• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Plano de aula i
 

Plano de aula i

on

  • 5,246 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,246
Views on SlideShare
5,241
Embed Views
5

Actions

Likes
3
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 5

http://biodocentes.blogspot.com 5

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Plano de aula i Plano de aula i Document Transcript

    • Colégio Estadual Anselmo da Silva Santos Série: 3º M1 Professora regente: Patrícia Lima Professora estagiária: Itihane Carvalho Plano de aula I (19/05/10) – Biologia 2 aulas semanais Tema: Conceitos básicos em genética. Subtema: - Conceitos básicos de genética: DNA x RNA (estrutura das bases), Genes, Cromossomo (tipos). - Engenharia genética: a manipulação do DNA Objetivos: - Conhecer a importância do DNA e do RNA como materiais hereditários dos seres vivos; - Diferenciar DNA e RNA; - Classificar os tipos de cromossomos. Conteúdo Conceitual: - Conhecimento das propriedades do DNA e do RNA como materiais hereditários dos seres vivos. - Análise sobre a importância da Engenharia genética na atualidade. - Diferenciação entre DNA e RNA quanto a estrutura de bases; - Classificação dos tipos de cromossomos. Conteúdo procedimental: - Participação da dinâmica da caixinha; - Discussão em sala sobre os benefícios e malefícios dos avanços na genética para a humanidade. - Resolução de exercícios Conteúdo atitudinal: - Auto reconhecimento de seus sentimentos; - Reconhecimento da importância do estudo dos principios introdutórios de genética na compreensão da mesma; - Interação com os avanços tecnológicos envolvendo a genética. Procedimentos metodológicos - Dinâmica de integração - Aula expositiva dialógica com demonstração didática (uso de slides)
    • - Discussão Seqüência didática: A seqüência será fundamentada em dois momentos: 1º momento. Dinâmica da caixinha (apx.30 min) Primeiro a sala será organizada em semi-círculo, a estagiária fará sua apresentação e explicará a dinâmica iniciando-a. A dinâmica consiste em passar uma caixinha de mão em mão e cada um por vez deve dizer seu nome e o que gostaria de deixar preservado dentro dela e o que que jogaria fora se estivesse guardado nela. Todos expresam sua opinião e a estagiária relata que essa caixinha é o nosso coração e temos que ter muito cuidado com o que guardamos dentro dela, por outro lado existem coisas que somente trazem incomodo e devemos remover de nossas vidas. 2º Momento A professora propõe uma pergunta motivadora do tema a ser estudado. – O que você entende por genética? – Qual a interferência dela sobre nossas vidas? Várias respostas surgirão e serão aproveitadas para introdução do tema e discussão, que será exposto através de um esquema no quadro. Após resposta dos alunos iniciarei aula expositiva com exibição de slides com temas introdutórios de genética. Após solicitarei que resolvam os exercícios xerocados (em anexo). Recursos: - Ambiente sala de aula - Piloto, quadro branco e apagador - Livro didático - Televisor Pen-drive - Caixinha Avaliação: - Participação - Atividade de classe Referências: - Paulino,W.R, Biologia (ensino médio)- Genética Vol 3, 1º Ed.São Paulo: Ática, 2005
    • Observação: A turma reagiu bem ao primeiro momento onde puderam expressar seus pensamentos e até sentimentos a serem guardados e aqueles que deveriam ser descartados, houveram respostas diversas, e todos se expressaram. A turma também demostrou-se interessada e bastante envolvidos com o tema “Genética”. O conteúdo explicado foi engenharia genética, DNA e RNA. O tempo não foi hábil para a explanação de Genes e Cromossomos que serão abordados na aula referente ao dia 02/07/10. Devido ao fato de o assunto não ter sido explando por completo por questões de tempo, o exercício descrito será aplicado também na data referida acima.
    • ANEXOS Slides da aula 1