• Save
Projeto Pista Publica de Skate - Tibau do Sul /  Praia da Pipa - RN
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto Pista Publica de Skate - Tibau do Sul / Praia da Pipa - RN

on

  • 4,615 views

Apresentação de incentivo para a construção da pista publica em nosso municipio:

Apresentação de incentivo para a construção da pista publica em nosso municipio:
Maiores informações, sugestões, criticas ou apoio: isaacache@gmail.com

Statistics

Views

Total Views
4,615
Views on SlideShare
4,613
Embed Views
2

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 2

https://twitter.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Projeto Pista Publica de Skate - Tibau do Sul /  Praia da Pipa - RN Projeto Pista Publica de Skate - Tibau do Sul / Praia da Pipa - RN Presentation Transcript

  • PROJETO PISTA DE SKATEUm espaço publico para o skate funcionarcomo ferramenta de Inclusão e integração social
  • Quais os benefícios do SKATEpara a sociedade?• O skate é uma atividade que além do uso do corpo trabalha bastante a mente dos seus praticantes :• Concentração - Concentração é o ato de aplicar a atenção a algum assunto, e o skate requer muitaconcentração em tudo, no obstáculo, manobra, posição do pé, giro do corpo aumentando assim o poderde concentração do praticante.• Tomada rápida de decisões – Saber desviar, parar, manobrar em velocidade em uma pista com váriosskatistas andando simultaneamente fazem refinar esta importante qualidade, pois qualquer descuidopode resultar em acidentes.• Confiança – é a segurança intima em um procedimento. Apesar de “radical” o skate é uma atividade demuito treino e poucos erros, então ter confiança naquilo que se faz é fundamental. Ninguém desce umcorrimão ou pula uma gap sem ter confiança na sua base de skate.• Criatividade – é uma das principais qualidades do skate. Inventar manobras, olhar a arquitetura da cidadee imaginar obstáculos “skataveis” são alguns dos fatores que aguçam a criatividade dos skatistas. Talvezpor isso muitos skatistas acabam se tornando grandes artistas, designs, músicos entre outras profissõesonde a capacidade de criar são colocadas a prova.• Determinação – no skate o aprendizado é duro e as vezes dolorido, ter determinação na hora de andar éprimordial para a evolução.• Segurança – este é um dos principais pontos do skatista. Ter segurança naquilo que se faz é fundamentalpara a conclusão das manobras e superar novos desafios, saber sua capacidade e conhecer seus limitessão importantes para andar de skate sem colocar nada em risco.
  • Por que Construir uma Pista de Skate• A necessidade de uma pista adequada se dá pela grandequantidade de pessoas que praticam essa modalidade esportiva, epor não possuírem um local adequado, acabam se arriscando nasruas movimentadas do município, ou em áreas não permitidas.• Somos quase 4 milhões de skatistas espalhados em todo territórionacional, de acordo com dados divulgados em março de 2010 peloInstituto Datafolha. Os 20% de aumento com relação ao últimolevantamento (2006), além de outros números altamente positivos,comprovam a força do Skate dentro da sociedade brasileira eprojetam uma curva de crescimento para os próximos anos• Com a construção da referida pista, o município ganhara maisbenefícios, como a opção de mais um ponto de lazer para apopulação e também aos praticantes desta modalidade, dando-lhesum local seguro para sua prática.• O municipio de Tibau do Sul tem mais de 100 praticantes esimpatizantes do esporte.
  • Abaixo Assinado – Interesse Públicohttp://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N28112
  • Skate: Dados e EstatísticasO Brasil tem hoje, 3.863.981 de skatistas. O número foiapurado pelo instituto Datafolha, encomendado pelaConfederação Brasileira de Skate em parceria com algumasempresas. É um volume expressivo, comparável compopulações de países inteiros, como o Uruguai (3.399.237).Uma das utilidades desse número, é mostrar ao poder públicoa quantidade de skatistas espalhados pelo território nacionale a escassez de pistas para atender a demanda dospraticantes. Há uma necessidade urgente de construir locaisapropriados para a prática do skate, levando em conta adiversidade de modalidades e suas categorias.
  • Skate: Dados e EstatísticasDos que praticam skate, a grande maioria é de homens, 89%,contra 11% das mulheres. O estado do Rio Grande do Sul é oque apresenta a maior taxa de praticantes do sexo masculino,94% e Pernambuco tem o maior índice de mulheres queandam de skate, 17%.A média de idade dos praticantes de skate no País é de 15,4anos, sendo que, na faixa dos 14 aos 16 anos e dos 17 aos 20anos, se encontra o maior número de praticantes do esporte,25% e 24% respectivamente.O índice de praticantes entre 14 e 16 anos chega a 34% noCeará e a 32% em Curitiba, enquanto que, na faixa dos 17 aos20 anos, atinge 42% na Bahia e 31% em Porto Alegre.
  • Skate: Dados e EstatísticasAs estatísticas do Ibope afirmam que o skate é o segundo esporte mais praticado noBrasil, só perde para o futebol.O aumento do número de praticantes é um fator fundamental para o crescimento doesporte.
  • Skate: Dados e EstatísticasA maioria dos praticantes (61%) tem idade entre 11 a 20 anos. Houve aumento na média da idade entre 2006e 2010, de 14 para 16 anos.Até 10 anos – diminuiu de 30% para 25%11 a 15 anos – diminuiu de 33 para 30%16 a 20 anos – aumentou de 24% para 31%21 anos ou mais – aumentou de 12 para 14%, sendo que 7% têm entre 21 e 25 anos e 7% mais de 26.Quanto à classe social, nas classes A e B a porcentagem não se alterou e 42% estão na classe A e B, sendo 8%na A e 34% na B.33% estão na classe C, que representou um aumento de 9% de praticantes nesta classe social. O restante(25%) está nas classes D e E.50% têm ensino médio (39%) ou superior (11%). 49% têm ensino fundamental.As maiores concentrações de praticantes estão no Sudeste (48%), seguidos da região Sul (21%), Nordeste(18%) e Centro Oeste/Norte (14%), sendo que 52% estão nas capitais e regiões metropolitanas e 48% nointerior. Na concentração de praticantes os maiores aumentos foram no Sul com 5% e no Sudeste com 3%.
  • Incentivo e Verba Federalhttp://www.esporte.gov.br/institucional/secretariaExecutiva/pracaJuventude/default.jspO projeto Praça da Juventude foi criado em 2007 com oobjetivo de levar um equipamento esportivo público equalificado para a população que pudesse, ao mesmo tempo,tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude.Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, aPraça da Juventude é uma área de convivência comunitáriaonde são realizadas também atividades culturais, de inclusãodigital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7tprqd9IUmY
  • Áreas e Possibilidades no Município
  • Áreas e Possibilidades no Município
  • Pistas de Skate podem ser adaptadas em variosformatos e modelos aproveitando os espaços ociosos
  • Pistas de Skate podem ser adaptadas em variosformatos e modelos aproveitando os espaços ociosos
  • Pistas de Skate podem ser adaptadas em variosformatos e modelos aproveitando os espaços ociosos
  • Pistas de Skate podem ser adaptadas em variosformatos e modelos aproveitando os espaços ociosos
  • Balneário Camboriu - SCOutros Destinos Indutores do Turismo que possuemPista de Skate:
  • Pista de Skate Ilha Bela - SPOutros Destinos Indutores do Turismo que possuemPista de Skate:
  • Pista de Skate Petropolis - RJOutros Destinos Indutores do Turismo que possuemPista de Skate:
  • Pista de Skate Armação de Buzios - RJOutros Destinos Indutores do Turismo que possuemPista de Skate:
  • Pista de Skate Aracati - CEOutros Destinos Indutores do Turismo que possuemPista de Skate:
  • Pista de Skate Aracaju - PIOutros Destinos Indutores do Turismo que possuemPista de Skate:
  • Porto de Galinhas Skatepark - PEOutros Destinos Indutores do Turismo que possuemPista de Skate:
  • Pista de Skate João Pessoa - PBOutros Destinos Indutores do Turismo que possuemPista de Skate:
  • A importância do envolvimento doskatista no projetoQuando o assunto é pista de skate, o que não faltam nesse Brasil, são exemplos queviram verdadeiros elefantes brancos, vivem vazias contrariando toda a expectativa doprojeto.Geralmente são obras públicas, áreas realizadas com o dinheiro público, muitas vezesatendendo a anos e mais anos de solicitações, abaixo assinados, e os mais diversosmovimentos dos skatistas da cidade.O grande problema recai em dois pontos principais.Uma pessoa que não anda de skate por mais familiarizada que seja, sempre vai fazeruma pista sem uma usabilidade adequada, cometendo erros básicos.Projeto com dicas de skatistas:Esse deveria ser o ideal, mas não o é por falta de conhecimento técnico, quando setem o interesse por parte do poder público, em envolver skatistas na adaptação doprojeto, é preciso ainda um pouco mais de sorte para que haja entre os skatistasalguém com um pouco mais de conhecimento para traduzir o sentimento do skatistaem relação aos obstáculos sonhados e idealizados, para uma linguagem que oarquiteto / engenheiro / projetista, consiga entender e colocar no papel, de forma quepossa ser construído adequadamente.
  • A importância do envolvimento doskatista no projetoEsses dois tipos de projeto que geram um número enorme de pistas públicas, compiso áspero, copping saltado demais ou enterrado, transições irregulares, sem direçãopra pegar velocidade, ou sem área de escape.Quando uma pista É mal feita, É pior andar nela do que na rua ou espaço publico, queteoricamente não foi feito para skate, e com isso em pouco tempo após a inauguraçãoÉ comum ver as pistas vazias, o que É péssimo pra todo mundo.Em virtude dos valores investidos de ‘dinheiro público’, e da durabilidade esperadapara uma skatepark público, É que É cada vez mais fundamental a contratação de umprojeto específico e especializado, de quem conheça os dois lados envolvidos: oskateboard e o ato de projetar.Espero que cada vez mais se reconheça isso, e nessa hora que entra a comunidade doskate, que deve se mobilizar para que sua tão sonhada pista não seja mais um ElefanteBranco na sua cidade, mobilizem-se e mostrem aos seus governantes que precisam dealguém pra garantir que haja qualidade na realização desse sonho.
  • Conclusão:A construção de uma pista de skate provê uma área segura paraa pratica de vários esportes radicais.Uma área livre de drogas, incentivando o esporte e a saúde dosjovens, dando qualidade de vida a comunidade, atraindo eventose festivais que fomentam o turismo, atraindo atletasprofissionais, campeonatos, lojas especializadas fomentando ocomercio, permite ações sociais e projetos voltados a juventude,além de ter baixo custo operacional e de manutenção emrelação a uma piscina ou quadra poliesportiva.A pista de skate se torna também uma referencia em nossaregião a nível estadual, nacional e internacional.
  • Conclusão:Em nome da comunidade de Tibau do Sul, Pipa,Sibauma e demais distritos de nosso municipio,agradecemos a atenção prestada a esta humildeapresentação.Votamos e contamos com o apoio do poder publico eprivado em dar inicio a estudar a viabilidade deconcretização deste espaço de grande importância paraa saude, o esporte e lazer de nossa região.