Your SlideShare is downloading. ×
Subclasse dos verbos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Subclasse dos verbos

1,434
views

Published on

Autora: Sílvia Rebocho

Autora: Sílvia Rebocho

Published in: Education

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,434
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
91
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Prof.ª Sílvia Rebocho
  • 2. - principais (transitivos; intransitivos) - auxiliares - copulativos (ou de ligação) Os verbos, quanto à subclasse, podem ser:
  • 3. Verbo principal  Constitui o núcleo do predicado presente numa frase e determina a existência ou não do sujeito e de outros complementos.  O gato sorriu?!  Ele correu bastante.  Nós demos uma flor à mãe.
  • 4. As crianças precisam de carinho. Observa o exemplo abaixo: Precisam de que?
  • 5. Os verbos transitivos podem ser: 1. Transitivos diretos: os verbos vêm acompanhados por um complemento direto. Ele escuta a sua música favorita. Verbo transitivo direto C. direto (o quê?) O exemplo apresenta um verbo transitivo direto, pois o verbo escutar exige um complemento direto para completar o seu sentido. Quando se escuta, escuta-se obrigatoriamente algo.
  • 6. 2. Transitivos indiretos: os verbos vêm acompanhados por um complemento indireto. C. Indireto (a quem?) Verbo transitivo indireto A ideia agradou à professora. O exemplo apresenta um verbo que requer complemento indireto para completar o seu sentido, pois quem ‘agrada’, agrada, necessariamente, a alguém. Observa a preposição que vem antes de ‘professora’!
  • 7. 3. Transitivos diretos e indiretos: os verbos vêm acompanhados por um complemento direto e por um complemento indireto. O jornal dedicou uma página ao episódio. C.Direto (dedicou o quê?) C. Indireto (dedicou a quem?) Verbo transitivo direto e indireto
  • 8. Verbo Intransitivo: é o verbo considerado de sentido completo, que não exige complemento que lhe complete o sentido. A criança dorme. O bebé já nasceu.
  • 9. O bebé é irrequieto. O bebé está alegre. O bebé ficou calmo. Verbos copulativos ou de ligação: ligam o sujeito à característica que lhe é atribuída (predicativo do sujeito).
  • 10. Os principais verbos de ligação são: SER= O carro é novo. ESTAR= O frade está feliz. PARECER= Ela parece cansada. PERMANECER= A rapariga permanece aflita. FICAR= A Mariana ficou triste. CONTINUAR= A Diana continua feliz.
  • 11. Verbo auxiliar: é o verbo que precede o verbo principal.  Eu tenho estudado bastante todos os dias.  Nós fomos atingidos por uma pedra. verbo auxiliar verbo auxiliar verbo principal verbo principal