Uploaded on

 

More in: Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
341
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
19
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. #A comunicação no mundo 2.0Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Liberdade | www.cruzeirodosul.edu.br
  • 2. #Glossário - De A a Z nas mídias sociais
  • 3. Para nós que vivemos e atuamos com comunicação digital é natural mencionarmos determinadas ferramentas e conceitos. Para facilitar o entendimento de todos os nossos alunos, selecionamos abaixo os principais termos para que voces também fiquem familiarizados e utilizem como consulta em caso de duvidas. Fonte: Elaborado por Cibele Silva e Talita Carvalho, agencia Gaia Creative #AAceita: (http://www.aceita.com.br) Ferramenta nacional que monitora e possuidispositivos para qualificar e apresentar os dados obtidos. Monitora diversas redesinclusive Orkut e o ReclameAqui.Addictomatic: ( http://addictomatic.com) É um site ou uma ferramenta que trazpra você resultados sobre determinado assunto provenientes de diferentes redes.Exemplos de redes monitoradas por esta ferramenta: Youtube, blogs, Flickr,wordpress, bing, etc.API: (Application Programing Interface) É uma documentação que permite queduas aplicações diferentes interajam.Apontador: (http://www.apontador.com.br) É um site que originalmente focava nalocalização geográfica, atualmente vem se posicionando de uma forma diferenteda proposta original. É uma rede social brasileira que vem crescendo muito.Avatar : É uma imagem, apelido ou representação de uma persona, utilizada por umindivíduo real em: fóruns, redes sociais e jogos online. Pode ser uma representaçãofiel do usuário ou uma personagem totalmente diferente do individuo real. A origemda palavra, no entanto, diz que a representação de entidades divinas no mundomortal.
  • 4. #BBackType: (http://www.backtype.com) É uma empresa que trabalha com SocialMedia Analytics. O serviço começou como uma ferramenta de busca em comentáriosde blogs.Badges: Badges são medalhas virtuais que são entregues no perfil comoreconhecimento de alguma realização do usuário.Bit.ly: É um encurtador de URL gratuito. É muito popular, pois além de ser muito útilreduzindo URL´s gigantes em poucos caracteres, o serviço também traz estatísticassobre o link. Fornecendo informações muito importantes em campanhas e ações.Blog: É a contração da palavra “Web Log”. Geralmente são mantidos por um únicoindivíduo, sendo utilizado para escrever artigos de interesses variados do autor.Os blogs vêm passando por uma mudança de postura. A profissionalização dosblogueiros conceituados que começaram apenas como um passatempo, marcam oinício dessa transição.Blogger: (www.blogger.com) É a plataforma gratuita do Google para criação,publicação e hospedagem de blogs.BoardReader: (http://boardreader.com) – É uma ferramenta gratuita que permite ousuário procurar por palavras chaves em postagens e artigos publicados em fórunse blogs.Bate-papo: Interações em tempo real entre dois ou mais usuários através aplicaçõesonline. Pode ser através de salas de bate-papo, IRC ou programas de mensagensinstantâneas.Buzz: Em tradução livre, seria o “Burburinho” gerado em torno de uma marca nasredes sociais. Comentários, depoimentos e menções. #CChat: São salas online onte você pode “Bater-papo” com os amigos e/ou fazernovas amizades. Ver mais em “bate-papo”.CMS: (Content Management System) Sistema de gerenciamento de conteúdo,o termo CMS é utilizado para plataformas destinadas à publicação de grandesvolumes de conteúdo.Collective Intelligence: Ver Inteligência Coletiva.Comentário: Um comentário é uma resposta ou uma reação gerado po um conteúdopublicado na rede. É o fruto da comunicação de mão dupla.
  • 5. Compete: Compete é uma aplicação web que compara estatísticas de sites nainternet. Permitindo que os usuários comparem dados importantes.Craigslist: Craiglist é um popular site de e-commerce que é referência na web. Aredução do investimento de propaganda em mídia impressa nos Estados Unidos é,em parte, atribuída á CraigslistCreative Commons: É uma organização sem fins lucrativos, dedicada a facilitar arelação entre criadores de conteúdo e consumidores. Regulamentando os direitosautorais para aqueles que desejam compartilhar conteúdo.Crowdsourcing: É a combinação das palavras Crowd e Outsourcing. Faz referênciaa coleta de informações através de aplicações sociais. O termo é popular entre:executivos, autores e jornalistas. Ganhou força com a Web 2.0 e a tendência dautilização da colaboração em massa para atingir objetivos de negócios.Curtir: É uma ação lançada pela rede social Facebook em que o usuário poderecomendar/ acompanhar com um simples click o conteúdo de qualquer marca oupessoa. #DDelicious: É um site de Bookmarkingonde você pode guardar todos os seus links deforma fácil e organizada.Digg: Digg é um site social de noticias permite que os usuários classifiquem ecompartilhem os artigos. #EE-commerce: Comércio eletrônico ou e-commerce é uma tendência ainda emcrescimento. Basicamente são sites completos que possuem todo o sistema decompra e venda necessários. Gateways de pagamento são necessários pra ter umsistema próprio de pagamento. Também é possível terceirizar este serviço atravésde empresas como PagSeguro ou PayPal.
  • 6. #FFacebook: é a maior rede social do mundo. Aqui no Brasil ainda vem se consolidando,mas já tem taxa de crescimento muito superior ao Orkut.Flash Mob: é um grande grupo de pessoas que se reunem subitamente em um localpublico. Geralmente são organizados através de: mensagens SMS, redes sociaisou por telefone. Agem de forma combinada e, assim como surgem, também sedispersam com rapidez.Flickr: é uma rede social focada no compartilhamento de fotos.Forum: é um site de discussões. É uma das formas mais tradicionais de interaçãoentre usuários, antes mesmo das redes sociais.Foursquare: é uma rede social de geolocalização. Incorporou também elementosde reconhecimento “Badges” que são ganhas através de “missões” ou “quests”como em um Jogo (game) #GGoogle Docs: Google Documents é um grupo de aplicações online para escritório.Editores de texto, planilhas de dados e apresentações podem ser armazenadose editados sem necessidade de download. É uma funcionalidade para quem temconta de email no gmail.Google Wave: é um projeto que foi abortado. Seria uma revolução na maneira emque as pessoas se comunicam tomando como base o conceito “em tempo real” ou“real time”Gowalla: é uma rede social em que amigos podem compartilhar seus comentáriossobre locais. Não é muito popular no Brasil, sendo comumente comparado aoFoursquare.Groupon: Site de compra coletiva tendência que vem ganhando força desde 2010. Arede Groupon é internacional e foi fundado em 2008. Veja mais: http://bit.ly/fBGuwM
  • 7. #HHashtag: A Hashtag surgiu pela demanda por uma organização melhor dasinformações no Twitter. Foi uma solução criada pela própria comunidade de usuáriosutiliza o “jogo da velha” # antes dos termos. Exemplos: #socialmedia, #marketing,#hashtag. Geralmente é utilizada para localizar quem está falando de determinadoassunto, também em eventos.HootSuite: é uma aplicação web que permite o usuário organizar melhor o conteúdono Twitter. É possível ter múltiplos usuários e múltiplos perfis além de ter acesso arelatórios e estatísticas. #IInteligência Coletiva: É a inteligência compartilhada por um grupo de indivíduos.Através de colaboração espontânea, muitos indivíduos chegam a resultados quenão são possíveis individualmente.Instant Messaging: Ver mensagem instantânea. #JJoomla: é uma plataforma opensource para administração de conteúdo (contentmanagement system ou CMS) permite ao usuário construir sites com excelenteestrutura de informação. #LLifecasting: É uma publicação continua da vida de uma pessoa. Utiliza a internet e,algumas vezes, equipamento especial, como dispositivos de captura portáteis paraserem usadas em tempo integral.Like: Ver Curtir.Link Building: Link building é um dos tópicos dentro de search engine optimization(SEO) em que os desenvolvedores geram links entre sites de interesse incomum.LinkedIn: é uma rede social totalmente orientada para profissionais. Hoje elasubstitui o “currículo vitae”. Empresas podem achar o seu perfil e você pode secandidatar a vagas por esse canal.
  • 8. #MMensagem instantânea: O termo é utilizado para classificar programas de IM. Emque dois ou mais usuários trocam mensagens de texto em tempo real e possuemoutras ferramentas para interagir. Exemplos: MSN, Gtalk, Skype entre outros.Mashable: Mashable é o site considerado por muitos a principal referência quandoo assunto é: social media, tecnologia, cultura digital e internet. Fundado em 2005. #NNing: É uma plataforma que possibilita a criação de uma rede social proprietária.Você escolhe o tema, customiza e configura conforme o desejado. #OOrkut: Orkut é a rede social do Google, sendo a mais popular em território nacional.Causa interação entre as pessoas, agrega jogos e comunidades.OneForty: Diretório de ferramentas, além de disponibilizar um grande diretório deferramentas. Os usuários podem recomendar, comentar e criar suas próprias listasde ferramentas comentadas. #PPermalink: Uma URL, link ou endereço especifico para um “post”Podcast: Um podcast é uma série de arquivos digitais, podendo ser vídeos ou áudio.São publicados periodicamente e distribuídos através de RSS FEED.PostRank: é outra ferramenta que permite não apenas monitorar o conteúdopublicado e sua repercussão, mas também ajuda na publicação e acompanhamento.PagSeguro: Site que terceiriza o sistema de pagamento online.PayPal: Site que terceiriza o sistema de pagamento online.Peixe Urbano: Site de compra coletiva, similar ao Groupon. Veja mais: http://bit.ly/fBGuwM
  • 9. #QQuiz: Jogo de perguntas e respostas. Exemplo: TweetQuiz.net #RReclameAqui: Rede social focada em reclamações. Os usuários utilizam o serviçocomo última estância, possui alta credibilidade.Real-Time Search: Em tradução livre, Busca em tempo real é um conceito aplicadoem diversas ferramentas que rastreiam dados em mídias sociais.RSS: RSS (Really Simple Syndication) é um format que permite aos usuáriosreceberem sua noticias de forma rápida e fácil. Sendo muito utilizado entre osinternautas que buscam estar antenados nas atualizações de seus sites preferidos.Existem ferramentas para agregar esse conteúdo. Exemplos: Google Reader,Feedreader e Outlook 2010. #SSecond Life: Second Life é um mundo virtual que vai além de um MMOG (MassiveMultiplayer online game). A proposta de second life é diferente, promovendoum mundo virtual totalmente com todo um mercado e modelos de monetizaçãodiferenciados.Sentimento: No contexto das mídias sociais, o sentimento está ligado a experiênciaproporcionada ao consumidor em relação a marca. Nas menções monitoradaspodemos classificar o sentimento como sendo: positivo, negativo, neutro ou misto.SlideShare: é uma rede social focada em disponibilizar apresentações de PPT,FDF, entre outros formatos.Skype: Skype é um programa gratuito que permite a comunicação entre dois oumais usuários. O perfil dos usuários é mais profissional, tendo um posicionamentodiferente de outros programas de IM (Instant Messengers). Possui planos parafazer ligação computador x celular através de VoIP.Social Media Marketing: Social media marketing é um termo que descreve o uso dasredes sociais, comunidades online, blogs, wikis ou qualquer outro meio colaborativoonline em ações de Marketing.
  • 10. Social Media Monitoring: O monitoramento de Buzz nas redes sociais é um trabalhode acompanhamento em tempo real do que estão falando sobre a marca. Permitedetectar crises e oportunidades, o monitoramento também pode orientar o trabalhodo Social CRM ou CRM 2.0.Social Mention: Social Mention é uma ferramenta gratuita que permite analisardados sobre uma palavra-chave escolhida. Algumas das avaliações são invalidaspela barreira do idioma. #TTag Cloud: A tag cloud is a visual depiction of user-generated tags, or simply theword content of a site, typically used to describe the content of Web sites.TweetDeck: TweetDeck é uma aplicação que facilita a conexão e gestão de váriasredes. Twitter, Facebook, MySpace, LinkedIn entre outras. Também funciona nomonitoramento de menções em tempo real.Twitter: Twitter é uma plataforma que permite o usuário compartilhar textos de 140caracteres. Utiliza um sistema de Seguidores em que os usuários podem recebernotícias de pessoas do seu interesse.Tumblr: Tumblr é uma espécie de blog integrado. Permite a publicação e atualizaçãointegrada com outras redes. #UUstream: É uma forma de transmitir ao vivo de sua webcam. #VVideo Blog: Video Blog ou Vlog é um termo utilizado para quem produz conteúdocom certa frequência.Vimeo: Vimeo é um popular site de compartilhamento de video, não permiteconteúdo publicitário. Tem um caráter diferente de seu concorrente Youtube.Viral Marketing: O termo faz referência às técnicas de marketing que visam a autoreplicação do conteúdo.VídeoLog: É uma plataforma de vídeos brasileira, similar ou Youtube.
  • 11. #WWeb 2.0: Web 2.0 é um termo geralmente associado as aplicações Web e afacilidade de interação entre vários meios.Web Analytics: Web analytics é a mensuração, coleta, análise e apresentação dosdados obtidos na internet para entender e otimizar o uso da Web pela marca.Widget: Um widget é um elemento gráfico fácil de ser implementado, o qualapresenta informações ou uma interação simples em sua página.Wiki: Um wiki é um site de internet que trabalha com conteúdo publicado pelosusuários. É totalmente colaborativo e auto regulamentado.Wikipedia: Wikipedia é uma plataforma totalmente gratuita em que todo o conteúdoé publicado e revisado pelos próprios usuários.WordPress: é um sistema de gestão de conteúdo (CMS) com ferramentas depublicação de blog. Pode ser instalado em servidores próprios ou criado e hospedadono próprio site do WordPress. #XX, Geração: Geração que nasceu até 1979. São usuários mais tradicionais que nãocresceram em contato com a tecnologia e o advento da internet ou tiveram muitopouco contato nesse primeiro estágio. #YYouTube: YouTube é a rede de compartilhamento de video mais popular no Brasile no mundo.Y, Geração: Geração que viveu um período de transformações. Acompanhou váriasmudanças de comportamento no consumo de mídias. #ZZynga: Uma das principais empresas de Social Games do Mundo concorrente diretada Playfish que foi comprada pela EA (Eletronic Arts)Z, Geração: É uma geração que nasceu totalmente imersa nas novas tecnologias.