Your SlideShare is downloading. ×
Métricas De Sucesso De Redes Sociais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Métricas De Sucesso De Redes Sociais

13,303
views

Published on

O que medir em redes sociais, como medir, que objetivos podem ser mensurados através daquelas métricas, o que elas dizem sobre a campanha e como estimular e reagir diante desses números - apresentado …

O que medir em redes sociais, como medir, que objetivos podem ser mensurados através daquelas métricas, o que elas dizem sobre a campanha e como estimular e reagir diante desses números - apresentado durante a aula na FGV (GVPEC Mídias Digitais)

Published in: Business, Technology, Design

4 Comments
81 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
13,303
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
1,184
Comments
4
Likes
81
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1.  
  • 2. # ENTENDENDO Meios sociais podem ser: Canais autorais como Blogs, Fotologs e Videlogs Canais de discussão como Fórums, Listas e Grupos Sites de amizade Sites de compartilhamento de arquivo Sites de construção colaborativa como Wikis Um misto de diversas formas acima Antes de medir
  • 3. QUAL A COLA QUE OS UNE? # Comunidades Envolvem pessoas Relacionamentos Quanto mais interação entre as pessoas maior o potencial de uma mensagem se espalhar Produção de conteúdo Qualidade e quantidade de conteúdo impactam na velocidade com que ele se propaga e cria comunidades ao redor dos autores.
  • 4. # TIPOS DE MÉTRICAS Visibilidade Medidas que servem como base de comparação com outras mídias tradicionais Influência Medidas que mostram o potencial de propagação da informação no meio social e a reputação do autor da mensagem Engajamento Medidas que quantificam a participação nos meios sociais, em atividades que geralmente não tem paralelo em mídias tradicionais
  • 5. # VISIBILIDADE Pageviews / Views - Visualizações, número de vezes que um a página, vídeo, foto, slide ou outro material multimídia é exibido. Unique visitors - Visitantes únicos, quantidade de pessoas diferentes que acessaram o material. Posts / Threads - Quantidade de textos ou tópicos em uma comunidade. (Orkut / Facebook / Sonico)
  • 6. # VISIBILIDADE Quantidade de Grupos - Quantos grupos, fóruns ou listas sobre o assunto que existem na rede. (Fóruns / Listas de Discussão / Redes) Tempo de visitação - Tempo investido pelo visitante no site ou na página, para sites de vídeo é importante utilizar sistemas que mensuram até que parte o vídeo foi assistido.
  • 7. MEDIDAS TRADICIONAIS # New visitors – Visitantes novos que surgiram no período da ação, importante comparar com new visitors do período anterior. Returning Visitors - Visitantes que retornaram. Interessante medir no período seguinte a ação para avaliar a retenção da base impactada.
  • 8. MEDIDAS TRADICIONAIS # Traffic Sources – Origem de Tráfego, pode ser pago, direto, referência (de outros sites) ou de busca. (Seeding) Conversões - Quantidade de visitantes que compraram ou se cadastraram, geralmente usa-se em campanhas de CPA / PPA (Cost Per Action / Pay Per Action)
  • 9. # AVALIAÇÃO DE VISITANTES Geográfica – Os visitantes são do país, estado e cidade que interessam ao cliente? (Atores regionais) http://migre.me/5yLK Idioma – O browser dos usuários estão configurados de acordo com o idioma da campanha?
  • 10. # AVALIAÇÃO DE VISITANTES http://migre.me/7yLS Bounce Rate – Percentual de visitantes que acessa apenas uma página e sai do site. (Interatividade / Relacionamento) Configurações – Deve ser avaliado nos canais a serem utilizados na campanha para orientar o desenvolvimento de peças, através do analytics é possível descobrir: browser, sistema operacional, cores, resolução, versão do flash, suporte a Java e velocidade de conexão. (RA, Apps)
  • 11. # INFLUÊNCIA Ratings/Rankings – Avaliação daquele canal ou conteúdo. É importante levar em consideração o método de avaliação. (+/- , 1 / 5 stars) http://migre.me/5yLK Referrals – Referências, quantidade de links apontando para aquele canal ou conteúdo. É importante checar a relevância de quem está apontando. (segmentação)
  • 12. # INFLUÊNCIA Membros - Quantidade de participantes (amigos, seguidores, assinantes) de uma comunidade ou canal. http://migre.me/5yNQ Conexões – Quantidade de amigos / seguidores. Usa-se membros para definir o tamanho da comunidade e as conexões entre os membros para medir o potencial de propagação da mensagem.
  • 13. # ENGAJAMENTO Comentários e Trackbacks – Respostas da comunidade ao assunto. Efetuadas no próprio canal (comentários e scraps) ou no canal do membro da comunidade (trackback). (Sidewiki / Chat Catcher) Perfis preenchidos – Quanto maior o % de preenchimento dos perfis maior é o engajamento deles com a comunidade. http://migre.me/5xVm
  • 14. # ENGAJAMENTO Membros ativos – Quantidade de pessoas efetivamente participando de uma comunidade. Verificar membros de destaque. (Hubs) Médias – Cálculos como Comentários por Post, Seguidores por Participante, Assinantes de feed por blog e Amigos por Perfil, mostram a qualidade de engajamento da amostragem. (Desvios) http://migre.me/5xV3
  • 15. # ENGAJAMENTO Menções por período – Medir quantidade de menções e material produzido por dia, semana, mês e ano, mostra a velocidade de propagação da mensagem. (Picos) Frequência de publicação – A contribuição dos participantes em suas redes é diária, semanal ou mensal? Isso ajuda a definir a estratégia a ser utilizada. (Esforço) http://migre.me/5y1Z
  • 16. Favoritos – Quantidade de vezes que o assunto foi armazenado em ferramentas de social bookmarking. (Youtube, Delicious, Google Reader) http://migre.me/5y3y # ENGAJAMENTO
  • 17. Likes – Quantidade de vezes que o assunto foi marcado como “gostei” no Facebook, Friendfeed ou plaxo. # MÉTRICAS EMERGENTES Retweets – Quantidade de vezes que uma mensagem foi retransmitida em uma rede de microblogs. (TweetStats, Twitter Grader Twitalyzer, Twinfluence) http://migre.me/5xKa
  • 18. # PUBLICAR CONVERSAR Ferramentas de Mídias Sociais possuem recursos para conversação e compartilhamento Comentar | Favoritar | Enviar | para um amigo | Twittar Eixo da conversação O conteúdo dos canais de apoio (Flickr, YouTube, Slideshare, etc.) é direcionado para o eixo da campanha (posts do blog por exemplo) estabelecendo um senso de comunidade ao redor desse canal.
  • 19. # CONVERSAS PÚBLICAS X PRIVADAS Formulário de contato Permite estabelecer conversas privadas entre empresa e cliente / prospect. Todo o conteúdo da conversa é particular e fica indisponível para outros clientes e prospects Caixa de comentário Permite estabelecer conversas públicas entre empresa e cliente / prospect além de conversas entre os clientes e prospects. Todo o conteúdo fica disponível e serve de apoio para os novos visitantes Os visitantes se ajudam ampliando a capacidade de atendimento da empresa
  • 20. # RESUMINDO Ter um espaço social não é apenas uma oportunidade de publicar conteúdo e divulgar sua empresa Implica em conversar com sua audiência (clientes, prospects, fornecedores, parceiros, funcionários) O usuário aprendeu a usar a web para conversar, se você não conversa com sua audiência você frustra seu leitor. A escolha da ferramenta pode e deve ser pautada na suas capacidades sociais.
  • 21. Obrigado! :) Obrigado! Edney Souza http://meadiciona.com/interney