Your SlideShare is downloading. ×
Dream 02
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Dream 02

643
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
643
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. DESENVOLVIMENTO DE SITES Turma: Professor: Aula: Pág: Data: Anderson 9279 02 12/09/201314-19 @Entendendo a proposta @Briefing @Wireframe @Escolhendo a tecnologia
  • 2. A empresa Atairu Viagens é uma agência que acaba de chegar ao mercado. Conta com uma estrutura simples, pois acaba de inaugurar. Ao pensar o site, o departamento de comunicação decidiu que as páginas da internet serviriam como uma grande vitrine para apresentar a história da empresa, seu endereço, telefone, áreas de atuação, além de galerias de imagens e vídeos.
  • 3. Ao passar a proposta para o diretor da empresa, os responsáveis pela criação do site argumentaram bastante com relação à construção das páginas. O Webdeveloper sugeriu que o site fosse desenvolvido no Dreamweaver CS5, afinal trata-se da última versão do aplicativo e responsável por gerar arquivos em HTML
  • 4. O Web designer, antes de elaborar o layout, solicitou que fosse levados em consideração o público alvo, linguagem, cores, regra dos três clicks, entre outros. Estudando com profundidade a proposta do site, detectaram a necessidade de fazerem um Briefing. Você sabe do que se trata esse termo?
  • 5. O Briefing (conjunto de informações) consiste em um documento que contém todas as informações a respeito de uma empresa. A seguir vamos relacionar todas as etapas do planejamento, explicadas de maneiras simples, a fim de aplicarmos em todos os tipos de organização.
  • 6. Todo Briefing parte do pressuposto de resolver algo que está desajustado, e tem foco em algum objetivo específico, entre os quais se destacam: comunicação, fidelização, web, ou inteligência administrativa.
  • 7. Após definir o objetivo, é levado em consideração o nome da organização, produtos ou serviços oferecidos, além dos responsáveis pelos departamento. Neste momento será observada a estrutura da empresa (histórico da organização, tipos de materiais ou serviços oferecidos, solidez da marca, área de atuação, disposição do produto nas lojas, embalagens, lucros, vantagens, desvantagens, diferencial com relação à concorrência e publicidades anteriores).
  • 8. Conhecer o cliente, antes de tudo é o fator primordial para o sucesso de qualquer empresa. Todo grande executivo sabe que o tratamento diferenciado aos seus consumidores retornará em maior aceitação e consequentemente em mais lucro. Portanto, nesta parte do Briefing é importante pensar sobre o público alvo (gênero, idade, profissão, classe social, escolaridade, preferências e expectativas).
  • 9. Outro importante elemento a ser levado em consideração é a concorrência. Embora o termo pareça pejorativo, é uma prática decorrente do comércio e diz respeito à oferta de produtos ou serviços por empresas do mesmo segmento. A competição gerada pelas organizações acarreta em benefícios aos consumidores, pois a fim de atingir uma fatia cada vez maior do mercado, utilizam-se de estratégias, como: preço, qualidade, composição, design, funcionalidades, entre outros.
  • 10. De nada adianta uma campanha luxuosa se não for possível arcar com suas despesas. Logo é necessário fazer um orçamento bem detalhado de tudo o que será gasto. Caso uma empresa queira desenvolver um site, deve levar em consideração o trabalho de quem o produzirá, mas não deve esquecer os custos de hospedagem, atualização, e direitos autorais das imagens.
  • 11. Definir prazos gera maior eficiência para um projeto, pois alinha o interesse de todos os envolvidos e limita o seu tempo de atuação. Quanto mais organizado melhor o resultado. Por isso, lembre-se de cumprir todas as etapas dos projetos nos períodos estabelecidos.
  • 12. Todo projeto inicia a partir de uma ideia. O Wireframe nada mais é do que colocar no papel tudo o que você pensou com relação ao projeto do site. Antes de utilizar um computador, rascunhe e rabisque muito. Fazendo isso você consegue desenvolver sua criatividade, além de economizar tempo e recursos quando iniciar a confecção do site.
  • 13. Ao elaborar o Wireframe no papel, não é necessário se preocupar com a aparência do desenho, visto que ele é um esboço com o objetivo de entender a estrutura e a disposição do conteúdo do site. http://iplotz.com/
  • 14. Com a ideia do design pronta, agora devemos definir como este site vai ser produzido. O profissional mais indicado é o Webdeveloper, que vai analisar os recursos do site e onde ele vai ser hospedado. A partir disso, já é possível definir a linguagem de programação que será utilizada.
  • 15. A linguagem de programação é o ponto menos questionado pelo cliente, pois dificilmente ele vai entender do assunto. O cliente apenas questiona o visual do site, por isso a importância do trabalho em conjunto. Será que a ideia que o Web designer teve é compatível com a tecnologia disponível? De que adianta um site bonito, mas sem funcionalidade?
  • 16. Por exemplo, se o seu site utiliza a tecnologia PHP, SQL e procura soluções gratuitas (Ex: servidor de e-mail), o sistema ideal é o Linux. Caso o seu site seja em ASP ou .NET e vai utilizar uma base de dados SQL Server ou Access, o ideal é Windows.
  • 17. @HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) É um editor de páginas para a web. Sua linguagem é alicerçada por comandos denominados tags, símbolos, que contém comandos a serem decodificados pelos navegadores. O criador desta linguagem foi Tim Berners-Lee, o mesmo desenvolvedor da WWW.
  • 18. @ASP (Páginas de servidor ativo) É uma tecnologia que está relacionada a bancos de dados. Foi desenvolvido pela Microsoft e é considerada uma linguagem dinâmica, podendo se utilizar de diversos códigos.
  • 19. @PHP (Hypertext Preprocessor) É uma linguagem de programação criada por Rasmus Lerdorf para ser decodificada pelos navegadores e indicado para disposição e uso em servidores. Podendo assim como o ASP, contar com um banco de dados.
  • 20. @JAVA É uma linguagem que possui um mascote chamado Duke e foi desenvolvida por Patrick Naughton e Mike Sheridan. Seus idealizadores não tinham a intenção de criar uma nova linguagem, mas queriam antecipar as revoluções que estavam por vir, incorporando tecnologias aos eletrodomésticos como controles remotos touchscreen.
  • 21. Responder na apostila as atividades da página 16, 17 e 19 Desenvolva o seu Wireframe no programa MSPaint.