Metodologias do Projeto Jovem de Futuro - Agente Jovem
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Metodologias do Projeto Jovem de Futuro - Agente Jovem

on

  • 6,290 views

Considerado essencial para o êxito das ações do Jovem de Futuro nas escolas públicas de Ensino Médio, o Agente Jovem atua como protagonista do processo de mobilização da comunidade escolar.

Considerado essencial para o êxito das ações do Jovem de Futuro nas escolas públicas de Ensino Médio, o Agente Jovem atua como protagonista do processo de mobilização da comunidade escolar.

Statistics

Views

Total Views
6,290
Views on SlideShare
6,290
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
65
Comments
1

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Considero de suma importancia a formação e capacitação dos agentes jovens e professores para termos bons êxitos na formação de cidadãos, preparados para enfrentar o futuro.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Metodologias do Projeto Jovem de Futuro - Agente Jovem Document Transcript

  • 1. Agente Jovem Iniciativa que estimula o estudante a compartilhar objetivos e a participar da mobilização da comunidade escolarConsiderado essencial para o êxito das ações do Jovem de Futuro nas escolaspúblicas de Ensino Médio, o Agente Jovem atua como protagonista doprocesso de mobilização da comunidade escolar. Contribui para a conquistade objetivos pactuados, como a melhoria da qualidade do ensino, dos índicesde frequência e do clima coletivo, compartilhando desafios e as metasestabelecidas no planejamento estratégico da instituição.Os estudantes promovem e divulgam ações relacionadas ao projeto, além deatividades culturais, esportivas e vinculadas à preservação do meio ambiente.Ao desempenharem essas tarefas, tornam-se agentes de mudança, sendovistos como exemplos a serem seguidos pelos colegas.Os Agentes Jovens são, preferencialmente, representantes e líderes de turmado Ensino Médio ou eleitos pelos alunos para representá-los. Os candidatosdevem ser comunicativos, ter espírito de equipe, capacidade de liderançajunto ao grupo e um bom relacionamento com gestores e professores. Paradesempenhar esse papel, participam de encontros de capacitação, recebendouma formação que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, epodem enriquecer seus currículos com a menção a essa atividade.Como se aplicaA escola deve indicar um professor para coordenar a ação junto aos AgentesJovens e um ou mais docentes para participar da capacitação on-linedo Instituto Unibanco, preparando-os para atuar como Facilitadores das
  • 2. Agente Jovemformações dos Agentes Jovens. A instituição de ensino também podecontratar um Facilitador certificado pelo Instituto Unibanco em seu Estadopara exercer essa função. Cabe a eles mobilizar todos os representantes/líderes de turma para participar das formações e ações dos Agentes Jovens.O Agente Jovem deve ser apresentado à comunidade escolar e ter suasfunções amplamente divulgadas, além de contar com apoio do ProfessorCoordenador. O estudante participa de encontros e processos contínuos decapacitação, desenvolvendo habilidades de comunicação e para a elaboraçãode projetos, conhecimento prático que é aplicado nas mobilizações.A equipe de Agentes Jovens deve ser renovada, a cada ano, em função dasturmas da 3ª série que se formam e da 1ª série que inicia suas atividades.Material que compõe a metodologia Guia de Implementação e Gestão para o Professor Coordenador. Sistematização do 1º Fórum de Agente Jovens. Caderno com a Sistematização da Metodologia de Mobilização de Agentes Jovens. Formação On-line para os Facilitadores.Resultados práticos Mobilização dos alunos em geral, aumentando o interesse pelos estudos com impacto direto no desempenho e redução do absenteísmo e abandono escolar. Estimula o estudante a assumir um papel de parceiro estratégico na mobilização de seus colegas. Apoia o protagonismo, desenvolvendo capacidades de comunicação e liderança. Transforma o participante em um exemplo a ser seguido pelos colegas. Contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, além de enriquecer seu currículo.