II Seminário Web Currículo PUC-SP
         As mídias sociais no cotidiano do educador
Edney Souza - @interney – edney@polv...
NÃO É UMA
  “MODINHA”
45% da população brasileira já
acessou internet
(82,7 milhões)
58% acessa diariamente
(47,9 milhões)...
NÃO É UMA
  “MODINHA”

64% realizam atividades escolares
(52,9 milhões)

67% participam de redes sociais
(55,4 milhões)


...
#SOCIOLOGIA
Tecnologia é a plataforma de comunicação para
estabelecer, fortaceler e acelerar suas relações sociais


  Est...
#    CONVERSAS PÚBLICAS X PRIVADAS
Formulário de contato / e-mail / msn
Estabelece conversas privadas entre
emissor e rece...
#      CONVÍVIO SOCIAL

Lan House

Ponto de encontro físico com suporte digital
- Games
- Compras
- Documentos

* Economia...
#ESTÍMULO
    Atividades
      Curiosidade / Prazer em compartilhar
            Recompensas / Reconhecimento
#ESTÍMULO
Badges – Insígnias que um usuário tem
em uma rede social
(Foursquare)
#DIA-A-DIA
 MULTIMÍDIA
    Atividades
            Vídeos / Fotos / Chat / Pesquisa
# NOVA REALIDADE
 Que profissão utiliza
 caderno?
 Estamos formando
 profissionais do século XX
 para enfrentar a realidad...
#prontofalei


Perguntas?
Obrigado!



 Edney Souza - @interney
edney@polvoracomunicacao.com.br
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Web currículo: as mídias sociais no cotidiano do educador

8,953 views
8,828 views

Published on

As redes sociais já fazem parte do cotidiano do Brasil, porém ainda são barradas nas escolas. Os profissionais que usarão computadores no escritório são formados na base do caderno, será que não podemos fazer melhor?

1 Comment
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
8,953
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5,305
Actions
Shares
0
Downloads
103
Comments
1
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide


  • Assim como redes sociais não é mais uma “modinha” o uso de internet para atividades escolares também não é, se ambas as atividades fazem parte do cotidiano da população, porque elas não estão interligadas?
  • A tecnologia modificou a forma como nos relacionamos, pessoas conhecem umas as outras em redes sociais, reencontram amigos “desaparecidos” e aceleram relacionamentos, fazendo com que em poucos dias duas duas pessoas atinjam uma profundidade de conhecimento mútuo que antigamente demorariam meses ou anos para se conseguir.

    Esses relacionamentos muitas vezes se formam ao redor de conteúdos publicados na rede, e na maioria das vezes as pessoas são apenas consumidores passivos desse conteúdo, a porção da população que eftivamente produz algo é pequena se levarmos em consideração a simplicidade e gratuidade das mesmas.
  • Os paradigmas de conversaçãp estão modificando e ainda não estamos preparados para lidar com essas mudanças, vemos pessoas serem demitidas por mau uso de redes sociais, porém faz sentido culpar uma ferramenta pela forma como você a utilizou? Ninguém vou demitido por usar uma ferramenta proibida, foi demitido por um comportamento inapropriado em público.

    Passamos tanto tempo explorando as conversações privadas que não nos preparamos para a conversação pública.
  • Redes Sociais carregam o estigma de distanciar pessoas fisicamente, isolando-as do convívio social, eu particularmente conheço muito mais pessoas hoje, saio mais, me socializo muito mais, do que antes de utilizar redes sociais.

    Um espaço de mútuo convívio social e digital são as lan-houses. e elas cresceram não pela simples necessidade das pessoas em usar o computador, mas pelas facilidades que essa tecnologia trazia para o cotidiano. Desfrutar dessas necessidades exigiu a aquisição de habilidades como economia, matemática, direito, etc.

    Porque não trazer esses espaços de convívio para a casa e escola, porque os pais deixam os filhos navegarem isoladamente ao invés de fazer dessa atividade parte do cotidiano familiar? Porque os professores não vão além dos materiais enviados em grupos de e-mail e exercitam na escola esses pontos de encontro presenciais/digitais?
  • A educação pode aprender com a publicidade nesse sentido.

    Ninguém se interessa gratuitamente por uma publicidade, pessoas vão por obrigação à escola muitas vezes, mas não consomem produtos por obrigação, temos a liberdade de escolher as marcas preferidas em diferentes categorias de preço e na mesma categoria de preço o que cria diferencial para uma marca é a percepção positiva que temos tela. Essa percepção cria-se através de atributos que são associados à marca, essas associações podem ser feitas também na educação.

    Existem basicamente 2 modos de atrair a atenção ao se desenvolver uma atividade publicitária que pode ser aproveitada em sala de aula: atividades que despertam curiosidade e são compartilhadas por prazer e atividades que geram recompensas e são compartilhadas para demonstrar reconhecimento.
  • Um exemplo é o que o History Channel fez em Nova Iorque com o FourSquare, o Foursquare é um aplicativo com 4 finalidades: encontrar seus amigos e ser encontrado, trocar dicas de lugares interessantes, fazer buscas a partir da localização geográfica e também é um jogo.

    Como jogo ele recompensa o usuário com o título de mayor (prefeito) para o usuário que mais vezes esteve em um determinado local e também com badges (insígnias) que representam uma determinada atividade que o usuário executou.

    O History Channel deixou dicas nos locais históricos contando um pouco da história do local, uma ação educativa que levou muitas pessoas a assistir um programa na televisão.
  • O dia-a-dia das crianças, adolescentes e adultos hoje em dia é multimídia, não produzimos mais apenas textos, produzimos vídeos e fotos com a mesma facilidade, não escrevemos mais cartas, usamos programas de mensagens instantâneas, não vamos mais a biblioteca, fazemos pesquisas online.

    E infelizmente esse distanciamento da escola em relação ao cotidiano do aluno não o preprara para usar programas de edição de vídeo e imagens, não o orienta a perceber quais são as fontes confiáveis de pesquisa, não o alerta para as armadilhas de chat com estranhos a tendência é proibir, os pais proibem, a escola proíbe e muitas vezes a empresa proíbe, limitando a capacidade de comunicação e produtiva do aluno, filho, funcionário.
  • Que empresa utiliza caderno hoje em dia? Talvez muitos de vocês achem essa observação exagerada, mas eu trabalhei em duas indústrias, tecnologia e comunicação, e o caderno em ambas é obsoleto, muito jornalista ainda pode achar o bloquinho de notas elegante mas a verdade é que ele perde em produtividade para quem usa o computador.

    Hoje um computador sem conexão à internet é como uma televisão sem imagem, você pode usá-la como um rádio, mas está pagando muito caro pelo produto. Se usam a internet no seu cotidiano profissional porque não estão utilizando-a no seu cotidiano escolar?


  • Web currículo: as mídias sociais no cotidiano do educador

    1. 1. II Seminário Web Currículo PUC-SP As mídias sociais no cotidiano do educador Edney Souza - @interney – edney@polvoracomunicacao.com.br
    2. 2. NÃO É UMA “MODINHA” 45% da população brasileira já acessou internet (82,7 milhões) 58% acessa diariamente (47,9 milhões) 67% participam de redes sociais (55,4 milhões) (setembro / novembro 2009)
    3. 3. NÃO É UMA “MODINHA” 64% realizam atividades escolares (52,9 milhões) 67% participam de redes sociais (55,4 milhões) (setembro / novembro 2009)
    4. 4. #SOCIOLOGIA Tecnologia é a plataforma de comunicação para estabelecer, fortaceler e acelerar suas relações sociais Estuda os RELACIONAMENTOS formados nas plataformas, ao redor dos conteúdos publicados * Aulete Digital
    5. 5. # CONVERSAS PÚBLICAS X PRIVADAS Formulário de contato / e-mail / msn Estabelece conversas privadas entre emissor e receptor O conteúdo da conversa é particular e fica indisponível para outros interessados Caixa de comentário / microblogs Mesmo que a conversa comece com a intenção de ser privada, ela pode ser “invadida” por terceiros Todo o conteúdo produzido fica disponível para consulta de terceiros As pessoas que interferiram na conversa podem apoiar positivamente ou negativamente
    6. 6. # CONVÍVIO SOCIAL Lan House Ponto de encontro físico com suporte digital - Games - Compras - Documentos * Economia, Matemática, Direito, etc... Casa / Escola - Grupo de email
    7. 7. #ESTÍMULO Atividades Curiosidade / Prazer em compartilhar Recompensas / Reconhecimento
    8. 8. #ESTÍMULO Badges – Insígnias que um usuário tem em uma rede social (Foursquare)
    9. 9. #DIA-A-DIA MULTIMÍDIA Atividades Vídeos / Fotos / Chat / Pesquisa
    10. 10. # NOVA REALIDADE Que profissão utiliza caderno? Estamos formando profissionais do século XX para enfrentar a realidade do século XXI
    11. 11. #prontofalei Perguntas?
    12. 12. Obrigado! Edney Souza - @interney edney@polvoracomunicacao.com.br

    ×