Instituto Espírita de Educação - Como combater a obsessão

14,475 views

Published on

Palestra proferida por Irene Gaviolle, no Instituto Espírita de Educação.

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,475
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
170
Actions
Shares
0
Downloads
304
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Instituto Espírita de Educação - Como combater a obsessão

    1. 1. INSTITUTO ESPÍRITA DE EDUCAÇÃO RUA LEOPOLDO COUTO DE MAGALHÃES Jr., 695 - ITAIM BIBI – SP-SP CEP: 04542-000 - FONE / FAX: 0XX 11 3167 6333 SITE: www.ieesp.org.br CONHEÇA NOSSOS CURSOS E SEMINÁRIOS PARTICIPE! www.institutoespirita.org.br www.institutoespirita.blogspot.com
    2. 2. TEMA OBSESSÃO: O QUE É? COMO COMBATÊ-LA? EXPOSITOR: IRENE WENZEL GAVIOLLE EMAIL: igaviolle@terra.com.br
    3. 3.  (LM. – Cap. XXIII – Q. 237) – OBSESSÃO É O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE CERTAS PESSOAS. NUNCA É PRATICADA SENÃO POR ESPÍRITOS INFERIORES QUE PROCURAM DOMINAR OUTROS ESPÍRITOS AFINS, CONDUZINDO-OS COMO SE FOSSEM VERDADEIRAS CRIANÇAS.      (DIC. AURÉLIO) – (DO LATIM – OBSESSIONE) OBSESSÃO É A PREOCUPAÇÃO, COM DETERMINADA IDÉIA QUE DOMINA, DOENTIAMENTE, O ESPÍRITO DE DETERMINADA PESSOA, RESULTANTE OU NÃO DE SENTIMENTOS RECALCADOS; IDÉIA FIXA; MANIA. O QUE É A OBSESSÃO?
    4. 4. O QUE É A OBSESSÃO? AS INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS    (LM – Cap. XIX – Q. 15) – OS ESPÍRITOS SÓ TÊM UMA LÍNGUA, QUE É A DO PENSAMENTO. ESSA LÍNGUA TODOS A COMPREENDEM, TANTO OS HOMENS COMO OS ESPÍRITOS. A LÍNGUA UNIVERSAL É A DO PENSAMENTO. PORTANTO, O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE OUTROS ESPÍRITOS OCORRE POR MEIO DA AÇÃO DOS SEUS PENSAMENTOS.   LE. P.459    “ INFLUEM OS ESPÍRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS? MUITO MAIS DO QUE IMAGINAIS. INFLUEM A TAL PONTO, QUE, DE ORDINÁRIO, SÃO ELES QUE VOS DIRIGEM”.
    5. 5. OBSESSÃO INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS           QUANDO EMITIMOS UM PENSAMENTO POR MAIS SECRETO QUE NOS PAREÇA EVIDENCIAMOS A FAIXA VIBRATÓRIA EM QUE NOS SITUAMOS QUE TERÁ PRONTA REPERCUSSÃO NAQUELES QUE ESTÃO NA MESMA FAIXA VIBRACIONAL.
    6. 6. <ul><li> GE. CAP.XIV ITEM 46. A OBSESSÃO DECORRE SEMPRE DE UMA IMPERFEIÇÃO MORAL, QUE DÁ ASCENDÊNCIA A UM ESPÍRITO MAU. </li></ul><ul><li>QUASE SEMPRE A OBSESSÃO EXPRIME VINGANÇA TOMADA POR UM ESPÍRITO E CUJA ORIGEM FREQUENTEMENTE SE ENCONTRA NAS RELAÇÕES QUE O OBSIDIADO MANTEVE COM O OBSESSOR, EM PRECEDENTE EXISTÊNCIA. </li></ul><ul><li>É UM PROCESSO BILATERAL. ACONTECE PORQUE EXISTE DE UM LADO O COBRADOR (OBSESSOR) COM VONTADE DE VINGANÇA, SENTINDO-SE FERIDO E INJUSTIÇADO, E DE OUTRO (OBSIDIADO) O DEVEDOR QUE CARREGA CULPA, REMORSO OU ÓDIO QUE NÃO SE EXTINGUIU. </li></ul>PORQUE OCORRE A OBSESSÃO?
    7. 7. OBSESSÃO: PORQUE OCORRE? <ul><li>  A OBSESSÃO OCORRE PORQUE OS SERES HUMANOS AINDA CARREGAM EM SUAS ALMAS MAIS SOMBRAS DO QUE LUZES. HÁ SEMPRE O DOMÍNIO NEGATIVO DE QUEM É MENTALMENTE MAIS FORTE SOBRE O MAIS FRACO. DO CREDOR SOBRE O DEVEDOR. </li></ul><ul><li>DESEQUILÍBRIO DE NOSSAS EMOÇÕES. NA MAIORIA DAS VEZES NÃO DAMOS IMPORTÂNCIA AOS NOSSOS ESTADOS EMOCIONAIS, QUE OSCILAM BASTANTE. </li></ul><ul><li>PEQUENOS “NADAS” TORNAM-SE AGENTES PODEROSOS E FAZEM VACILAR A NOSSA SERENIDADE INTERIOR. EX: ELE/ELA TEM UM “ GÊNIO FORTE” – DESCULPAS PARA JUSTIFICAR DESVIO DE CARÁTER </li></ul>
    8. 8. FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   1- ENCARNADO PARA/ ENCARNADO  PESSOAS OBSEDIANDO PESSOAS – DOMÍNIO PELO CIÚME – INVEJA – PAIXÃO – DESEJO DE PODER – ORGULHO – ÓDIO – OBSESSÃO SUTIL EM QUE O OUTRO SE JULGA EXTREMAMENTE AMADO – PROTEGIDO = AMOR POSSESSIVO QUE SUFOCA A LIBERDADE DO OUTRO 2- DESENCARNADO PARA DESENCARNADO  ESPÍRITOS QUE OBSEDIAM ESPÍRITOS - MESMO DRAMA QUE SE DESENROLA TANTO NA TERRA QUANTO NO PLANO ESPIRITUAL. QUANDO DESENCARNA O HOMEM É O MESMO – CARREGA SEUS VÍCIOS E PAIXÕES. TORTURAS E CUELDADES – ESPÍRITOS LIGADOS AO MAL SÃO JULGADOS E CONDENADOS POR OUTROS EM PIORES CONDIÇÕES.
    9. 9. FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   3- ENCARNADO PARA DESENCARNADO  VINCULO OBSTINADO POR ENTES AMADOS QUE DESENCARNARAM PRIMEIRO. AMOR EGOÍSTA E POSSESSIVO QUE SE TRANSFORMA EM FIXAÇÃO MENTAL. 4- DESENCARNADO PARA ENCARNADO  O OBSESSOR NEM SEMPRE É PRESSENTIDO PELA VÍTIMA - INDUZ À CULPA E AO REMORSO – PREJUDICA COM SUAS VIBRAÇÕES COM O INTUITO DE PERSEGUIR E SE VINGAR.
    10. 10. FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   5- OBSESSÃO RECÍPROCA - VERDADEIRA SIMBIOSE. DOIS SERES PASSAM A VIVER EM REGIME DE COMUNHÃO DE PENSAMENTOS E VIBRAÇÕES. 6- AUTO-OBSESSÃO  O HOMEM É O OBSESSOR DE SI MESMO – É MAIS FÁCIL LANÇAR A CULPA DOS TORMENTOS E AFLIÇÕES AOS ESPÍRITOS PARA NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADES. DOENTES DA ALMA  VIVEM UM PASSADO DO QUAL NÃO CONSEGUEM FUGIR – SOMATIZAM – SOFREM POR ANTECIPAÇÃO - AUTOFLAGELAM-SE COM O CIÚME, A INVEJA, EGOÍSMO, ORGULHO, DESPOTISMO.
    11. 11. CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES   1- OBSESSÃO SIMPLES – O OBSESSOR PODE SER UM ESPÍRITO INIMIGO DO PASSADO E MUITO MALÉFICO, MAS O OBSIDIADO NÃO ENTRA NA PERFEITA SINTONIA DO INIMIGO, POIS, TEM SEUS PENSAMENTOS ELEVADOS E CONSEGUE POR MEIO DE BOAS ATITUDES E SENTIMENTOS, AFASTAR O OBSESSOR. 2- FASCINAÇÃO – É A ILUSÃO PRODUZIDA PELA AÇÃO DIRETA DO ESPÍRITO SOBRE O PENSAMENTO DO OBSIDIADO E QUE DE CERTA FORMA LHE PARALIZA O RACIOCÍNIO. O OBSESSOR É UM DOENTE QUE PROCURA SE INFILTRAR NAS FRAQUEZAS DO OBSIDIADO COMO: CIÚME, DESEJO DE PODER, DE POSSE.
    12. 12. CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES   3- SUBJUGAÇÃO : MORAL E CORPORAL SUBJUGAÇÃO MORAL: O INDIVÍDUO É LEVADO A TOMAR DECISÕES FREQUENTEMENTE ABSURDAS E COMPROMETEDORAS, MAS PORQUE ESTÁ ILUDIDO, CONSIDERA AS DECISÕES SENSATAS. SUBJUGAÇÃO CORPORAL: O OBSESSOR AGE SOBRE OS ÓRGÃOS MATERIAIS, PROVOCANDO MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS NO OBSIDIADO, LEVANDO-O A PRATICAR ATOS RIDÍCULOS. (LM. CAP. XXIII)
    13. 13. MODOS DE ATUAÇÃO DO OBSESSOR 1- SUTILMENTE À PRINCÍPIO – DELICADO PROCESSO DE HIPNOSE. A IDÉIA DO OBSESSOR PENETRA A MENTE DO OBSEDIADO QUE DÁ GUARIDA AO PENSAMENTO INFELIZ. 2- O OBSESSOR APROVEITA BRECHAS MORAIS QUE A VÍTIMA APRESENTA. 3- O OBSESSOR SABE QUE DESEJA SE VINGAR – ÀS VEZES NÃO TEM NOÇÃO DE TEMPO – NOME ETC. 4- OBSESSORES PODEM ESTAR SENDO USADOS POR OBSESSORES MAIS INTELIGENTES E CRUÉIS – OBSESSORES OBSEDIADOS. 5- NO SONO FÍSICO INTENSIFICAM A PERSEGUIÇÃO – APAVORAM E EXERCEM O DOMÍNIO – QUANDO HÁ CULPA – REMORSO: O OBSESSOR DESEQUILIBRA EMOCIONALMENTE O OBSEDIADO.
    14. 14. EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA PSÍQUICA COM ALTERAÇÕES NA PERSONALIDADE DO INDIVÍDUO “ ELE JÁ NÃO É MAIS O MESMO”      1- SURGIMENTO DE IDÉIAS FIXAS TORTURANTES 2- DOMÍNIO DE SUA VONTADE POR OUTRA VONTADE 3- INQUIETAÇÃO CRESCENTE SEM CAUSA APARENTE 4- EXCITAÇÃO DE DESEJOS FORTES ALÉM DO HABITUAL   5- MANIA DE PERSEGUIÇÃO. O INDIVÍDUO SENTE-SE INJUSTIÇADO OU DISCRIMINADO. 6- SUBJUGAÇÃO A UM CANSAÇO FÍSICO E MENTAL INCAPACITANDO O INDIVÍDUO PARA O TRABALHO, LAZER E APRENDIZADO. 7- DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO PARA LEITURA – ORAÇÃO E CONVERSAÇÃO ELEVADA. 8- INSEGURANÇA E MEDOS INFUNDADOS, CHORO FREQUENTE 9- EMERSÃO DE IMPULSOS ADORMECIDOS MAIS OU MENOS INCONSCIENTES.
    15. 15. EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA SÃO AS “ENFERMIDADES-SIMULACROS” QUE RESULTAM DA ATUAÇÃO MAGNÉTICO-OBSESSIVA      1- A MENTE DO OBSIDIADO, CONTROLADA PELA MENTE DO OBSESSOR, FAVORECE A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS PATOLÓGICAS, PROPICIANDO A DEGENERAÇÃO CELULAR DO SEU ORGANISMO EM FORMA DE CÂNCERES, TUBERCULOSE, HANSENÍASE E OUTRAS ENFERMIDADES. 2- DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO, RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO, ALERGIAS ETC... 3- AS OBSESSÕES QUE ASSUMEM CARÁTER DE SUBJUGAÇÃO OU POSSESSÃO PODEM OCASIONAR SÉRIOS DANOS AO ORGANISMO DO OBSEDIADO. LOUCURA – EPILEPSIA – ESQUIZOFRENIA (DELÍRIOS E DISTÚRBIOS DO PENSAMENTO)
    16. 16. EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA   IMPORTANTE : DIFERENCIAR ENFERMIDADES PSIQUIÁTRICAS COM SINTOMAS DE MEDIUNIDADE E OBSESSÃO – NÃO SE DEVE CONFUNDIR E AFIRMAR QUE TUDO É PROVOCADO POR OBSESSORES COMO TAMBÉM NÃO SE DEVE ATRIBUIR TODAS AS NOSSAS DIFICULDADES À AÇÃO DOS ESPÍRITOS PERTURBADORES. (L.M. ITEM 253) 
    17. 17. EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA SOCIAL      1- SÃO AQUELES QUE LEVAM O OBSIDIADO A UMA DIFÍCIL VIDA DE RELAÇÃO COM OS FAMILIARES, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO – CONSEQÜÊNCIA IMEDIATA DOS TORMENTOS INTERIORES POR QUE PASSA OCULTAMENTE. 2- O OBSESSOR UTILIZA DAS PESSOAS QUE RODEIAM O OBSIDIADO INSTIGANDO-LHES ÀS ANTIPATIAS, BRIGAS, DESCONFIANÇAS. 3- OS FAMILIARES SENTEM-SE CANSADOS DO ESTADO DOENTIO DO OBSIDIADO, DA DEPRESSÃO, DO PESSIMISMO E DAS QUEIXAS.
    18. 18. OBSESSÃO MATA? O OBSESSOR PODE INDUZIR O ENCARNADO AO ATO SUICIDA. MAS O ATO A SER PRATICADO É DO ENCARNADO . O SUICÍDIO É PROCURADO POR LIVRE VONTADE DO ESPÍRITO QUE EM VIRTUDE DO BAIXO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS DAS SUAS FACULDADES QUE FORMAM A MENTE DO ESPÍRITO COMO O DISCERNIMENTO – A FORÇA DE VONTADE – A RAZÃO – A CONSCIÊNCIA – A IMAGINAÇÃO - SE DEIXAM SUPLANTAR POR EMOÇÕES EXACERBADAS E COLOCAM FIM À VIDA DO CORPO HUMANO.
    19. 19. TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 1- PRECE. A AÇÃO BENÉFICA PELO PENSAMENTO ELEVADO MODIFICA A ATMOSFERA FLUÍDICA: ANTÍDOTO DA OBSESSÃO 2- O PODER DA VONTADE. A VONTADE É UM ATRIBUTO ESSENCIAL DO ESPÍRITO. FAZER O OBSIDIADO SENTIR O QUANTO É ESSENCIAL A SUA PARTICIPAÇÃO NO TRATAMENTO. 3- MODIFICAR O ESTADO MENTAL AREJANDO A MENTE COM PENSAMENTOS SADIOS, OTIMISTAS E EDIFICANTES. 4- VIGILÂNCIA CONSTANTE QUANTO A REVOLTAS, ÓDIOS, IDÉIAS NEGATIVAS DE QUALQUER ESPÉCIE, IRRITAÇÃO, IMPACIÊNCIA, VÍCIOS (FUMO, ÁLCOOL, TÓXICOS)
    20. 20. TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 5- O OBSIDIADO E A FAMÍLIA DEVEM SER ALERTADOS QUANTO AO PROCESSO DA OBSESSÃO. ESCLARECER CIENTIFICA E FILOSOFICAMENTE COMO SE DÁ O PROCESSO MENTE A MENTE E QUAIS OS MEIOS DE COMBATÊ-LO. 6- CONSCIENTIZAÇÃO DO PAPEL DA FAMÍLIA (FAMÍLIA ESPIRITUAL E CONSANGUÍNEA) PARA AJUDA AO OBSIDIADO. 7- CONSCIENTIZÁ-LO DAS RESPONSABILIDADES ASSUMIDAS NO PASSADO E QUE AGORA O OBSESSOR SE SENTE NO DIREITO DE COBRAR.
    21. 21. TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 8- TERAPIA DA CARIDADE. JOANA DE ÂNGELIS NOS ALERTA NO LIVRO DIMENSÕES DA VERDADE “AMENIZA TUAS PROVAÇÕES AJUDANDO OUTROS SOB A DOLOROSA CRUZ DAS PROVAÇÕES SEM NOME. HÁ FOME DE AMOR PERTO DO TEU LEITO DE QUEIXAS”. 9 – RECURSOS ESPÍRITAS ATRAVÉS DO PASSE, ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL, ÁGUA FLUIDIFICADA. 10 – AO LONGO DO TRATAMENTO IR ESCLARECENDO O OBSIDIADO LEVANTANDO-LHE AS ESPERANÇAS, SE ESTE ESTIVER DEPRIMIDO. O ESCLARECIMENTO IR SENDO FEITO ATRAVÉS DE CONVERSAÇÕES, DE REUNIÕES ADEQUADAS, DE PALESTRAS, DE LEITURAS EDIFICANTES. 11- GRANDE DOSE DE AMOR. PERDÃO AO OBSESSOR.
    22. 22. PREVENÇÃO DAS OBSESSÕES OBSESSÃO = DOENÇA DA ALMA – EXISTE OBSESSÃO PORQUE EXISTE INFERIORIDADE NO SER HUMANO. PRECÁRIAS CONDIÇÕES ESPIRITUAIS DO HOMEM (MATERIALISMO – INVERSÃO DE VALORES – DROGAS – ÁLCOOL) – POUCO DESENVOLVIMENTO DA RAZÃO – DISCERNIMENTO – CONSCIÊNCIA). OBSESSÃO É UM FENÔMENO DE ORIGEM MENTAL QUE OCORRE PORQUE EXISTE ENTRE OBSESSOR E OBSIDIADO SINTONIA E AFINIDADE DE PENSAMENTO. (SÓ É OBSIDIADO QUEM QUER). A SOLUÇÃO SEMPRE SERÁ A MUDANÇA DE SINTONIA VIBRATÓRIA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE APRIMORAMENTO MORAL. PROFILAXIA EFICAZ = AMOR – PERDÃO - EVANGELHO QUE FAZ COM QUE NOS IMUNIZEMOS CONTRA OS VÍRUS NEGATIVOS. AÇÃO DO PENSAMENTO.
    23. 23. MELHOR PREVENÇÃO NÃO DEIXAR QUE A OBSESSÃO SE INSTALE. O MELHOR REMÉDIO ESTÁ NA LIÇÃO DE JESUS: <ul><li>ORAI E VIGIAI </li></ul>
    24. 24. BIBLIOGRAFIA 1- ESTUDO BASEADO NAS OBRAS DE ALLAN KARDEC: O LIVRO DOS ESPÍRITOS, O LIVRO DOS MÉDIUNS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, O CÉU E O INFERNO, A GÊNESE E OBRAS PÓSTUMAS. 2- MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, ANDRÉ LUIZ, FEB. 3- AÇÃO E REAÇÃO, DE ANDRÉ LUIZ, FEB. 4- A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS NO NOSSO DIA A DIA, WLADIMYR SANCHEZ 5- OBSESSÃO E DESOBSESSÃO , SUELY CALDAS SCHUBERT.

    ×