• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Instituto Espírita de Educação -  Como combater a obsessão
 

Instituto Espírita de Educação - Como combater a obsessão

on

  • 19,197 views

Palestra proferida por Irene Gaviolle, no Instituto Espírita de Educação.

Palestra proferida por Irene Gaviolle, no Instituto Espírita de Educação.

Statistics

Views

Total Views
19,197
Views on SlideShare
19,045
Embed Views
152

Actions

Likes
4
Downloads
276
Comments
0

6 Embeds 152

http://www.slideshare.net 56
http://radioespirita.blogspot.com 30
http://carrascosilveira.zip.net 28
http://sociedadeuniaoespirita.blogspot.com 26
http://radioespirita.blogspot.com.br 11
http://74.6.239.84 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Instituto Espírita de Educação -  Como combater a obsessão Instituto Espírita de Educação - Como combater a obsessão Presentation Transcript

  • INSTITUTO ESPÍRITA DE EDUCAÇÃO RUA LEOPOLDO COUTO DE MAGALHÃES Jr., 695 - ITAIM BIBI – SP-SP CEP: 04542-000 - FONE / FAX: 0XX 11 3167 6333 SITE: www.ieesp.org.br CONHEÇA NOSSOS CURSOS E SEMINÁRIOS PARTICIPE! www.institutoespirita.org.br www.institutoespirita.blogspot.com
  • TEMA OBSESSÃO: O QUE É? COMO COMBATÊ-LA? EXPOSITOR: IRENE WENZEL GAVIOLLE EMAIL: igaviolle@terra.com.br
  •  (LM. – Cap. XXIII – Q. 237) – OBSESSÃO É O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE CERTAS PESSOAS. NUNCA É PRATICADA SENÃO POR ESPÍRITOS INFERIORES QUE PROCURAM DOMINAR OUTROS ESPÍRITOS AFINS, CONDUZINDO-OS COMO SE FOSSEM VERDADEIRAS CRIANÇAS.      (DIC. AURÉLIO) – (DO LATIM – OBSESSIONE) OBSESSÃO É A PREOCUPAÇÃO, COM DETERMINADA IDÉIA QUE DOMINA, DOENTIAMENTE, O ESPÍRITO DE DETERMINADA PESSOA, RESULTANTE OU NÃO DE SENTIMENTOS RECALCADOS; IDÉIA FIXA; MANIA. O QUE É A OBSESSÃO?
  • O QUE É A OBSESSÃO? AS INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS    (LM – Cap. XIX – Q. 15) – OS ESPÍRITOS SÓ TÊM UMA LÍNGUA, QUE É A DO PENSAMENTO. ESSA LÍNGUA TODOS A COMPREENDEM, TANTO OS HOMENS COMO OS ESPÍRITOS. A LÍNGUA UNIVERSAL É A DO PENSAMENTO. PORTANTO, O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE OUTROS ESPÍRITOS OCORRE POR MEIO DA AÇÃO DOS SEUS PENSAMENTOS.   LE. P.459    “ INFLUEM OS ESPÍRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS? MUITO MAIS DO QUE IMAGINAIS. INFLUEM A TAL PONTO, QUE, DE ORDINÁRIO, SÃO ELES QUE VOS DIRIGEM”.
  • OBSESSÃO INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS           QUANDO EMITIMOS UM PENSAMENTO POR MAIS SECRETO QUE NOS PAREÇA EVIDENCIAMOS A FAIXA VIBRATÓRIA EM QUE NOS SITUAMOS QUE TERÁ PRONTA REPERCUSSÃO NAQUELES QUE ESTÃO NA MESMA FAIXA VIBRACIONAL.
    •  GE. CAP.XIV ITEM 46. A OBSESSÃO DECORRE SEMPRE DE UMA IMPERFEIÇÃO MORAL, QUE DÁ ASCENDÊNCIA A UM ESPÍRITO MAU.
    • QUASE SEMPRE A OBSESSÃO EXPRIME VINGANÇA TOMADA POR UM ESPÍRITO E CUJA ORIGEM FREQUENTEMENTE SE ENCONTRA NAS RELAÇÕES QUE O OBSIDIADO MANTEVE COM O OBSESSOR, EM PRECEDENTE EXISTÊNCIA.
    • É UM PROCESSO BILATERAL. ACONTECE PORQUE EXISTE DE UM LADO O COBRADOR (OBSESSOR) COM VONTADE DE VINGANÇA, SENTINDO-SE FERIDO E INJUSTIÇADO, E DE OUTRO (OBSIDIADO) O DEVEDOR QUE CARREGA CULPA, REMORSO OU ÓDIO QUE NÃO SE EXTINGUIU.
    PORQUE OCORRE A OBSESSÃO?
  • OBSESSÃO: PORQUE OCORRE?
    •   A OBSESSÃO OCORRE PORQUE OS SERES HUMANOS AINDA CARREGAM EM SUAS ALMAS MAIS SOMBRAS DO QUE LUZES. HÁ SEMPRE O DOMÍNIO NEGATIVO DE QUEM É MENTALMENTE MAIS FORTE SOBRE O MAIS FRACO. DO CREDOR SOBRE O DEVEDOR.
    • DESEQUILÍBRIO DE NOSSAS EMOÇÕES. NA MAIORIA DAS VEZES NÃO DAMOS IMPORTÂNCIA AOS NOSSOS ESTADOS EMOCIONAIS, QUE OSCILAM BASTANTE.
    • PEQUENOS “NADAS” TORNAM-SE AGENTES PODEROSOS E FAZEM VACILAR A NOSSA SERENIDADE INTERIOR. EX: ELE/ELA TEM UM “ GÊNIO FORTE” – DESCULPAS PARA JUSTIFICAR DESVIO DE CARÁTER
  • FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   1- ENCARNADO PARA/ ENCARNADO  PESSOAS OBSEDIANDO PESSOAS – DOMÍNIO PELO CIÚME – INVEJA – PAIXÃO – DESEJO DE PODER – ORGULHO – ÓDIO – OBSESSÃO SUTIL EM QUE O OUTRO SE JULGA EXTREMAMENTE AMADO – PROTEGIDO = AMOR POSSESSIVO QUE SUFOCA A LIBERDADE DO OUTRO 2- DESENCARNADO PARA DESENCARNADO  ESPÍRITOS QUE OBSEDIAM ESPÍRITOS - MESMO DRAMA QUE SE DESENROLA TANTO NA TERRA QUANTO NO PLANO ESPIRITUAL. QUANDO DESENCARNA O HOMEM É O MESMO – CARREGA SEUS VÍCIOS E PAIXÕES. TORTURAS E CUELDADES – ESPÍRITOS LIGADOS AO MAL SÃO JULGADOS E CONDENADOS POR OUTROS EM PIORES CONDIÇÕES.
  • FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   3- ENCARNADO PARA DESENCARNADO  VINCULO OBSTINADO POR ENTES AMADOS QUE DESENCARNARAM PRIMEIRO. AMOR EGOÍSTA E POSSESSIVO QUE SE TRANSFORMA EM FIXAÇÃO MENTAL. 4- DESENCARNADO PARA ENCARNADO  O OBSESSOR NEM SEMPRE É PRESSENTIDO PELA VÍTIMA - INDUZ À CULPA E AO REMORSO – PREJUDICA COM SUAS VIBRAÇÕES COM O INTUITO DE PERSEGUIR E SE VINGAR.
  • FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   5- OBSESSÃO RECÍPROCA - VERDADEIRA SIMBIOSE. DOIS SERES PASSAM A VIVER EM REGIME DE COMUNHÃO DE PENSAMENTOS E VIBRAÇÕES. 6- AUTO-OBSESSÃO  O HOMEM É O OBSESSOR DE SI MESMO – É MAIS FÁCIL LANÇAR A CULPA DOS TORMENTOS E AFLIÇÕES AOS ESPÍRITOS PARA NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADES. DOENTES DA ALMA  VIVEM UM PASSADO DO QUAL NÃO CONSEGUEM FUGIR – SOMATIZAM – SOFREM POR ANTECIPAÇÃO - AUTOFLAGELAM-SE COM O CIÚME, A INVEJA, EGOÍSMO, ORGULHO, DESPOTISMO.
  • CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES   1- OBSESSÃO SIMPLES – O OBSESSOR PODE SER UM ESPÍRITO INIMIGO DO PASSADO E MUITO MALÉFICO, MAS O OBSIDIADO NÃO ENTRA NA PERFEITA SINTONIA DO INIMIGO, POIS, TEM SEUS PENSAMENTOS ELEVADOS E CONSEGUE POR MEIO DE BOAS ATITUDES E SENTIMENTOS, AFASTAR O OBSESSOR. 2- FASCINAÇÃO – É A ILUSÃO PRODUZIDA PELA AÇÃO DIRETA DO ESPÍRITO SOBRE O PENSAMENTO DO OBSIDIADO E QUE DE CERTA FORMA LHE PARALIZA O RACIOCÍNIO. O OBSESSOR É UM DOENTE QUE PROCURA SE INFILTRAR NAS FRAQUEZAS DO OBSIDIADO COMO: CIÚME, DESEJO DE PODER, DE POSSE.
  • CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES   3- SUBJUGAÇÃO : MORAL E CORPORAL SUBJUGAÇÃO MORAL: O INDIVÍDUO É LEVADO A TOMAR DECISÕES FREQUENTEMENTE ABSURDAS E COMPROMETEDORAS, MAS PORQUE ESTÁ ILUDIDO, CONSIDERA AS DECISÕES SENSATAS. SUBJUGAÇÃO CORPORAL: O OBSESSOR AGE SOBRE OS ÓRGÃOS MATERIAIS, PROVOCANDO MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS NO OBSIDIADO, LEVANDO-O A PRATICAR ATOS RIDÍCULOS. (LM. CAP. XXIII)
  • MODOS DE ATUAÇÃO DO OBSESSOR 1- SUTILMENTE À PRINCÍPIO – DELICADO PROCESSO DE HIPNOSE. A IDÉIA DO OBSESSOR PENETRA A MENTE DO OBSEDIADO QUE DÁ GUARIDA AO PENSAMENTO INFELIZ. 2- O OBSESSOR APROVEITA BRECHAS MORAIS QUE A VÍTIMA APRESENTA. 3- O OBSESSOR SABE QUE DESEJA SE VINGAR – ÀS VEZES NÃO TEM NOÇÃO DE TEMPO – NOME ETC. 4- OBSESSORES PODEM ESTAR SENDO USADOS POR OBSESSORES MAIS INTELIGENTES E CRUÉIS – OBSESSORES OBSEDIADOS. 5- NO SONO FÍSICO INTENSIFICAM A PERSEGUIÇÃO – APAVORAM E EXERCEM O DOMÍNIO – QUANDO HÁ CULPA – REMORSO: O OBSESSOR DESEQUILIBRA EMOCIONALMENTE O OBSEDIADO.
  • EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA PSÍQUICA COM ALTERAÇÕES NA PERSONALIDADE DO INDIVÍDUO “ ELE JÁ NÃO É MAIS O MESMO”      1- SURGIMENTO DE IDÉIAS FIXAS TORTURANTES 2- DOMÍNIO DE SUA VONTADE POR OUTRA VONTADE 3- INQUIETAÇÃO CRESCENTE SEM CAUSA APARENTE 4- EXCITAÇÃO DE DESEJOS FORTES ALÉM DO HABITUAL   5- MANIA DE PERSEGUIÇÃO. O INDIVÍDUO SENTE-SE INJUSTIÇADO OU DISCRIMINADO. 6- SUBJUGAÇÃO A UM CANSAÇO FÍSICO E MENTAL INCAPACITANDO O INDIVÍDUO PARA O TRABALHO, LAZER E APRENDIZADO. 7- DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO PARA LEITURA – ORAÇÃO E CONVERSAÇÃO ELEVADA. 8- INSEGURANÇA E MEDOS INFUNDADOS, CHORO FREQUENTE 9- EMERSÃO DE IMPULSOS ADORMECIDOS MAIS OU MENOS INCONSCIENTES.
  • EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA SÃO AS “ENFERMIDADES-SIMULACROS” QUE RESULTAM DA ATUAÇÃO MAGNÉTICO-OBSESSIVA      1- A MENTE DO OBSIDIADO, CONTROLADA PELA MENTE DO OBSESSOR, FAVORECE A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS PATOLÓGICAS, PROPICIANDO A DEGENERAÇÃO CELULAR DO SEU ORGANISMO EM FORMA DE CÂNCERES, TUBERCULOSE, HANSENÍASE E OUTRAS ENFERMIDADES. 2- DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO, RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO, ALERGIAS ETC... 3- AS OBSESSÕES QUE ASSUMEM CARÁTER DE SUBJUGAÇÃO OU POSSESSÃO PODEM OCASIONAR SÉRIOS DANOS AO ORGANISMO DO OBSEDIADO. LOUCURA – EPILEPSIA – ESQUIZOFRENIA (DELÍRIOS E DISTÚRBIOS DO PENSAMENTO)
  • EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA   IMPORTANTE : DIFERENCIAR ENFERMIDADES PSIQUIÁTRICAS COM SINTOMAS DE MEDIUNIDADE E OBSESSÃO – NÃO SE DEVE CONFUNDIR E AFIRMAR QUE TUDO É PROVOCADO POR OBSESSORES COMO TAMBÉM NÃO SE DEVE ATRIBUIR TODAS AS NOSSAS DIFICULDADES À AÇÃO DOS ESPÍRITOS PERTURBADORES. (L.M. ITEM 253) 
  • EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA SOCIAL      1- SÃO AQUELES QUE LEVAM O OBSIDIADO A UMA DIFÍCIL VIDA DE RELAÇÃO COM OS FAMILIARES, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO – CONSEQÜÊNCIA IMEDIATA DOS TORMENTOS INTERIORES POR QUE PASSA OCULTAMENTE. 2- O OBSESSOR UTILIZA DAS PESSOAS QUE RODEIAM O OBSIDIADO INSTIGANDO-LHES ÀS ANTIPATIAS, BRIGAS, DESCONFIANÇAS. 3- OS FAMILIARES SENTEM-SE CANSADOS DO ESTADO DOENTIO DO OBSIDIADO, DA DEPRESSÃO, DO PESSIMISMO E DAS QUEIXAS.
  • OBSESSÃO MATA? O OBSESSOR PODE INDUZIR O ENCARNADO AO ATO SUICIDA. MAS O ATO A SER PRATICADO É DO ENCARNADO . O SUICÍDIO É PROCURADO POR LIVRE VONTADE DO ESPÍRITO QUE EM VIRTUDE DO BAIXO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS DAS SUAS FACULDADES QUE FORMAM A MENTE DO ESPÍRITO COMO O DISCERNIMENTO – A FORÇA DE VONTADE – A RAZÃO – A CONSCIÊNCIA – A IMAGINAÇÃO - SE DEIXAM SUPLANTAR POR EMOÇÕES EXACERBADAS E COLOCAM FIM À VIDA DO CORPO HUMANO.
  • TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 1- PRECE. A AÇÃO BENÉFICA PELO PENSAMENTO ELEVADO MODIFICA A ATMOSFERA FLUÍDICA: ANTÍDOTO DA OBSESSÃO 2- O PODER DA VONTADE. A VONTADE É UM ATRIBUTO ESSENCIAL DO ESPÍRITO. FAZER O OBSIDIADO SENTIR O QUANTO É ESSENCIAL A SUA PARTICIPAÇÃO NO TRATAMENTO. 3- MODIFICAR O ESTADO MENTAL AREJANDO A MENTE COM PENSAMENTOS SADIOS, OTIMISTAS E EDIFICANTES. 4- VIGILÂNCIA CONSTANTE QUANTO A REVOLTAS, ÓDIOS, IDÉIAS NEGATIVAS DE QUALQUER ESPÉCIE, IRRITAÇÃO, IMPACIÊNCIA, VÍCIOS (FUMO, ÁLCOOL, TÓXICOS)
  • TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 5- O OBSIDIADO E A FAMÍLIA DEVEM SER ALERTADOS QUANTO AO PROCESSO DA OBSESSÃO. ESCLARECER CIENTIFICA E FILOSOFICAMENTE COMO SE DÁ O PROCESSO MENTE A MENTE E QUAIS OS MEIOS DE COMBATÊ-LO. 6- CONSCIENTIZAÇÃO DO PAPEL DA FAMÍLIA (FAMÍLIA ESPIRITUAL E CONSANGUÍNEA) PARA AJUDA AO OBSIDIADO. 7- CONSCIENTIZÁ-LO DAS RESPONSABILIDADES ASSUMIDAS NO PASSADO E QUE AGORA O OBSESSOR SE SENTE NO DIREITO DE COBRAR.
  • TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 8- TERAPIA DA CARIDADE. JOANA DE ÂNGELIS NOS ALERTA NO LIVRO DIMENSÕES DA VERDADE “AMENIZA TUAS PROVAÇÕES AJUDANDO OUTROS SOB A DOLOROSA CRUZ DAS PROVAÇÕES SEM NOME. HÁ FOME DE AMOR PERTO DO TEU LEITO DE QUEIXAS”. 9 – RECURSOS ESPÍRITAS ATRAVÉS DO PASSE, ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL, ÁGUA FLUIDIFICADA. 10 – AO LONGO DO TRATAMENTO IR ESCLARECENDO O OBSIDIADO LEVANTANDO-LHE AS ESPERANÇAS, SE ESTE ESTIVER DEPRIMIDO. O ESCLARECIMENTO IR SENDO FEITO ATRAVÉS DE CONVERSAÇÕES, DE REUNIÕES ADEQUADAS, DE PALESTRAS, DE LEITURAS EDIFICANTES. 11- GRANDE DOSE DE AMOR. PERDÃO AO OBSESSOR.
  • PREVENÇÃO DAS OBSESSÕES OBSESSÃO = DOENÇA DA ALMA – EXISTE OBSESSÃO PORQUE EXISTE INFERIORIDADE NO SER HUMANO. PRECÁRIAS CONDIÇÕES ESPIRITUAIS DO HOMEM (MATERIALISMO – INVERSÃO DE VALORES – DROGAS – ÁLCOOL) – POUCO DESENVOLVIMENTO DA RAZÃO – DISCERNIMENTO – CONSCIÊNCIA). OBSESSÃO É UM FENÔMENO DE ORIGEM MENTAL QUE OCORRE PORQUE EXISTE ENTRE OBSESSOR E OBSIDIADO SINTONIA E AFINIDADE DE PENSAMENTO. (SÓ É OBSIDIADO QUEM QUER). A SOLUÇÃO SEMPRE SERÁ A MUDANÇA DE SINTONIA VIBRATÓRIA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE APRIMORAMENTO MORAL. PROFILAXIA EFICAZ = AMOR – PERDÃO - EVANGELHO QUE FAZ COM QUE NOS IMUNIZEMOS CONTRA OS VÍRUS NEGATIVOS. AÇÃO DO PENSAMENTO.
  • MELHOR PREVENÇÃO NÃO DEIXAR QUE A OBSESSÃO SE INSTALE. O MELHOR REMÉDIO ESTÁ NA LIÇÃO DE JESUS:
    • ORAI E VIGIAI
  • BIBLIOGRAFIA 1- ESTUDO BASEADO NAS OBRAS DE ALLAN KARDEC: O LIVRO DOS ESPÍRITOS, O LIVRO DOS MÉDIUNS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, O CÉU E O INFERNO, A GÊNESE E OBRAS PÓSTUMAS. 2- MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, ANDRÉ LUIZ, FEB. 3- AÇÃO E REAÇÃO, DE ANDRÉ LUIZ, FEB. 4- A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS NO NOSSO DIA A DIA, WLADIMYR SANCHEZ 5- OBSESSÃO E DESOBSESSÃO , SUELY CALDAS SCHUBERT.