• Save
How to create sustainable public buildings
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

How to create sustainable public buildings

on

  • 282 views

Presentation made by Maria João Benquerença, ISA Energy’s Business Development Manager, at Energy | Acqua Live Expo (in Portuguese)

Presentation made by Maria João Benquerença, ISA Energy’s Business Development Manager, at Energy | Acqua Live Expo (in Portuguese)

Statistics

Views

Total Views
282
Views on SlideShare
282
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    How to create sustainable public buildings How to create sustainable public buildings Presentation Transcript

    • How to create sustainablepublic buildingsO espaço escola
    • Enquadramento A aprendizagem As escolas em âmbito representam escolar, tem uma fracção efeitos não desprezável multiplicativos do consumo em casa e na energético. sociedade. A população A maior parte escolar constitui do dia para toda uma grande a comunidade parte da educativa é população passada na consumidora de escola. energia.
    • Desafios • Motivar toda a comunidade educativa – Comunidade alunos, pais, pessoal docente e não Educativa docente – para a importância da Eficiência Energética. • Recolha automática de dados de consumo, através de instalação de Monitorizar equipamentos e plataforma de gestão centralizada. Impacto • Alertar os alunos, futuros consumidores, para a importância da eficiência ambiental energética na sua pegada ecológica.
    • DesafiosComportamento • Estudar o comportamento energético da energético escola e acompanhar a sua evolução. • Introduzir de forma empírica e lúdica o tema Inovação da eficiência energética nos programas Pedagógica curriculares, transversal a várias disciplinas (Física, Química, Geografia, entre outras)Rede Social da • Portal web EnerBook que pretende reunir Eficiência comunidades escolares de todo o mundo numa rede social. Energética • Redução efectiva dos consumos da escola e Poupança que permitem uma poupança real de custos.
    • Metodologia Workshop de apresentação do projecto aos professores. Acção de Relatório Final formação de Actividade. dirigida aos professores Workshop de Acções de apresentação avaliação Metodologia do projecto intercalares. aos alunos. Trabalho, em Constituição aula, com os de um grupo alunos. de focagem Instalação de equipamentos e software.
    • MetodologiaWorkshop deapresentação Objectivos: do projecto -Dar a conhecer o projecto; aos - Explicar todas as fases do projecto; professores. - Divulgar os resultados pretendidos. Duração: 1 hora Método: Apresentação expositiva em sala Acção de formação Objectivos: dirigida aos -Introduzir conceitos fundamentais no âmbito da eficiência energética; professores - Explicar a tecnologia associada ao sistema de monitorização; - Esclarecer dúvida existentes em relação ao projecto ou a qualquer matéria exposta durante a formação; -Definição de estratégias de motivação e pedagógicas para a apresentação do projecto aos alunos e desenvolvimento das actividades. Duração: 2 horas Método: sessão expositiva e espaço de discussão
    • Metodologia Workshop de Objectivos: apresentação - Dar a conhecer o projecto aos alunos; do projecto - Dar a conhecer o sistema de monitorização e as respectivas aos alunos. variáveis; - Apresentar o software como ferramenta de apoio ao projecto; - Esclarecimento de dúvidas e recolha de ideias. Duração: duas horas e meia Método: Primeira parte e início da segunda realizada com apresentação em sala, final da segunda parte com discussão de ideias. Constituição de um grupo Cada escola terá um grupo de focagem constituído por alunos, de focagem professores, auxiliares e pais
    • Sistema Integrado de Monitorização e ControloVariáveis de Consumo:Electricidade, Água e GásSistemas a monitorizar:- Geral Eléctrico- Circuitos eléctricos que possam serrelevantes para a escola (como porexemplo, cozinha, maquinaria ediferentes blocos)- Geral Água- Geral GásVariáveis de conforto e segurançaTemperatura, Humidade relativa eCO2Presença, Abertura de portas ejanelas, contagem de pessoasLocais a instalar:- Salas de aula Constituição- Sala de professores de um grupo- Áreas focagem de comuns- Locais de relevância no contextoespecífico da escola.
    • Software ENERESCOLAS - 1º Ciclo – Ensino BásicoEsta plataforma assume um papel muito importante na motivação dos alunos mais novospara a temática da eficiência energética. ConstituiçãoFoi construída com a preocupação de ser uma ferramenta de alto nível pedagógico e de um grupocientífico, que permite um modelo de aprendizagem autónomo. Outra das suas de focagemfuncionalidades é servir de interface, disponibilizando os valores do consumos da escola.
    • Software ENERESCOLAS - 1º Ciclo – Ensino Básico Constituição de um grupo de focagem
    • Software - 2º e 3º Ciclos e Ensino SecundárioEnerBook é o é o FaceBook para a EnerBook FaceBook para aEnergia! Este facto é é Energia! Este facto determinante para adeterminante para a facilidade dasua facilidade daconstitui um e utilização e sua utilizaçãofactor motivadorfactoros alunos. constitui um para motivador para os alunos.Permite consultar os consumos Permite consultar os consumosde água, gás e electricidade emtempo água, gás seu histórico e de real ou o e electricidade em tempo real ou o seucalcular a pegada ecológica que histórico e calcular a pegadalhes está associada , entre muitas ecológica que lhes estáoutras funcionalidades. associada , entre muitas outras funcionalidades. Constituição de um grupo de focagem
    • Apoio à Divulgação na EscolaCom o objectivo de apoiar adivulgação do projecto na escola ede motivar toda a comunidadeeducativa é colocado um displayde divulgação.Este display contém as seguintesinformações:- Consumo energético em € ou kWh;- Emissões de CO2- Barra lateral com indicação dos consumos em unidades como Constituição papel, automóveis folhas de de um grupo em circulação, entre outras. de focagem
    • Resultados esperados Aumento da eficiência energética da escola. Disseminação Diminuição dos resultados de custos e benefícios do reais. projecto. Criação de Formação de actividades futuros inovadoras consumidores. idealizadas e Constituição concretizadas de um grupo pelos alunos. Envolvimento de focagem dos pais, docentes e não docentes.
    • Obrigada pela atenção!Para mais informações:Maria João BenquerençaBusiness Developermbenquerenca@isa.pt+351 914672338