Projeto +60: Branding - Identidade Visual

1,029 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,029
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
564
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto +60: Branding - Identidade Visual

  1. 1. PROTOTIPAGEM DAIDENTIDADE VISUAL +60
  2. 2. OBJETIVO DA PROTOTIPAGEM DA IDENTIDADE VISUAL +60Para que pudéssemos avançar na prototipagem de algumas ideias, decidimoselaborar melhor como seria a identidade visual do +60.Acreditamos que este esforço irá ajudar a comunicar o conceito do projeto deforma mais clara e compreensível. Também, irá colaborar para integrar e dar maiorcoerência às várias ideias que já estão sendo prototipadas.Esta identidade visual e os suportes gráficos, que carregarão esta identidade, nãosão definitivos, eles também são protótipos.Por isso, é importantíssimo que todos observem o impacto destes protótipos e apercepção dos sócios sobre eles. Depois, procurem analisar seus prós e contras etragam-nos suas reflexões. Elas serão utilizadas para melhorá-los.
  3. 3. CONTEXTO DO PROJETO +60No começo de 2012, a Biblioteca de São Paulo assumiu o desafio de atender melhor opúblico de 3ª idade e de aumentar a sua frequência na biblioteca. Então, decidiu criarserviços e melhorar os existentes de maneira que contemplassem as necessidadesdeste público.Para ajudar nesta construção, a BSP contou com o envolvimento do Instituto Tellus,que através de sua metodologia de inovação focada na experiência do usuário e na co-criação possibilitou a criação de mais de 400 idéias contemplando diferentes áreas,como: segurança, infra-estrutura, programas, atendimento, comunicação, parcerias,etc.Durante o projeto, mergulhou-se profundamente no mundo da 3ª Idade e descobriu-seque um dos pontos cruciais era resignificar o envelhecimento e o papel dos idososna sociedade brasileira. Portanto, este foi escolhido como o objetivo geral a sertrabalhado e dentro do qual a BSP, como parte da sociedade, poderia contribuir comsuas competências.Considerando a área de atuação da BSP (Cultura e Bibliotecas), definiu-se quatroobjetivos mais específicos para serem trabalhados por ela: Idosos e seusrelacionamentos; Idosos e sua saúde física e psicológica; idosos e sua integraçãocultural no século XXI; Idosos como agente cultural.
  4. 4. OBJETIVO GERAL DO +60Contribuir para aumentar o bem-estar dos idosos e ajudar a resignificar oseu papel na sociedade e resignificar o envelhecimento.Para isto, deseja-se valorizar os potenciais benefícios da idade e acolher, semdrama ou medo, as suas características indesejáveis.A ideia é balancear o atual julgamento negativo, depreciativo e infantilizadorrelacionado a esta idade, através de um enfoque no julgamento positivo, no qualquanto mais idade, mais aprendizado, mais experiência, mais sabedoria, maisequilíbrio, etc.Por isso MAIS (+) 60 ao invés de usar o termo 3º idade, idoso, melhor idade,velho, etc.
  5. 5. OBJETIVO GERAL DO +60Significados normalmente atribuidos à 3º idade: Significados desejados:VELHO EXPERIENTECARENTE AMOROSOFIM DA VIDA NOVA FASE DE VIDADEBILITADO SENSÍVELLENTO CAUTELOSOFALANTE COMUNICATIVOCONSERVADOR ZELOSOULTRAPASSADO ATEMPORALFECHADO CONTEMPLATIVORECLAMADOR EXIGENTEIMPACIENTE OBJETIVOINATIVO OUTRAS HABILIDADESSEM VALOR SÁBIODESATUALIZADO SELETIVOSAUDOSISTA HISTÓRIA VIVADEPENDENTE VIDA COMUNITÁRIAACOMODADO CALMOPESO SOCIAL PATRIMÔNIO SOCIALCUSTO VALOR POTENCIALDESCONFIADO PRECAVIDOINTROMETIDO CURIOSOOPINIOSO CONSELHEIRO
  6. 6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO +60
  7. 7. IDENTIDADE VISUAL DA BSP PARA SER INCORPORADA
  8. 8. IDENTIDADE VISUAL DA BSP PARA SER INCORPORADA
  9. 9. ALGUMAS REFERÊNCIAS DE IDENTIDADE VISUAL PARA O +60
  10. 10. ALGUMAS REFERÊNCIAS DE IDENTIDADE VISUAL PARA O +60
  11. 11. ALGUNS SUPORTES GRÁFICOS + 60 PROTOTIPADOS !"#$%&(#)*+&$% !"#$%&(#)*+&$% ,$"$%(#-."$ ,$"$%(#-."$

×