumento do processo erosivo e empobrecimentodo solo;• Assoreamento de rios e lagos;• Extinção de nascentes;• Diminuição das precipitações eevapotranspiração;• Elevação das temperaturas locais e regionais pelamaior irradiação;
  23. 23. Conservação dos Solos em Florestas• Agravamento dos processos de desertificação;• Proliferação de pragas e doenças pelodesequilíbrio das cadeias alimentares.

×