Your SlideShare is downloading. ×
Metodologias do Projeto Jovem de Futuro - Entendendo o Meio Ambiente Urbano
Metodologias do Projeto Jovem de Futuro - Entendendo o Meio Ambiente Urbano
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Metodologias do Projeto Jovem de Futuro - Entendendo o Meio Ambiente Urbano

4,233

Published on

A metodologia promove a educação ambiental de alunos do Ensino Médio, a partir do estudo de situações da vida cotidiana no meio urbano e pela perspectiva da preservação e sustentabilidade. O conteúdo …

A metodologia promove a educação ambiental de alunos do Ensino Médio, a partir do estudo de situações da vida cotidiana no meio urbano e pela perspectiva da preservação e sustentabilidade. O conteúdo programático tem como base quatro temas: água, energia, resíduos sólidos e áreas verdes.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,233
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
39
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Entendendo o Meio Ambiente Urbano Reflexões e ensinamentos que disseminam a prática da responsabilidade ambientalA metodologia promove a educação ambiental de alunos do EnsinoMédio, a partir do estudo de situações da vida cotidiana no meiourbano e pela perspectiva da preservação e sustentabilidade.O conteúdo programático tem como base quatro temas: água, energia,resíduos sólidos e áreas verdes.Por meio de projetos pedagógicos, estimula-se o interesse pelapesquisa e pela compreensão dos problemas que afetam o meioambiente, principalmente nas metrópoles e grandes centros urbanos,estimulando a reflexão sobre as questões ambientais de maior impactonas comunidades, em busca de alternativas de prevenção e ação.O material de trabalho é composto por textos investigativos, quetratam de assuntos como abastecimento, saneamento e ocupaçõesirregulares do solo, e inclui propostas para a realização de projetosnas quatro áreas temáticas. A metodologia também estabeleceuma relação direta com disciplinas da área de ciências, podendo serincorporada à grade curricular do Ensino Médio.A quem se destinaAlunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.Disciplinas correlacionadasBiologia, física, geografia, história, língua portuguesa e química.
  • 2. Entendendo o Meio Ambiente UrbanoModalidades de aplicação Em sala de aula, integrada ao conteúdo curricular. No turno complementar.Implementação pedagógicaPor professores ou tutores (estagiários de cursos de licenciatura dediversas disciplinas).Material utilizado Caderno do Aluno. Caderno do Educador, contendo (para os quatro temas): - Conteúdos detalhados para orientação do professor, - Dois planos de projeto por tema, com sugestões para oito a quatorze aulas. Temas programáticos: - Água: ou cuidamos ou ficamos sem ela, - Energia: sabendo usar não vai faltar, - Resíduos sólidos: atolados em material descartável, - Áreas verdes: os diversos papéis do verde.Resultados práticos Melhora a prática pedagógica por meio da interação entre múltiplas áreas do conhecimento. Capacita professores e tutores a utilizar metodologia de projetos. Analisa os conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental. Estimula o diálogo entre áreas e disciplinas do Ensino Médio com temas transversais relacionados ao meio ambiente, ética e cidadania. Integra projetos com os conteúdos exigidos pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

×