Retrospectiva Instituto Paramitas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Retrospectiva Instituto Paramitas

on

  • 600 views

 

Statistics

Views

Total Views
600
Views on SlideShare
511
Embed Views
89

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

1 Embed 89

http://institutoparamitas.org.br 89

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Retrospectiva Instituto Paramitas Retrospectiva Instituto Paramitas Presentation Transcript

  • Refletir sobre quanta coisa bacana conseguimos fazer e o que queremos para oano que começa nos ajuda a planejar o novo ano e continuar contribuindo com amelhoria da educação a partir da emancipação digital!Em 2012, completamos três anos desde a Fundação do Instituto Paramitas e, comonão poderia deixar de ser, buscamos ampliar nossa atuação por todo o Brasil pormeio dos projetos que desenvolvemos.Neste ano, eles foram ainda mais abrangentes e colaborativos.Destacamos aqui algumas ações marcantes em nossa trajetória, das quais nosorgulhamos bastante:
  • Com foco no desenvolvimento de competências digitais que contribuem com a aprendizagem e também com a empregabilidade e empreendedorismo, o EJA Digital tem o objetivo auxiliar na formação do educador a partir do aprimoramento do conhecimento tecnológico. Em 2012, a iniciativa formou e acompanhou 16 educadores responsáveis pelo uso das tecnologiasdigitais de maneira integrada ao currículo escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos,no município de Santo André. Além disso, o programa chegou até mesmo a ser reconhecidopelo Ministério da Educação , estando presente no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC e,nos últimos três anos, contemplou mais de 8 mil alunos atendidos.
  • Desde junho de 2012, o Instituto Paramitas, pormeio do programa Feira Digital de Feira deSantana, tem oferecido nos centros digitais cursosde capacitação profissional pelo programaEducação para o Trabalho e cursos de inclusãodigital da Microsoft Educação. No mesmo ano, foipossível ampliar suas ações, atendendo a mais de3 mil jovens e adultos e mais de 150 facilitadoresque ganharam com esta iniciativa umaoportunidade de primeiro emprego eaprimoramento profissional permanente. Dada arelevância da iniciativa no município de Feira deSantana, foi necessário procurar um novo espaço para nossa filial na Bahia que permitisseacomodar a equipe, que crescia a cada dia.Saiba mais no blog da nossa filial!
  • Por meio de uma parceria com a Fundação Telefônica Vivo, mobilizamos professores de todo o Brasil, destacando nosso país como o segundo colocado em toda América Latina no número de inscritos com projetos que mostram o uso das tecnologias no contexto educacional. Foi uma ação importante para o Instituto Paramitas, uma vez que permitiu incentivar educadores a compartilharem boas práticas. Os brasileiros premiados nesta edição do evento foram os professores Lisandro Magela, Alexandre Roberto Rodrigues e Rodrigo Martins Garcia da Escola Municipal AntonioNacif Salemi de Mogi das Cruzes. Como recompensa, a escola recebeu equipamentostecnológicos para auxiliar no trabalho realizado na instituição com o software SEI (Software deEducação Infantil).
  • Ao longo de 2012, o Instituto Paramitas foiresponsável por organizar as atividades doEncontro Internacional de Educação realizadaspelos brasileiros em colaboração com vários paísesda América Latina. Foram diversosdebates, fóruns, oficinas e outras atividades onlinedisponibilizadas gratuitamente aos professores detodo o Brasil. Embora predominasse no encontro ouso do idioma espanhol, o Brasil foi pouco a poucoconquistando espaço por meio de atividadesinteressantes realizadas em língua portuguesa etambém recursos de tradução e estratégias demediação e engajamento dos educadores brasileiros interagissem com os países da América Latina
  • O Instituto Paramitas foi responsável por toda a parte pedagógica envolvida no projeto apoiado pela Petrobrás e idealizado pelo Instituto Synapse Tamanduá Cultural, como a produção de planos de aula e avaliação dos relatos de experiência em sala de aula. Além da articulação nas redes sociais, oferecemos um cursoonline no formato de comunidade de aprendizagem. Em apenas duas semanas após a aberturadas inscrições, atingimos 3000 educadores interessados que puderam participar da comunidadeonline e discutir práticas para o desenvolvimento de projetos utilizando curtas-metragens emsala de aula. Os educadores, que aproveitaram a oportunidade e inscreveram seusrelatos, também concorreram ao concurso "Procura-se Professor Autor", que premiou cincodeles .
  • O projeto permitiu que as o ambiente escolarpudesse se tornar um espaço mais interessantejá que possibilita que o aluno seja o autor de suaprópria obra e a compartilhe dentro e fora daescola suas criações pela internet. O programaainda beneficia os professores, pois, por meio deum ambiente virtual de aprendizagemcolaborativa, os educadores podem discutir,comentar, e compartilhar conteúdos e dicaspublicados no site. Mais de 3500 educadores participaram e compartilharam ideias de projetosrelacionados à produção de vídeos com os alunos. No blog do projeto, é possível conheceralgumas produções da atividade videodica cultural proposta na comunidade de aprendizagem.
  • O projeto, criado em parceria com a Microsoft Educação, foi uma iniciativa do Instituto Paramitas que visava orientar educadores sobre como usar o programa Auto College para a realização de colagens de imagens. A oficina iniciou suas atividades no dia 17 de setembro e contou com cerca de 1000 inscritos. Apesar de durar 3 horas, os participantes podiam acessá-la livremente a qualquer momento. Para se inscreverem, os professores tinham que se cadastrar na rede PIL Network , onde posteriormente poderiamcomentar e compartilhar as colagens produzidas. Além disso, um fórum de discussão foi criadona página com o intuito de compartilhar trabalhos e experiências do mundo todo.
  • O projeto teve como objetivo motivar oseducadores da Rede Marista para o uso dasTIC em sala de aula. Para isso, o InstitutoParamitas realizou diversas atividades deformação continuada presencial e on-linecom os educadores da rede Marista de todoo Brasil, por meio dos cursos em parceriacom a Microsoft Educação: Aprender emParceria, Pilares da Educação Digital e algumas vivências práticas de projetos utilizando astecnologias digitais.
  • O projeto foi uma parceria do Instituto Paramitas com o Centro Educacional SantoAntônio (CESA), um dos 17 núcleos de atendimento das Obras Sociais IrmãDulce, localizado no município de Simões Filho em Salvador considerada uma das escolaspúblicas com melhor qualidade de ensino na Bahia. O Instituto Paramitas ministrou ocurso de Educação e Colaboração na Nuvem, desenvolvido para a Microsoft Educaçãocom o intuito de fornecer conteúdos ricos em conceitos teóricos, buscando auxiliar osprofessores na prática docente, utilizando recursos tecnológicos e possibilidade detrabalho a partir das ferramentas disponibilizadas dentro do ambiente.
  • O Instituto Paramitas desenvolveu um trabalho de formação com os professores da redefranciscana de ensino na Argentina. Durante a formação, os professores se apropriaram deprogramas e aplicativos para o uso em sala de aula, como o Scratch (um programa de criaçãode histórias), os conteúdos digitais na Lousa Digital, além de trabalhos de vídeos, filmes efotos usando o MovieMaker, redes sociais, criação dos avatares pelo uso do Voki, material deapoio aos professores no uso das TIC e todo o suporte para a sensibilização da equipe.
  • Os Livros Digitais foi um aplicativo criado pelo Instituto Paramitas para ser um programa onde a pessoa possa substituir a produção tradicional manual pela digital, que é prática, simples e gratuita. O software permite que qualquer pessoa possa criar, publicar e compartilhar por meio das redes sociais.São mais de 2 mil usuários cadastrados, mais de 1500 livros publicados ou em edição. A cadadia, surgem projetos mais interessantes, produzidos por pessoas de todas as idades e dediversas regiões do Brasil, inclusive algumas até de outros países como a Argentina. Oprograma ainda permite que os livros digitais sejam impressos em formato de livreto paraserem distribuídos. Acesse: www.livrosdigitais.org.br
  • Criamos um guia impresso e virtual com uma seleção delinks e dicas para navegação segura e produção deconteúdo digital para a internet. O projeto foi lançadodurante o Congresso Saber 2012. Na ocasião, foramdestacadas diversas ações que educadores podemdesenvolver com seus alunos para garantir aaprendizagem e um uso mais produtivo dos recursos daWeb . O Guia foi disponibilizado em vários CentrosDigitais da Bahia e de Santo André. Sua versão onlineestá disponível em PDF para download em um site ondeainda existe a possibilidade de aqueles que desejam contribuir para a ampliação do projetoe apoiar novas impressões do mesmo fazerem doações a partir de quinze reais.
  • O “Adivinhe a palavra” é um aplicativo que foidesenvolvido para tablets e celulares, com oobjetivo de contribuir para a alfabetização dealunos do primeiro ao quinto ano do EnsinoFundamental I, embora alguns educadoresvisualizem aplicação no ensino de línguaestrangeira e até mesmo na abordagem deconceitos diversos, além de ser um recursointeressante para entretenimento até mesmoem família. O aplicativo consiste em um jogo emque os participantes devem adivinhar aspalavras “criadas” pelo outro participante. O Instituto Paramitas esteve presente no4º Encontro Nacional de Educação Tecnológica (Enetec), que ocorreu em Presidente Prudente econtou com mais de 460 pessoas. Durante o evento, Carol Franco, colaboradara do InstitutoParamitas, proferiu a palestra: “Alfabetização na Idade Certa, por meio de AtividadesSignificativas para tablets“ mostrando o aplicativo.
  • Nossa ONG abre as portas de sua nova casa, arejada, com direito a quintal e umespaço privilegiado de sossego dentro da nossa barulhenta cidade. Este ano, a equipedo Paramitas retoma seus trabalhos focando em projetos para contribuir com umaeducação de qualidade e emancipação digital para que a cada dia maispessoas, incluídas nestas redes e no mundo, refletiam sobre suas ações econsequências. Na casa nova temos até um berçário para a mais nova integrante daequipe: Ana Beatriz Andrioli.
  • No ano passado o Instituto Paramitas apoiou e participou de diversos eventos. Confiranas manchetes abaixo: • Vinheta sobre a Rio + 20 criada pelo programa Aulas Animadas é aceita pela ONU • Sócio fundadora do Paramitas na Rio + 20 • Sai a primeira edição do “Jornal EJA em Foco • Cyberbullyng, um perigo real • No dia Mundial da Internet Segura o Instituto Paramitas promoveu a Passeata da internet Segura • Educaparty2012 • Participação da educadora e co-fundadora do instituto, Mary Grace Andrioli, no debate “Inclusão e Mídias Digitais
  • Momento de recomeçar, reorganizar, melhorar, investir,acreditar, mudar. Afinal, acreditamos na transformação, namudança, em um mundo melhor e mais inclusivo. OParamitas, depois de recarregar suas energias, volta comtodo gás buscando novas formas e ferramentas que nosunam..