Your SlideShare is downloading. ×
Hp12 c   lição 2-1
Hp12 c   lição 2-1
Hp12 c   lição 2-1
Hp12 c   lição 2-1
Hp12 c   lição 2-1
Hp12 c   lição 2-1
Hp12 c   lição 2-1
Hp12 c   lição 2-1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Hp12 c lição 2-1

150

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
150
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. E agora que já tivemos contato com o funcionamento básico da HP12C,vamos agora embaralhar um pouco mais e ver como o formato (RPN)da HP 12C auxilia na computação de cálculos um pouco mais, digamosassim..., enrolados:Vamos em frente e agora vamos ver como usar a função . Sigamoso exemplo: ; a operação vai ser sobre o número 2 ; queremos 2 elevado a 2 ; tecla da função matemáticaPronto, teremos 2 elevado a quadrado. Se quisermos fazer ao cubo: ; a operação, novamente, será sobre o número 2 ; agora vamos elevar o cubo ; tecla da função matemática, que vem por últimoPronto, e agora teremos elevado 2 ao cubo.Com esta sequência poderemos elevar qualquer número a qualqueroutro número.
  • 2. Consideremos a expressão:920/(5 + 0.3x(18/3)**3)Vamos primeiro calcular a expressão entre parêntesis do denominadore multiplicar pelo numerador, tal e qual aprendemos na escolaEntão faremos:
  • 3. O que você pode perceber aqui é que vamos seguindo uma ordem deoperações em sequência, sem nos perdermos, nem precisar recorreraos registros de memória ou ainda guardar variáveis, fazer anotações àparte, etc...AGORA VAMOS APRESENTAR AS TECLAS eAs teclas e chamam funções associadas à teclas primárias(letras brancas das teclas), em serigrafia amarela ou azul.Desta forma, por exemplo, se quisermos limpar os registradoresdigitamos e depois a tecla CLX, cuja função REG está noguarda-chuvas de funções de limpeza [CLEAR] de registros de memória .E agora, os primeiros cálculos financeiros:Considere uma taxa de IGPM fictícia acumulada de acordo com tabelaabaixo:Mês
  • 4. Janeiro 1,1%Fevereiro 0,9%Março 0,47%Abril 0,88%Maio 1,2%Junho 1,5%Julho 2,3%Agosto 1,15%Setembro 0,9%Outubro 0,7%Novembro 0,3%Dezembro 0,18%Total Acumulado ?Comece digitando o valor base de 100, e sobre o qual os cálculos serãorealizados, como ser faz com cálculos de percentuais, ou seja, cálculossobre base 100. Sendo o dado inicial o número 100, digitaremos 100 edepois ENTER. Após o último cálculo, subtrairemos este mesmo valor100, que foi adicionado no início, e obteremos o índice acumulado deJaneiro a Dezembro. Vamos lá !
  • 5. ; entrar com o dado, valor base 100, sobre o qualos cálculos serão realizados ; entrar com a primeira linha da tabela esomar ; entrar com a segunda linha da tabela eacumular ao anterior . . . ; entrar com a última linha da tabela,após as 11 anteriores e acumular ; retirar o valor 100 adicionado no início. O Visorirá mostrar o índice acumulado de 12 meses.Pronto, agora você tem uma forma simples de calcular índicesacumulados.Funções de Data
  • 6. Uma das funções de data mais utilizadas é o cálculo de número dedias corridos entre uma determinada data e outra.Por exemplo, quantos dias corridos tivemos entre 25/12/1970 e17/07/2012 ?Primeiro Passo: ; limpa os registradores.Segundo passo Passo: ; porque vamos usar 5 números após avírgulaTerceiro Passo: ; formato de Dia, Mês, Ano, padrão brasileiro(note D.MY) na tecla 4.Digite a Data Inicial e entre como dado:Digite a Data Final e a operação a função que será operada como dadoinicial:
  • 7. Digite a tecla de acionamento de função e a função ; ativar afunção g delta days, ou seja, calcule o número de dias trasncorridos. E ototal obtido é 15180 dias.Por outro lado, podemos fazer o inverso e ver se encontramosdeterminada data. Novamente:Vamos lá: ; formato de Dia, Mês, Ano, padrão brasileiroDigite a Data Inicial e entre como dado:E agora: ; número de dias ;ativa a função de retornar a dataE agora você tem a data.Existem algumas funções simples e diretas associadas à tecla ,que comentaremos rapidamente:Elas atuam sobre um número (número e ENTER) e que são:
  • 8. ; número + enter e multiplica por 12 ; número + enter e divide por 12 ; número + enter e tira o logarítmo neperiano ; número + enter e calcula o fatorial daquele número ; número + enter e ele o número e neperiando à potênciadaquele número ; número + enter e tire a raiz quadrada deleE isto encerra o segundo módulo. Na próxima seção vamos aos cálculose funções financeiras !

×