Trabalho de geografia furacão

331

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
331
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho de geografia furacão

  1. 1. Colégio Monteiro Lobato Profª: Isabel Monyze Nataly nº14 3º médio 10/06/2013
  2. 2. FuracãoA palavra “furacão” tem origem entre os maias. De acordo com a mitologia maia, Huracan era o deus responsável pelas tempestades.
  3. 3. O que são furacões ?  Os furacões são fenômenos meteorológicos que se alimentam do calor liberado através da umidade do ar e da condensação do vapor de água e que conseguem atingir velocidade superior a 105 km/h provocando assim grande destruição.
  4. 4. Como se formam ?
  5. 5. Diferenças entre furacão, tornado e ciclone
  6. 6. Furacão  O furacão é uma tempestade ciclônica com ventos muitos fortes, que se forma nos oceanos, entre as regiões tropicais, pois é de lá que ele obtém a sua energia. Sua curva se assemelha a uma parabólica, e giram no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti- horário (no hemisfério norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro.
  7. 7. Tornado  O tornado é uma tempestade ciclônica intensa, que pode se formar sobre a terra ou sobre o mar, com aparência de uma coluna móvel afunilada, caracterizada pela rápida ascensão de ar quente e úmido de baixa altitude em direção as partes mais altas da atmosfera.
  8. 8. Ciclone tropical  é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Atribui-se sua existência ao contato do ar tropical com o ar equatorial, em progressão para o norte, durante o verão boreal, ou para o sul, no verão austral.
  9. 9. Ciclone extratropical  às vezes chamado de ciclone de média latitude, são perturbações ocasionadas por centros de baixa pressão. Ocorre nas latitudes médias da Terra, não tendo características tropicais nem polares, e em virtude da configuração gráfica que apresentam, em forma de depressão, foram também denominados depressões barométricas.
  10. 10. Três caçadores de tempestade estão entre os mortos por tornados no Oklahoma  Ventos devastadores acompanhados de fortes chuvas provocaram a morte de 18 pessoas, incluindo seis crianças, quinze dias após um tornado gigantesco matar 24 pessoas e deixar 377 feridos na localidade de Moore, periferia de Oklahoma City.  03/06/2013
  11. 11. Passagem de ciclone por Bangladesh deixa 33 mortos  Nova Délhi, 16 maio (EFE).- Pelo menos 33 pessoas morreram, entre elas 15 crianças, por conta da passagem do ciclone 'Mahasen', que chegou a Bangladesh nesta quinta-feira e forçou a evacuação de cerca de um milhão de pessoas, informou à Agência Efe um fonte oficial.
  12. 12. Furacão Barbara chega ao México; 2 mortos  O furacão Barbara chegou ao sul do México na tarde desta quarta-feira e já provocou a morte de pelo menos duas pessoas, informaram autoridades locais. Uma das vítimas foi identificada como um surfista norte- americano de 61 anos de idade e a outra como um mexicano de 26 anos.  29/05/2013
  13. 13. Bibliografia  http://twgeral.wordpress.com/2010/03/12/ciclone-tornado-furacao- tufao/  http://www.brasilescola.com/curiosidades/como-se-formam-os- furacoes.htm  http://www.suapesquisa.com/geografia/furacao.htm  http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,furacao-barbara- chega-ao-mexico-2-mortos,1036986,0.htm  http://noticias.uol.com.br/ultimas- noticias/efe/mobile/2013/05/16/passagem-de-ciclone-por-bangladesh- deixa-33-mortos.htm
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×