GestãO Hospitalar 2

1,249 views

Published on

slaides ead

Published in: Education, Travel
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,249
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
22
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

GestãO Hospitalar 2

  1. 1. Universidade Católica de Pelotas Curso de Gestão Hospitalar EAD – Ensino à Distância Componentes: Carmen Beatriz Sanches, Irai Antuarte Candia, Nara Elize Rosa
  2. 2. A educação a distância no Brasil Dentre as grandes transformações registradas no final do Século XX, e fortemente presente na virada do milênio, está o processo de globalização econômica. O Brasil, como uma das dez maiores economias do mundo, não poderia, como de fato ocorreu ficar imune a este processo. Inclusive, a continuidade de uma nação economicamente forte exigirá cada vez mais abertura comercial, flexibilidade gerencial e receptividade às inovações. Objetivo deste artigo é analisar, comparativamente, a experiência brasileira de Educação a Distância (EAD) nas empresas e nas escolas. Cabe esclarecer que não se trata de um "PPR científico", e sim, de uma breve reflexão sobre o sucesso relativo da educação a distância praticada nas empresas, e as dificuldades impostas, majoritariamente, por uma legislação equivocada, para a utilização nos diversos sistemas de ensino-aprendizagem no Brasil. Concluo, com uma nota sobre as perspectivas da EAD no novo governo.
  3. 3. Raciocínio análogo pode ser constatado nos países líderes mundial em EAD (Inglaterra, Canadá, Austrália, Escandinávia, USA, etc.). A globalização da educação traz como conseqüência uma série de eventos marcantes na área da aprendizagem. São inicialmente as Universidades Abertas, em seguida as Mega-Universidades (com mais de 100 mil alunos que utilizam EAD). Depois, são as Universidades Virtuais Esta modalidade atende a necessidade de pessoas que não podem ingressar no curso de ensino superior comum, devido, a dificuldades financeiras e como o Brasil é um país subdesenvolvido e que a maioria da população é de baixa renda a demanda vem crescendo a cada dia. O aluno que optar pelo EAD tem a possibilidade de estudar em casa. Através da internet ele estará em contato com o docente, trocando informações sobre as matérias, produzindo atividades do curso escolhido.
  4. 4. O Ensino a Distância sempre esteve veiculada no Brasil ao ensino técnico desde anos 40 pelo Instituto Monitor e Instituto Universal Brasileiro. Logo depois veio a surgir nos antigos supletivos. A Educação a Distância associada a tecnologias de informação é tema relativamente novo, mas sua regulamentação vem se consolidando nos últimos anos .
  5. 5. A seguir encontram-se decretos, leis e outras normas que regem a EAD no Brasil. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 Regulamenta a Lei de Diretrizes e Bases no tocante à EAD Portaria Ministerial nº 4.361 de 29 de dezembro de 2004 Processos de credenciamento e recredenciamento de IES, inclusive nos casos de EAD
  6. 6. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A legislação atual sobre Educação à distância. A LDB. Portarias do Ministério de Educação. As leis estaduais. A avaliação na EAD. Quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , n. 9.394, em 20 de dezembro de 1996, foi promulgada, muitos se alegraram porque, finalmente, a lei tratava da educação à distância, em seu artigo 80, nas Disposições Gerais. Poucos perceberam, no entanto, que mais importante que esse artigo 80, é o fato de a Lei referir-se ao tema em todos os níveis e modalidades de ensino.
  7. 7. Que é e-learning ? Tecnicamente, o e-learning é o ensino realizado através de meios eletrônicos. É basicamente um sistema hospedado no servidor da empresa que vai transmitir, através da Internet ou Intranet, informações e instruções aos alunos visando agregar conhecimento especifico. O sistema pode substituir total ou parcialmente, o que é mais comum, o instrutor, na condução do processo de ensino. No e-learning, as etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados diversos recursos como o e-mail, textos e imagens digitalizadas, sala de bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e teleconferências, entre outras. O treinamento com o e-learning pode ser montado pela própria empresa ou por qualquer dos fornecedores desse tipo de solução já existentes no mercado. Modalidade de ensino que deveria ser oportunizada em várias empresas, cada formação adequada os seus colaboradores. Pessoas às vezes taxadas de ignorantes por possuírem pouca formação, mas que apenas não foram facilitados na vida. Colaborados que a empresa oportuniza este tipo de adequação sente-se valorizado, com toda dificuldade ele aproveita com certeza.

×